Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública - São Paulo Capital - São Paulo - PUC São Paulo - I15053

Cursos e Mestrados
Brasil Brasil
9 Pós-graduação Economia São Paulo Capital
Procurar
Home>Pós-graduação>Economia>São Paulo Capital>Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública - São Paulo Capital - São Paulo
Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública
Método: Presencial
Links Patrocinados
Compartilhar esta página sobre Pós-graduação de Economia:

Análise da Educaedu

Igor Moreira
Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública
  • Modalidade

    Modalidade presencial para todas as aulas.

  • Duração

    360 horas é a carga horária total para o curso.

  • Certificado Oficial

    Um diploma de Especialista em Economia Urbana e Gestão Pública é entregue ao aluno no final do curso.

  • Considerações

    A Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública da PUC SP tem como proposta analisar as transformações e os novos caminhos para a viabilidade de soluções sustentáveis em espaços urbanos. Os estudos se concentram nas tendências econômicas do mundo e suas consequências em cidades de grande porte. A referência que será analisada e discutida nas aulas será a cidade de São Paulo.

    A formação capacitará os participantes para uma análise em escala local ou global da cidade, avaliando a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico e a utilização dos espaços. O curso é dividido em 5 módulos que fazem um paralelo da esfera global para a local. Na método de ensino serão usadas aulas expositivas, seminários, exercícios em grupo, debates, pesquisa e estudos específicos.

  • Preço do Curso

    Consultar preço.

  • Dirigido a

    Área voltada a graduados em Economia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Ciências Sociais e Relações Internacionais, administradores públicos e privados e a outros profissionais interessados no assunto.

  • Área de atuação

    Essa formação pode ser usada por profissionais que atuam nas áreas econômicas, de arquitetura e urbanismo, engenharia e de administração pública e privada. É possível trabalhar em lugares como IBAM - Instituto Brasileiro de Administração Municipal e na UNICAMP.

  • Salário estimado

    A média salarial é de 4.000 reais.

Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública - São Paulo Capital - São Paulo Comentários sobre Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública - São Paulo Capital - São Paulo
Objetivos:
A urbanização acelerada e as mudanças tecnológicas verificadas nas últimas décadas estão produzindo uma nova geografia de poder no mundo, com centros metropolitanos e regiões assumindo crescente importância na economia e política globais. Ao contrário do que se pensava há 20 anos, as grandes metrópoles não deixaram de ser pontos estratégicos de poder. Transformadas em plataformas da globalização contemporânea, elas reúnem, em si, as potencialidades e as mazelas típicas de nossa era. Para dar conta da necessidade crescente de viabilizar soluções eficientes e sustentáveis na gestão de grandes espaços urbanos, a PUC-SP está oferecendo o curso de especialização "Economia Urbana e Gestão Pública". Com enfoque interdisciplinar e corpo docente altamente qualificado, o programa aborda essas transformações e os novos parâmetros que orientam o desenho e a implementação de políticas públicas, dentro de um contexto macroeconômico, no âmbito das diversas escalas espaciais envolvidas. O objetivo do curso é estudar as novas tendências da economia mundial e seus impactos territoriais nas grandes cidades, além da vinculação da economia e da geografia do ponto de vista dos grandes centros urbanos e os instrumentos de gestão que possam interferir nessas tendências, do ponto de vista do interesse público. A cidade de São Paulo, síntese das transformações que se operam no Brasil e no planeta, constituirá a referência de análise e discussão de alternativas de políticas, critérios de planejamento, reformas institucionais e instrumentos de gestão. Os participantes do curso serão capacitados a analisar os mecanismos de articulação das escalas locais, regionais, nacionais e globais nas condições da nova geografia de poder mundial, e de avaliar seu impacto na qualidade de vida, nos parâmetros de funcionamento do poder estatal, nos padrões de utilização do espaço e nas condições para alcançar um desenvolvimento socioeconômico integrado e abrangente nas grandes cidades do mundo. Unindo teoria e prática, o curso tem carga horária de 360 horas, além de 20 horas para elaboração de monografia. Com duração de dois anos, é dividido em cinco módulos, que partem da esfera global para a local: "Economia Mundial, Territorialidade e Urbanização", "Economia Brasileira e Finanças Públicas", "Economia Regional e Uso do Solo em São Paulo" e "Planejamento e Políticas Públicas em São Paulo". A metodologia envolve aulas expositivas, seminários e trabalhos em grupo, debates em classe, pesquisas dirigidas e estudos de caso.
Dirigido a:
Graduados em Economia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Ciências Sociais e Relações Internacionais, administradores públicos e privados e demais profissionais interessados no assunto.
Diploma:
Especialista em Economia Urbana e Gestão Pública
Conteúdo:

Módulo I: Economia Mundial, Territorialidade e Urbanização

Economia Mundial Contemporânea
Economia Brasileira e Globalização I
Impacto da Nova Economia Mundial sobre o Papel do Estado
Institucionalidade Global: a crise da ONU e a necessidade de novos mecanismos de governabilidade
Economia e Território: o mundo
O Fenômeno Urbano
Metrópole e Cidade Global

Módulo II: Economia Brasileira, Gestão e Finanças Públicas
Questão Regional no Brasil
Economia Brasileira e Mercados de Trabalho Urbanos
Economia Política do Setor Público
Gestão e Finanças Públicas
Finanças Municipais e Orçamento: a cidade de São Paulo

Módulo III: Economia Regional e Uso do Solo em São Paulo

Metropolização e Regiões no Estado de São Paulo
O Novo Balanço entre Indústria e Serviços
Segregação Sócio-Espacial
Mercado Imobiliário, Mais-Valia Fundiária e as Operações Urbanas em São Paulo
Grandes Projetos Urbanos

Módulo IV: Planejamento e Políticas Públicas em São Paulo

Economia Mundial Contemporânea
Economia Brasileira e Globalização II
Planos Diretores
Região Metropolitana de São Paulo: economia, desenho urbano, planejamento e desafios de gestão

Módulo V: Monografia

Orientação de Monografia

Últimas visitas ao curso

Outro curso relacionado com Pós-graduação de Economia: