Pós-graduação em Teologia Bíblica

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Maringá

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pedro Fernandez

Pedro Fernandez

Pós-graduação em Teologia Bíblica

  • Modalidade
    Este curso é ministrado presencialmente na sede da PUC-Maringá e com aulas que inclui além das palestras, debates e fóruns sobre o tema.
  • Duração
    O total é de 360 horas. Sendo quinzenalmente duas vezes por semana, às sexta-feiras e sábados.
  • Certificado oficial
    O aluno recebe uma certificação de Pós-graduação em Teologia Bíblica, lato sensu, após finalizar sua formação.
  • Considerações
    O curso de Pós-graduação em Teologia Bíblica, tem como proposta, proporcionar uma especialização em teologia, nível latu sensu, na área de teologia bíblica. Este curso traz a especial oportunidade do estudo de um conhecimento histórico e teológico da Bíblia. Desde o conhecimento aprofundado, até os primórdios do contexto da época em análise, esta verticalização resulta na eficácia da compreensão do texto e da missão evangelizadora. A perspectiva do curso é cristã e ecumênica,atendendo 'a todos os interessados no tema, independente da denominação. Ao oferecer variadas hermenêuticas, com enfoques teológicos e estudos específicos do texto bíblico, o curso é voltado para os desafios existentes na sociedade contemporânea.
  • Dirigido a
    Esta formação é destinada a pessoas que sejam graduadas em qualquer curso superior, podendo ser padres, sacerdotes, teólogos(as), pastores, presbíteros,conselheiros episcopais, religiosos(as)em geral, catequistas, diáconos permanentes ou candidatos ao diaconato, líderes de comunidades eclesiásticase professores de ensino religioso.
  • Área de atuação
    O formando no curso pode atuar como professor especializado, ou atuar como pastor, padre, ou líder comunitário em fundações eclesiásticas. Poderá utilizar os conhecimentos adquiridos em igrejas, fundações, escolas e instituições de ensino.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-graduação em Teologia Bíblica - Presencial - Maringá - Paraná

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Teologia Bíblica
    Proposta
    Oferecer um curso de especialização em teologia, latu sensu, na área de teologia bíblica. Será uma oportunidade especial de obter um conhecimento histórico e teológico da Bíblia. Do conhecimento aprofundado da Bíblia, resulta a eficácia da missão evangelizadora nas comunidades. A perspectiva do curso é cristã e ecumênica, ao oferecer diferentes hermenêuticas e enfoques teológicos do texto bíblico, voltados para os desafios da sociedade atual.

       Público

    O curso destina-se a pessoas que possuam curso superior: sacerdotes, teólogos(as), pastores, religiosos(as), diáconos permanentes ou
    candidatos ao diaconato, catequistas, líderes de comunidades, professores de ensino religioso, etc.

       Local

    Campus Maringá

       Dias e horários

    Sexta-feira - 19h00min às 23h00min
    Sábado - 07h30min às 12h00min
    Sábado - 13h30min às 18h00min


       Periodicidade

    Quinzenal

       Carga Horária

    360 horas

       Disciplinas
    • A Carta aos Hebreus e o Sacerdócio de Jesus

      Compreender o sacerdócio de Jesus a partir da Carta aos Hebreus e como o autor interpreta a Nova Aliança instituída por Jesus a partir de Jeremias 31,31-34.

      Carga horária: 15
    • Atos dos Apóstolos

      Conhecer alguns aspectos das primeiras comunidades cristãs e a lenta e difícil passagem da mensagem cristã do contexto judaico para o mundo dos povos gentios.

      Carga horária: 15
    • Bíblia e Ecologia

      Oferecer uma leitura da Bíblia que possa contribuir no atual debate ecológico e de preservação da vida e também desenvolver uma espiritualidade do cuidado com toda a Criação.

      Carga horária: 15
    • Bíblia e Mulher

      Compreender a importância da participação da mulher na Bíblia e proporcionar meios para uma leitura bíblica a partir da mulher para contribuir para uma reflexão teológica de gênero

      Carga horária: 15
    • Cartas Paulinas

      Conhecer o Apóstolo Paulo, as comunidades que ele fundou, bem como as Cartas Paulinas e a teologia e a mensagem que as mesmas transmitem.

      Carga horária: 45
    • Contexto Político e Social do Novo Testamento. Estudo dos Evangelhos Sinóticos

      Conhecer a sociedade do tempo do Novo Testamento e como Jesus se inseriu na história revelando a sua mensagem do Reino de Deus, a partir dos três Evangelhos sinóticos

      Carga horária: 45
    • Epistemologia

      A partir da reflexão epistemológica, propõe-se a compreensão da pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico

      Carga horária: 15
    • Ética

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • História de Israel

      Conhecer e estudar o processo de formação do povo de Israel e dos textos bíblicos dentro do seu ambiente geográfico, sócio-cultural e religioso.

      Carga horária: 30
    • Lectio Divina

      Conhecer e praticar a Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia) para desenvolver uma espiritualidade bíblica e ter um gosto maior pela leitura e prática da Palavra de Deus.

      Carga horária: 15
    • Literatura Sapiencial

      Conhecer alguns aspectos da literatura Sapiencial na Bíblia e sua importância nas Sagradas Escrituras. Descobrir o valor da Sabedoria como cultura e como fonte de resistência para o povo da bíblia e também para a nossa realidade pastoral.

      Carga horária: 15
    • Metodologia Científica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.

      Carga horária: 15
    • Metodologia de Leitura da Bíblia e Hermenêuticas Bíblicas

      Conhecer e estudar os métodos de leitura da Bíblia e as hermenêuticas (interpretações) atuais da Palavra de Deus.

      Carga horária: 15
    • O Apocalipse de João

      Proporcionar uma visão geral do Livro do Apocalipse, através do conhecimento do contexto histórico e religioso da época em que foi escrito, bem como do gênero literário apocalíptico, a fim de extrair sua verdadeira mensagem, evitando uma leitura fundamentalista e equivocada.

      Carga horária: 15
    • O Evangelho de João

      Conhecer alguns aspectos e a profundidade do quarto Evangelho e a sua mensagem para o mundo de hoje.

      Carga horária: 15
    • Profetismo

      Conhecer o Profetismo em Israel e sua importância na formação das Sagradas Escrituras, bem como na vida e na religião de Israel.

      Carga horária: 30
    • Temas do Pentateuco

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria em primeiro lugar saber se posso fazer pós a distancia e se é com processo seletivo. Vocês tem o reconhecimento do MEC?"

Rogerio para Pós-graduação em Teologia Bíblica

São Paulo

"Informações gerais sobre Pós-graduação em Teologia Bíblica e se é a distância ou presencial, valor e se é reconhecido pelo MEC. Sou graduado em teologia pelo Famipar e gostaria de aprofundar em Bíblia."

Augustinho para Pós-graduação em Teologia Bíblica

Paraná

"Favor enviar o conteúdo programático, preço, duração e se tem reconhecimento do MEC da Pós graduação em Teologia Bíblica."

Augustinho para Pós-graduação em Teologia Bíblica

Paraná

"Desejo saber valores de investimento, calendário de aulas e outros detalhes sobre a pós-graduação em teologia bíblica."

Nelson para Pós-graduação em Teologia Bíblica

Paraná

Outro curso relacionado com religião

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |