Curso Técnico em Recursos Humanos

Solicite informação sem compromisso SENAC - OSASCO

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso Técnico em Recursos Humanos - Presencial - Osasco - São Paulo

  • Conteúdo
    Técnico em Recursos Humanos

    Curso profissionalizante que tem por objetivo desenvolver competências relacionadas ao profissional da área de recursos humanos para auxiliar as lideranças da empresa na gestão de pessoas através da aplicação das ferramentas disponíveis e na organização do trabalho, executando e coordenando as rotinas de administração de pessoal com base na legislação trabalhista e previdenciária.

    (Carga horária mínima: 800)

    Mercado de Trabalho Possibilita atuação em organizações públicas, privadas e do terceiro setor ou em seu próprio negócio, em qualquer ramo de atividade, sendo apto a analisar, exercer as funções de Administração de Pessoal e Gestão de pessoas.
    Fundamentando-se na legislação trabalhista e previdenciária a partir do conhecimento abstrato e do saber empírico, dotado de senso analítico e crítico, em consonância com os valores éticos e, ciente de suas responsabilidades perante a sociedade.

    Pré-requisitos Estar cursando, no mínimo, a 2ª serie do ensino médio.

    Método
    As situações de aprendizagem previstas para cada módulo têm como eixo condutor um projeto que será desenvolvido no decorrer do curso, considerando contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho e estimulam a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.

    Estudo de casos, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas compõem o repertório de atividades do trabalho por projeto, que serão especificadas no planejamento dos docentes a ser elaborado sob a coordenação da Área Técnica da Unidade e registrado em documento próprio.

    Programa

    MÓDULO  1

    Assistente Administrativo


    Carga horária:160 horas

    Conteúdo:

    – Conhecer as rotinas do trabalho administrativo compreendendo o contexto histórico das empresas, permitindo reflexão sobre a organização e estruturação do trabalho e os sistemas e processos corporativos para atuar de acordo com a realidade da empresa.
    – Planejar, organizar, acompanhar e avaliar as atividades das diferentes áreas funcionais entendendo as responsabilidades e inter-relação entre elas, possibilitando visão sistêmica e foco no resultado.

    – Visualizar as características do comportamento empreendedor e sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional da área em questão, aplicando técnicas apropriadas na busca da sensibilização e/ou desenvolvimento da atitude empreendedora.

    – Identificar oportunidades de negócio com base no processo criativo e inovador de geração de idéias, discutindo as tendências e perspectivas das organizações, modelos e relações de trabalho para criação de novos projetos, produtos ou serviços.

    – Elaborar plano de negócio como ferramenta de gestão e organização, mobilizando conceitos e princípios de empreendedorismo e habilidade de apresentação para minimizar riscos envolvidos e aumentar a chance de sucesso do projeto e/ou negócio.

    MÓDULO  2

    Assistente em Recursos Humanos


    Carga horária:160 horas


    Conteúdo:
    – Executar os procedimentos de administração de pessoal mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados às atividades da área, tais como admissão de empregados, jornada de trabalho, folha de pagamento, encargos sociais, férias e rescisão de contrato de trabalho, orientação aos funcionários e relação com órgãos oficiais e de classe, respeitando a legislação trabalhista, a previdenciária e a sindical.
    – Acompanhar as ações de saúde e segurança do trabalho, interpretando e orientando a empresa na aplicação das disposições legais referentes à administração de pessoal, tendo em vista as normas regulamentadoras e o tipo de atividade.
    – Promover ações que contribuam para a melhoria do clima organizacional, considerando modelos de gestão e aplicando técnicas específicas de negociação e de administração do tempo.
    – Conduzir reuniões com os trabalhadores para negociar e dirimir conflitos, com base nos princípios de liderança e motivação, tendo em vista o fortalecimento da cultura empresarial.
    – Participar e propor ações no planejamento de treinamento e desenvolvimento de pessoas a partir da identificação das necessidades, da leitura e interpretação de indicadores de desempenho, da análise das melhores práticas do mercado e dos processos de avaliação de desempenho operacional.


    MÓDULO  3
    Auxiliar de Administração de Pessoal


    Carga horária:160 horas


    Conteúdo:
    – Compreender a relação do homem com o trabalho, a evolução, a regulamentação e a hierarquia da legislação trabalhista, a configuração dos sindicatos no Brasil, a caracterização do vinculo empregatício na relação de trabalho e na relação de emprego e as diversas formas de contratação de mão-de-obra para a correta execução de suas atividades.
    – Executar processos de admissão de empregados envolvendo a solicitação, a conferência e a emissão de documentos, para atender os requisitos da lei.
    – Executar processos de elaboração de folha de pagamento de empregados, de sócios, de estagiários e de autônomos, inclusive com a utilização de software, considerando a realização do apontamento de horas trabalhadas, as diversas informações cadastrais e o recolhimento dos encargos sociais.
    – Executar, manualmente e com utilização de software, processos de pagamento do 13º salário, férias e rescisão de contrato de trabalho, considerando as diversas informações cadastrais dos empregados.
    – Executar obrigações acessórias de administração de pessoal, manualmente e com utilização de software, para o cumprimento da legislação pertinente.


    MÓDULO  4
    Assistente de Administração de Pessoal


    Carga horária:160 horas


    Conteúdo:
    – Controlar e auditar os procedimentos das formas de relação de trabalho e de emprego, de admissão de empregados, da jornada de trabalho dos empregados, da remuneração mensal, do 13º salário, das férias e da rescisão de contrato e os respectivos encargos sociais, por meio da compreensão e aplicação da legislação trabalhista.
    – Aplicar as normas das convenções, acordos e dissídios coletivos de trabalho, as contribuições ao sindicato, bem como participar de negociações sindicais, compreendendo sua importância, a fim de assegurar o cumprimento das obrigações do empregador e do empregado.
    – Aplicar as normas do poder disciplinar compreendendo a legislação pertinente e o regulamento interno da empresa para assegurar os direitos e deveres do empregador e do empregado.
    – Atuar como preposto na Justiça do Trabalho e demais órgãos oficiais compreendendo a legislação processual trabalhista para atender os requisitos da lei.
    – Aplicar as normas do Sistema Previdenciário Nacional compreendendo a legislação previdenciária para atender os requisitos da lei.

    MÓDULO  5
    Assistente de Gestão de Pessoas


    Carga horária:160 horas


    Conteúdo:
    – Compreender a importância da missão, visão e valores, bem como as políticas de sustentabilidade, gestão da qualidade, estilo e estratégia de comunicação interna e externa de uma empresa para adequada aplicação dos instrumentos e posturas de gestão de pessoas.
    – Analisar indicadores de desempenho decorrentes da aplicação das ferramentas de gestão de pessoas para auxiliar na elaboração de um plano de ações corretivas e de melhorias, visando obter melhores resultados para a organização.
    – Compreender e aplicar modelos de gestão de pessoas utilizando referencial teórico e simulações para desenvolvimento da habilidade gerencial.
    – Desenvolver habilidades de liderança utilizando técnicas para aplicação eficaz da habilidade gerencial.

    Certificação Àquele que concluir com aprovação todos os módulos e comprovar a conclusão do ensino médio será conferido o diploma de Técnico em Recursos Humanos com validade em todo Brasil e direito a prosseguimento de estudos na educação superior.

Outro curso relacionado com relações trabalhistas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |