Pós-graduação em Soldagem Automotiva

Solicite informação sem compromisso Fundação Santo André

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Soldagem Automotiva - Presencial - Santo André - São Paulo

  • Objectivos
    Fornecer ao mercado nacional pessoal qualificado em tecnologia da soldagem para o atual cenário Brasileiro, suprindo a crescente demanda para a indústria automobilística e seus fornecedores. Treinar os profissionais da área de soldagem a compreender os fenômenos físicos e químicos ocasionados pelos diversos processos de soldagem; apresentar os novos processos de fabricação; entender o uso e particularidades da soldagem de novos materiais; introdução dos processos de soldagem robotizados; introduzir os aspectos de qualidade de soldagem, baseado nas normas nacionais e internacionais. Suprir a falta de profissionais com capacitação técnica e pratica na área de soldagem nas empresas do setor automotivo e fornecer as empresas a possibilidade de um centro de excelência para aperfeiçoamento dos seus colaboradores.
  • Dirigido a
    Engenheiros e Tecnólogos das áreas elétrica, mecânica, metalurgica, produção e outras formações ligadas à atividades automotivas. Engenheiros e profissionais com formação de curso superior, que atuem de forma direta e indireta na especificação e fabricação na área soldagem.
  • Titulação
    Pós-graduação lato-sensu
  • Conteúdo

    Pós-graduação em Soldagem Automotiva


    CONTEÚDO

    Disciplina: Metodologia da Pesquisa

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: Disciplina embasada em teorias e práticas capazes de instrumentalizar o aluno para a compreensão e a identificação da importância do conhecimento científico para a elaboração de seus trabalhos acadêmicos, artigos, seminários, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e monografias, utilizando o discurso normativo do fazer científico através de métodos e técnicas regulamentares.

    Disciplina: Materiais I - Ligas Ferrosas

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: conhecimentos fundamentais sobre os diferentes tipos de ligas ferrosas utilizados na indústria automobilística e submetidos a soldagem por processos de fabricação manuais e/ ou automatizados; propriedade e transformações microestruturais envolvidas nos diferentes ciclos térmicos de soldagem e técnicas de caracterização metalógrafica para definição conforme normas aplicadas. Detalhamento de materiais de alta resistência para a indústria automobilística especificados para atender requisitos de redução de massa. Análise de Falha na Soldagem. 

    Disciplina: Materiais II - Ligas Não Ferrosas

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: conhecimentos fundamentais sobre os diferentes tipos de ligas não ferrosas utilizados na indústria automobilística e submetidos a soldagem por processos de fabricação manuais e/ ou automatizados; propriedade e transformações microestruturais envolvidas nos diferentes ciclos térmicos de soldagem e técnicas de caracterização metalógrafica para definição conforme normas aplicadas. Detalhamento de materiais de alta resistência para a indústria automobilística especificados para atender requisitos de redução de massa. Análise de Falha na Soldagem.

    Disciplina: Processos e Equipamentos de Soldagem I

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: Introdução a soldagem a ponto, solda costura e solda projeção por resistencia com detalhamento dos controles de processo e especificação de materiais de consumiveis de soldagem.

    Disciplina: Processos e Equipamentos de Soldagem II

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: descrição do processo de compensação de desgaste de eletrodos; manutenção de equipamentos e dispositivos de soldagem; correção das principais descontinuidades do processo de solda por resistencia; guia de seleção apropriada de equipamentos.

    Disciplina: Prática de Processos de Soldagem I

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: conteúdo prático processos de soldagem por resistência, envolvendo tipos de equipamentos, ajuste de parâmetros de soldagem, variáveis do processo, Janela de soldagem, projeto de dispositivos, fabricação de dispositivos, automação, acionamento pneumático e hidráulico. 

    Disciplina: Prática de Processos de Soldagem II

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: conteúdo prático processos de soldagem à arco elétrico, envolvendo tipos de equipamentos, ajuste de parâmetros de soldagem, variáveis do processo, projeto de dispositivos, fabricação de dispositivos, automação, soldagem e qualificação de procedimentos MIG/MAG. Projeto, fabricação, montagem e fabricação de componentes .

    Disciplina: Sistema de Qualidade e Segurança em Serviços de Soldagem I

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: Riscos à saúde dos trabalhadores e dos modos de preveni-los. Equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva. Exposição a radiações, choques elétricos, inalação de fumos e gases, ruídos intensos, altas temperaturas ambientais, impactos mecânicos e cortes; posturas corporais, dos movimentos repetitivos, das queimaduras; considerações sobre prevenção, incluindo a ginástica laboral, e práticas operacionais. 

    Disciplina: Sistema de Qualidade e Segurança em Serviços de Soldagem II

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: Regras de segurança relativas ao local de trabalho; 2) Regras de segurança relativas ao pessoal; 3) Regras de segurança relativas ao equipamento; Riscos ocupacionais devido aos fumos e gases da solda; Riscos ergonômicos; Riscos ocupacionais devido a radiação; Riscos ocupacionais devido aos ruídos; Riscos ocupacionais devido a temperaturas extremas; Riscos ocupacionais devido a choque elétrico.

    Disciplina: Metalurgia Básica e Metalurgia de Soldagem

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: Conceitos; descontinuidades e defeitos as transformações metalúrgicas; estudo térmico da soldagem; zona afetada pelo calor; gênese da solda; solidificação e resfriamento da solda; soldabilidade; tenacidade da ZAC de aços estruturais; cuidados na medição da tenacidade. 

    Disciplina: Estrutura Veicular e Projeto de Dispositivos

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: Exigências estruturais da carroceria; Elementos estruturais da carroceria; Design tendo em vista a flexibilidade da carroceria; Design tendo em vista a torção da carroceria; Design tendo em vista a probabilidade de impacto; Design tendo em vista a vibração; Design tendo em vista a integração entre veículo e estilo; Seleção de materiais e estimativa de massa no design preliminar.

    Disciplina: Metalografia e Ensaios de Materiais

    Carga horária: 30 horas

    Ementa: O Aço como Material; Os Processos de Produção de Aço; Técnica Metalográfica - Introdução;Técnica Metalográfica - Macrografia; Técnica Metalográfica - Micrografia; Técnica Metalográfica - Microscopia Eletrônica; Fases e Constituintes de Equilíbrio no Sistema Fe-C; Tratamentos Térmicos Convencionais; Conformação a Quente; Trabalho Mecânico dos Aços - Trabalho a Frio; Processamento a Morno - Deformação na Região Intercrítica; Conformação de Peças a Frio; Falhas na Deformação a Frio; Aços Avançados para Conformação Mecânica.

Outro curso relacionado com soldagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |