Pós-graduação em Toxicologia Forense

Solicite informação sem compromisso Unime - Salvador

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Aline Lima

Aline Lima

Pós-graduação em Toxicologia Forense

  • Modalidade
    Essa pós-graduação é presencial. As aulas são oferecidas quinzenalmente às Sextas e Sábados das 18:30 às 22:30
  • Duração
    A carga horária total do curso de pós-graduação em Toxicologia Forense é de 360.
  • Certificado oficial
    Será concedido aos egressos o título de Especialista em Toxicologia Forense
  • Considerações
    O curso de Especialização em Toxicologia Forense da UNIME é o primeiro curso de pós-graduação nessa área na região do Norte e Nordeste do país. O curso foi criado para atender as necessidades do Estado da Bahia formando pessoas qualificadas, através de um ensino teórioco e prático, que possam contribuir para a promoção da justiça na região cooperando com o departamento de polícia técnica.
  • Dirigido a
    Esse curso é voltado para profissionais graduados nas áreas de saúde e química.
  • Área de atuação
    O especialista em Toxicologia Forense poderá atuar em instituições públicas estaduais e federais. Também são requisitados profissionais com essa formação em eventos esportivos, o que para o Brasil implica em uma grande demanda de profissionais qualificados nos próximos anos, com o sediamento dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo.

Comentários sobre Pós-graduação em Toxicologia Forense - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    *Formar recursos humanos com capacidade analítica na área de Toxicologia Forense.
    *Promover aprendizagem teórica e prática na área de Toxicologia Forense.
    Estabelecer mecanismos de cooperação com o Departamento de Polícia Técnica do Estado da Bahia.
    *Contribuir, de modo objetivo, para a promoção da justiça para a população do Estado da Bahia.
  • Dirigido a
    Público Alvo

    Estudantes concluintes e profissionais das áreas de saúde e química, profissionais que atuam em Toxicologia Forense e profissionais de áreas afins interessados na apreensão de conhecimentos neste campo específico. Este curso se propõe a fornecer aos egressos o título de Especialista em Toxicologia Forense.
  • Conteúdo
    Apresentação do Curso

    A locução Toxicologia Forense entende-se a aplicação da ciência dos toxicantes cujo objetivo seja a elucidação de uma investigação criminal. As análises toxicológicas desempenham importante papel quando se pretende estabelecer um nexo causal entre um determinado evento e o efeito, e neste caso é o efeito tóxico a ele associado. Neste sentido, a Toxicologia Forense no Brasil objetiva a caracterização do delito, utilização de substâncias que alterem o estado de consciência ou o auxílio diagnóstico nas investigações de caráter médico-legal. As análises toxicológicas integram, portanto, ferramenta importante da Criminalística e da Medicina Legal no sentido de interpretar e descrever elementos intrínsecos e extrínsecos da pessoa física, viva ou morta, encontrada no local do delito. O objeto de pesquisa da Toxicologia Forense quer seja o material in natura apreendido ou os fluidos biológicos que contém possíveis toxicantes, tem importância crucial na materialização do crime e no auxílio diagnóstico das intoxicações acidentais e intencionais. A Toxicologia Forense é praticada nas instituições públicas estaduais e federais, através das análises executadas por peritos criminais. Porém, com o advento da alteração do Código de Processo Penal em 2008, foi criada a figura do assistente técnico, que poderá ser qualquer profissional de qualificação comprovada que será indicado pelo juiz a examinar o material probatório e emitir pareceres, assim como ser inquirido a prestar esclarecimentos em audiênca. Com isso é urgente a formação de recursos humanos com capacidade analítica na área de Toxicologia Forense. Ainda, os eventos esportivos internacionais que o Brasil e o estado da Bahia receberão nos próximos quatro anos ratificam ainda mais a necessidade de um curso especialização nesta área. O Estado da Bahia é carente em cursos de pós-graduação aplicados a ciências forenses e este será o primeiro curso de pós-graduação em Toxicologia Forense da região Norte Nordeste, ineditismo que coloca a instituição UNIME em destaque neste cenário.

    Disciplinas

    • Metodologia de Pesquisa 40h
    • Medicina Forense e Criminalística 20h
    • Princípios de Toxicologia Forense 40h
    • Princípios de Cromatografia e Espetroscopia 20h
    • Métodos cromatográficos e espectroscópicos aplicados às análises toxicológicas 40h
    • Métodos bioquímicos, hematológicos e imunológicos aplicados 20h
    • Análise Toxicológica Sistemática 40h
    • Tópicos avançados em toxicologia forense 20h
    • Controle de Qualidade em Análises Toxicológicas 20h
    • Estágio supervisionado em análises toxicológicas 40h
    • Estatística aplicada a Pesquisa Científica 20h
    • Monografia 40h

    Periodicidade
    Quinzenal - Sextas e Sábados - 18:30 às 22:30 H

    Data de Inicio
    Junho de 2011


Últimas visitas ao curso

"Gostaria de informaçoes a respeito de valor e carga horaria de curso, dias e horários disponíveis. Tenho curso tecnico de enfermagem e me interesso pela a Pós-graduação em Toxicologia Forense. "

Geruza para Pós-graduação em Toxicologia Forense

Bahia

"Tenho muito interesse em fazer o curso, entretanto quinzenal fica complicado pois trabalho como plantonista. Teria a possibilidade de uma turma com aula mensal?"

Renata para Pós-graduação em Toxicologia Forense

Pernambuco

"Recebi um e-mail dessa instituição e me interessei por esse curso. Gostaria de saber quanto custa esse investimento, qual a duração como são as aulas: dias, horários e também se o curso é autorizado pelo MEC (portaria). "

Diany para Pós-graduação em Toxicologia Forense

Sergipe

"Gostaria que vocês mandassem informações sobre o curso de pós-graduação em toxicologia forense: valor, duração, grade curricular, inicio das aulas, etc."

Carine para Pós-graduação em Toxicologia Forense

Bahia

"Sou formado em pedagogia e sou perito oficial, gostaria de saber se posso me inscrever na pós-graduação em toxicologia forense e ainda, o valor do curso e condições. "

Carlos para Pós-graduação em Toxicologia Forense

Tocantins

"Estou interessa em fazer uma pós em toxicologia forense. Gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto, sobre a universidade e o valor."

Anna para Pós-graduação em Toxicologia Forense

Mato Grosso do Sul

Outro curso relacionado com toxicologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |