Pós-Graduação Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade

Solicite informação sem compromisso Fundação Instituto de Administração - FIA

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Conteúdo
    Apresentação

    O curso busca atender a demanda do mercado por profissionais gestores e por negócios na área de sustentabilidade, desenvolvendo em seus alunos a capacidade de compreender as complexas exigências socioambientais de sustentabilidade por parte do ambiente e dos stakeholders, além de atender às diversas áreas ou funções empresariais que desejem completar seus conhecimentos nesta área.

    Diferencial


    É um curso pioneiro concebido a partir da experiência de mais de 20 anos em educação, projetos de consultoria e de pesquisas desenvolvidos pelo PROGESA - Programa de Gestão Estratégica Socioambiental da FIA. O curso trata de uma temática (sustentabilidade socioambiental) que é transversal e interdisciplinar. A forte conexão da FIA com a USP e com as empresas, governo e terceiro setor permite disponibilizar para os participantes instrutores e palestrantes de formação diversificada e altamente qualificados. Um dos pontos importantes adotados para a concepção do curso foi a priorização de conteúdos que sejam relevantes e que permitam aos participantes aplicar em curto espaço de tempo os conhecimentos adquiridos em seu ambiente.

    Objetivos

    Estimular em seus alunos a capacidade de lideranças e o desenvolvimento de competências para o engajamento de Stakeholders e a formulação de Estratégias em Sustentabilidade para Empresas;desenvolver habilidades para atuar na transformação e construção da realidade socioambiental de forma sustentável e responsável e desenvolver habilidades de prever crises mediante a identificação e o tratamento proativo de questões latentes e emergentes nos âmbitos sociais, ambientais, culturais e políticos.

    Perfil de Aluno

    O curso é voltado a profissionais, lideranças e dirigentes que atuem nas empresas, no governo e na gestão de organização do Terceiro Setor; a profissionais, dirigentes e gerentes de empresas que desenvolvam estratégias para a Sustentabilidade e Relacionamento com Stakeholders e a profissionais que atuem em outras áreas mas que possuam interesse em desenvolver seus conhecimentos em relação ao tema, com o objetivo de implantar as ferramentas aprendidas durante o curso nas empresas em que atuam.

    Certificação

    O Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, será fornecido ao aluno aprovado no curso de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007. Será considerado aprovado, quem obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete), e atingir freqüência mínima de 50% (cinqüenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo da estrutura curricular do curso e, simultaneamente, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso,  bem como, ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso. Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.


    Metodologia

    A metodologia do curso se utiliza da combinação equilibrada entre atividades individuais e em grupo, tendo como fio condutor a interação direta entre aluno, professores e demais participantes do curso. Também são realizadas atividades práticas e provas intermediárias durante o programa.

    Sistema de Avaliação


    Os alunos são avaliados por meio da resolução de tarefas práticas que envolvem a resolução de exercícios, pesquisa orientada na Internet, de campo e bibliográficas, estudos de caso considerando a realidade do país e casos similares no âmbito internacional e visitas a empresas e instituiçõs de excelência. Estas atividades são realizadas individualmente ou em grupos, variando de acordo com o desenho da disciplina onde forem aplicadas.

    Matriz Curricular

    Conteúdo
    A Crise Planetária e o Novo Ambiente de Negócios
    Princípios de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
    Administração e Sustentabilidade
    Sociedade e o Relacionamento com Stakeholders
    Meio Ambiente e a Gestão Ambiental
    Gestão Empresarial e Economia sob a Ótica da Sustentabilidade
    Inovação para a Sustentabilidade
    Tópicos Especiais
    Trabalho de Conclusão do Curso

    Corpo Docente

    O corpo docente é composto por professores da FEA/USP com grande vivência na área e também por profissionais de mercado, combinando experiência no setor público e privado à uma formação acadêmica de alto nível.

    Coordenador

    Isak Kruglianskas
    Currículo: Possui graduação em Engenharia Aeronáutica Aerovias pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1963), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é Chefe de Departamento de Administração da FEA/USP. , professor titular da Universidade de São Paulo, Supervisor de projeto da Fundação Instituto de Administração. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Consultor ad hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Member of international liaison commitee - International Association For Management Of Technology. Editorial board - Internacional Journal Of Healthcare Technology And Management. Membro do comitê editorial - Revista Venezolana de Gestion Tecnologica. Membro do conselho editorial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, country representative - Portland International Center For Management Of Engineering And Techonology e consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestao da inovacao, pequenas e medias empresas, funcao tecnologica, gestao de projetos e inovação e meio ambiente.

    Vice Coordenador

    Moacir de Miranda Oliveira Júnior
    Currículo: Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) e realizou Bolsa Doutorado Sanduíche junto à University of Cambridge - Judge Business School, na Inglaterra (1997/1998). Cursou a graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (1989). Atualmente é professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). É coordenador de subprojeto em projeto temático financiado pela FAPESP desde 2006. É coordenador no Brasil do Global Call Center Research Project, rede internacional de pesquisa que analisa as transformações no setor de call centers em 22 países, é Vice-coordenador da área de Adminsitração Geral do Departamento de Adminsitração (2007/2008) e foi eleito Diretor da Academy of International Business - Latin America Chapter - AIB-Lat para o período 2008/2010. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão estratégica, internacionalização de empresas, estratégia e inovação em corporações multinacionais, gestão estratégica do conhecimento e pesquisa as transformações na indústria de call centers.

    Professores

  • Alexandre Toshiro Igari
  • Armando Matiolli Filho
  • Cristina Fedato
  • Fernanda Gabriela Borger
  • João Salvador Furtado
  • Melania de Lourdes Vaz
  • Moacir de Miranda Oliveira Júnior
  • Robert Henry Srour
  • Silvio Aparecido dos Santos


  • TURMA: SEGUNDAS E TERÇAS - SEMANAL

    Dias e horários das aulas:
    Segunda-Feira 18h45 às 22h45 Semanal
    Terça-Feira 18h45 às 22h45 Semanal

    Carga horária: 460 Horas
    Duração: 13 meses

    TURMA: SEXTAS E SÁBADOS - QUINZENAL

    Dias e horários das aulas:
    Sexta-Feira 18h30 às 22h30 Quinzenal
    Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal

    Carga horária: 460 Horas

    Duração: 15 meses

Outro curso relacionado com desenvolvimento sustentável

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |