Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software

Solicite informação sem compromisso Instituto Infnet

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software

  • Modalidade
    A Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software se desenvolve por meio de aulas presenciais semanais.
  • Duração
    O curso tem uma duração aproximada de 440 horas
  • Certificado oficial
    Diploma de conclusão do curso de Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software
  • Considerações
    Ao longo da Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software o aluno estuda a engenharia e arquitetura de software, aprendendo inclusiva a utilizar as tecnologias Java e .NET. Ao fim do programa, o aluno deverá apresentar uma monografia, onde apresentará um estudo aprofundado sobre alguma das questões abordadas durante o curso. O Instituto Infnet conta com uma infraestrutura totalmente informatizada, oferecendo a seus alunos laboratórios, salas de conferência e biblioteca. Além disso, o centro oferece gratuitamente uma série de palestras sobre os mais diversos assuntos de interesse dos alunos.
  • Dirigido a
    O curso de Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software é direcionado a profissionais experientes, que queiram expandir seus conhecimentos na área.
  • Área de atuação
    O profissional que concluir o curso de Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software estará mais apto para trabalhar na área de desenvolvimento de softwares.

Comentários sobre Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Dirigido a
    Desenvolvedores e gerentes de desenvolvimento que desejam aprofundar seus conhecimentos em Arquitetura de Software, incluindo padrões, modelos arquiteturais e gerência de projetos.
  • Conteúdo
    AULAS PRESENCIAIS SOMENTE NO RIO DE JANEIRO - CAPITAL.

    Proposta

    A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software capacita os alunos para resolver problemas estratégicos na área de desenvolvimento de software através das principais tecnologias e soluções de mercado sob a perspectiva de um arquiteto de software.

    A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software é voltada para a formação de profissionais que atendam à crescente demanda do mercado por:

    • Compreensão da Engenharia de Software de Domínio Específico e os aspectos fundamentais dos projetos de desenvolvimento de software;
    • Conhecimento em profundidade da tecnologia de Orientação a Objetos;
    • Conhecimento dos design patterns e frameworks correlacionados às principais tecnologias de mercado;
    • Conhecimento profundo de arquiteturas de software utilizando tecnologia Java e .NET;
    • Compreensão dos principais conceitos em Arquitetura de Software e Estilos Arquiteturais;

    Escola Superior da Tecnologia da Informação

    A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software é oferecida pela Escola Superior da Tecnologia da Informação do Instituto Infnet, formada por um corpo docente altamente especializado e alinhado com os mais recentes avanços na área de TI. A Escola oferece uma linha de cursos de Pós-Graduação denominada Master in Information Technology - MIT, voltada para profissionais sênior e gerentes de TI.

    Perfil do Egresso

    O profissional formado estará preparado para dominar a concepção de arquiteturas de softwares e aplicações corporativas complexas e adquire conhecimentos aprofundados em padrões de projeto, especialmente para aplicações web e componentes.

     Competências adquiridas:

        * Capacidade para modelar aplicações orientadas a objetos usando UML;
        * Compreensão da Engenharia de Software de Domínio Específico e os aspectos fundamentais dos projetos de desenvolvimento de software;
        * Conhecimento em profundidade da tecnologia de Orientação a Objetos;
        * Domínio em modelar aplicações orientadas a objetos usando UML;
        * Conhecimento dos design patterns e Frameworks correlacionados às principais tecnologias de mercado;
        * Conhecer os SGBD e os Frameworks de persitência mais atuais e sua forma de utilização em uma arquitetura de um sistema de software;
        * Domínio profundo de arquiteturas de software utilizando tecnologia Java .e NET;
        * Compreensão dos principais conceitos de Arquitetura de Software;
        * Compreensão dos principais conceitos de modelagem e projetos de Arquitetura de Software;
        * Compreensão da representação de um ou mais aspectos estruturais da arquitetura e seu relacionamento com os requisitos dos acionistas ou interessados;
        * Capacidade de expressar essa arquitetura segundo distintas visões: tecnológica, stakeholders e alinhamento ao negócio.

    Programa


    A Pós-Graduação MIT em Arquitetura de Software é composta por blocos, que totalizam 440 horas/aula. Esses blocos permitem que o aluno aprenda a usar as informações tecnológicas disponíveis no mercado para a tomada de decisões de arquiteturas de software corporativas. Ao término, o aluno consolida seu aprendizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), aplicando os conhecimentos desenvolvidos no decorrer do curso.

    Blocos e Ementas

    Engenharia de Software
    120 horas/aula

    • Engenharia de Software
    • Princípios de Análise de Requisitos e de Projeto de Arquitetura; Métodos de Desenvolvimento; Validação e Verificação; Engenharia de Software de Domínio Específico.
    • Orientação a Objetos e Modelagem Visual
    • Modelagem de Sistemas; Orientação a Objetos; UML; Classes e Objetos; Herança e Polimorfismo; Interfaces.
    • Padrões e Frameworks
    • Padrões Criacionais; Padrões Estruturais; Padrões Comportamentais; Frameworks Correlacionados; Frameworks Java e .NET.
    • Arquiteturas de Persistência
    • Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados; Integração de Dados (Data Integration); Mapeamento de Objeto/Relacional; Frameworks de Persistência; Arquitetura de Frameworks de Persistência.
    Projeto de Bloco:
    Elaborar um estudo de caso contendo um projeto genérico de uma arquitetura de software com a visão da Engenharia de Software. No projeto, deverão ser mostrados, em detalhe, os padrões utilizados na construção, incluindo os utilizados nos frameworks.

    Arquitetura Java
    90 horas/aula

    • Arquitetura Java
    • Padrões de Projeto; Padrões de Projeto; Infrastructure: Framework Java; Java Virtual Machine(JVM). Data Access: Padrão DAO; Hibernate; JPA (Java Persistence Adapter). Services: WebService; RMI (Remote Method Invocation); EJB (Enterprise Java Bean). Web: Servlet; JSP (Java Server Pages). Presentation: Struts; JSF (Java Server Faces).
    Projeto de Aplicações
    Projeto de Infraestrutura; Projeto Data Access; Projeto Web Services; Projeto JSF.

    Arquitetura .NET
    90 horas/aula

    • Arquitetura .NET
    • Padrões de Projeto; Infraestructure: .NET Framework; Common Language Runtime (CLR); Data Access: ADO .NET Entity Framework; Hibernate; ADO. NET Core; Services: ASP .NET Web Services (ASMX); Windows Comunication Foundation (WCF); Web: ASP .NET; Presentation: Windows Forms; ASP .NET Web Forms; Windows Presentation Foundation (WPF); Siverligth.
    • Projetos de Aplicações
    • Projeto de Infraestrutura; Projeto Data Access; Projeto Web Services; Projeto Windows Forms; Projeto Web Forms.
    Projeto de Bloco:
    Elaborar um projeto de software utlizando a tecnologia .NET. Descrever, também, a forma de implementação de persistência e os frameworks utilizados, bem como os padrões apresentados no bloco.


    Arquitetura em Software
    130 horas/aula

    • Arquitetura em Software
    • Conceitos; O Papel do Arquiteto de Software; Desenho de Arquitetura; Conectores.
    • Projeto de Arquiteturas
    • Modelagem; Visualização; Análise e Implementação; Estilos Arquiteturais; Propriedades não-funcionais.
    • Arquitetura Corporativa
    • Alinhamento da TI ao negócio; Os Frameworks de Arquitetura; As Dimensões da Arquitetura; Arquitetura de Aplicações; Arquitetura de Informações, Arquitetura Tecnológica.
    Projeto de Bloco:
    Elaborar ou trazer um estudo de caso contendo um projeto de arquitetura de software apresentando os principais elementos funcionais e sua interação interna e com o mundo exterior. Mostrar como a informação será gerenciada, armazenada e apresentada.

    Fechamento
    10 horas/aula

    Construção da Arquitetura de um sistema complexo, comprovadamente de aplicação comercial, utilizando os conhecimentos adquidos durante o curso.

    Observação

    Em virtude de o projeto pedagógico ser constantemente aperfeiçoado, eventualmente os nomes dos blocos, suas cargas-horárias e ementas sofrerão mudanças sem aviso prévio. Por favor, verifique as características detalhadas do curso no momento da sua matrícula.

    Corpo Docente

    O corpo docente do MIT em Arquitetura de Software é formado por professores de mercado, com experiência prática comprovada na criação de Arquiteturas de Software no desenvolvimento de sistemas de software, emprego dos frameworks Java e .NET e na Engenharia de Software. São profissionais reconhecidos pelo mercado por sua capacidade e aprovados pelo Instituto por sua experiência acadêmica.

    Marcelo Mellem
    É Arquiteto de Sistemas de Informação da Infraero  atuando com gestão de TI no Departamento de Controle do Espaço Aéreo. Atua no mercado de TI e Telecomunicações há 18 anos. Já trabalhou com desenvolvimento e integração de sistemas em grandes empresas de tecnologia como Elebra, Embratel, Compaq, HP e Claro. Marcelo é mestre em Engenharia de Sistemas, pós-graduado em redes de Computadores e graduado em Engenharia Eletrônica e de Sistemas, todas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

    Erico Torres
    É Arquiteto de Sistemas atuando no mercado financeiro há mais de 15 anos, criando sistemas de comunicação entre os sistemas de backoffice de instituições financeiras com o controle do Governo (Banco Central), reduzindo os custos e modernizando o parque computacional, tendo prestado consultoria a diversas empresas, como CETIP, IBGE, UFRJ, IPHAN, IME, Corretoras de Valores, Perdigão, Casa e Video, Embratel, Star One, no decorrer dos anos.

    Vinicius Morgado
    É Arquiteto de Sistemas da CETIP com mais de 10 anos de experiência em TI. Além de Arquiteto ja esteve nos papéis de Líder e Gerente de projetos. Suas principais áreas de interesse: Design OO, Domain Driven Design, Patterns e Arquiteturas empresariais. É um entusiasta e praticante de metodologias ágeis como Scrum e XP. Atualmente trabalha na CETIP com arquitetura de sistemas Java para o mercado financeiro.


    Luiz Paixão
    É Arquiteto Corporativo e atua como consultor no mercado de óleo e gás. Tem 25 anos de experiência em Tecnologia da Informação, atuando principalmente na especificação, desenvolvimento e gerenciamento de projetos de sistemas de informação. É Mestre em Informática pela UFRJ, possui MBA em Finanças Corporativas e Especialização em Gerência de Sistemas e Certificação em Gerenciamento de Projetos pelo PMI.


    Aquino Botelho
    Tem 20 anos de experência na área de Tecnologia da Informação atuando com analista desenvolvedor, gerente e líder de projetos em instituições públicas e privadas. Engenheiro de Computação e Mestre em Sistemas em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre e Doutor pela Escola de Guerra Naval, com MBA em Gestão Internacional pela COPPEAD.


    João Paulo
    É Arquiteto de Sistemas do Banco do Brasil focado na definição dos componentes de software e interação das soluções da Gestora de Recursos do Banco do Brasil. Possui mais de 10 anos de experiência em TI atuando nas áreas de especificação e desenvolvimento de sistemas orientado a objetos para o mercado financeiro e de serviços fiduciários. Possui experiência na criação de mecanismos de auditoria e segurança confiáveis para atender os requisitos da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e com customização e implantação de processo de software (Scrum + XP). Coordenou equipe de manutenção dos sistemas legados. João Paulo é Mestre em Sistemas de Informação pela UNIRIO na linha de pesquisa de Sistemas de Apoio à Negócios.

    O corpo docente da Pós-Graduação  MIT em Arquitetura de Software do Instituto Infnet é formado pelos professores acima e por outros professores igualmente qualificados. Os professores sempre têm sólida formação acadêmica e experiência profissional relevante nos assuntos dos módulos que ministram. Além disso, a experiência didática também é uma característica marcante do corpo docente.

    Informações Gerais:

    Duração:
    20 meses

    Carga Horária:
    440 horas/aula de 50 minutos


    Frequência:
    Segundas-Feiras, de 18h30 às 22h4

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber mais sobre o curso oferecido, quando abre matriculas, grade de aulas, custo, entre outros."

Marco para Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software

Minas Gerais

"Gostaria de saber quanto custa a pós-graduação mit em arquitetura de software - Rio de Janeiro Capital."

Nivia para Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software

Rio de Janeiro

"Estou interessada em fazer uma pós-graduação e li a ementa do curso e despertou meu interesse. Gostaria de receber as datas das futuras turmas e a mensalidade. "

Priscilla para Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software

Rio de Janeiro

"Gostaria de saber qual o nível requerido para fazer a pós e quanto custa e formas de pagamento?"

Fagner para Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software

Rio de Janeiro

"Gostaria de saber o investimento necessário para fazer pós-graduação mit em arquitetura de software."

Ismael para Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software

Minas Gerais

"Gostaria de saber o preço do curso de pós-graduação mit em arquitetura de software. "

Karen para Pós-graduação MIT em Arquitetura de Software

Mato Grosso do Sul

Outro curso relacionado com engenharia de software

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |