Graduação em História

Solicite informação sem compromisso PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Campus Curitiba

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Graduação em História

  • Modalidade
    As aulas da Graduação em História são ministradas no Campus Curitiba, na parte da noite.
  • Duração
    O curso de História da PUCPR tem duração de três anos.
  • Certificado oficial
    Terminado o curso, o aluno terá o Diploma de Graduação em História.
  • Considerações
    O mercado tem aberto muitas portas para o profissional graduado em História. Com isso, além do magistério, historiados pode desenvolver ainda trabalhos de pesquisa e consultoria nas áreas cultural e histórica. Por isso, o curso oferecido pela PUCPR, apesar de se tratar de uma licenciatura, não se limita à formação docente, explorando também as possibilidades de pesquisa histórica nos setores político, social, cultural, internacional, entre outros. O curso prepara também aqueles que querem se dedicar à vida acadêmica, seguindo seus estudos universitários. A PUCPR oferece diversos cursos de pós-graduação em diversas áreas das Ciências Sociais e Humanas.
  • Dirigido a
    O curso de Graduação em História da PUCPR é voltado a pessoas que desejam dedicar-se ao estudo dos acontecimentos históricos, com objetivo tanto de seguir a carreira docente como a de pesquisador.
  • Área de atuação
    O profissional graduado em História pode atuar em escolas da rede pública e privada, além de cursos pré-vestibulares e preparatórios. Pode ainda trabalhar como pesquisador em instituições públicas e privadas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em História - Presencial - Curitiba - Paraná

  • Objectivos
    A atuação do egresso graduado em História, antes voltada para o ensino, diversificou-se. Setores antes mais restritos passaram a se desenvolver muito nos últimos anos. O historiador atua em instituições de ensino fundamental, médio e superior, como pesquisador junto a entidades públicas ou privadas, ou mesmo pesquisador autônomo, na elaboração de projetos culturais, organização de eventos e exposições de natureza histórico-cultural, consultoria junto a organizações dedicadas à preservação do patrimônio histórico e artístico ou prestando assessoria à imprensa, a parlamentares e secretarias de cultura e de educação, em todos os níveis da administração pública.
  • Titulação
    Graduação em História
  • Conteúdo
    Mercado de trabalho
    A sala de aula continua sendo o mais fértil campo de trabalho para o historiador, seja em escolas públicas ou particulares no ensino fundamental ou médio e mesmo no ensino superior. Mas a demanda por esse profissional alarga-se muito, alcançando áreas antes restritas, como televisão, cinema, o jornalismo, empresas, os museus, os arquivos e também o mercado editorial. Atualmente o historiador é requisitado para dar consultoria em cenografia, nas produções de cinema, televisão e teatro, para elaborar roteiros de documentários e de obras de ficção, que busquem retratar períodos históricos determinados. Ou ainda, pesquisadores em arquivos, bibliotecas, museus, instituições públicas e privadas de pesquisa. Há ainda a possibilidade de ser profissional pesquisador autônomo, dedicando-se a pesquisas encomendadas, elaboração de material didático e redação de textos jornalísticos. Bem como pesquisas e elaboração de projetos relacionados à preservação do patrimônio histórico-cultural, organização de eventos e exposições. Também a carreira diplomática e das relações internacionais. No espaço dos órgãos públicos e de organizações não governamentais, o egresso presta assessoria e consultoria para preservação de monumentos históricos, a identificação e a manutenção de documentos, a administração de museus. Freqüentemente o historiador atua em parceria com equipes multidisciplinares compostas por arquitetos, engenheiros, diplomatas, filósofos, arqueólogos, artistas, restauradores, curadores de exposições, urbanistas, sociólogos, juristas, turismólogos, antropólogos, geógrafos, jornalistas, cineastas, lingüistas e cientistas políticos.

    O curso
    O Curso de História da PUCPR está iniciando suas atividades no ano de 2008. As aulas ocorrerão no período da noite, ofertando anualmente 60 vagas. O grau obtido é o de licenciatura em História.

    Estruturas de apoio
    O curso de História está localizado no Centro de Teologia e Ciências Humanas no Campus Curitiba da PUCPR e conta com ampla estrutura, tais como: Biblioteca Central com amplo acervo; laboratórios de informática; Museu Universitário; complexo poli-esportivo, entre outros.

    Por que fazer História na PUCPR
    Com duração de três anos o Curso de História, da PUCPR, pretende oferecer uma licenciatura voltada ao magistério, sem, no entanto, deixar de lado a pesquisa, pois, o professor-historiador, tendo o tempo como matéria-prima, deve voltar seu olhar para a história política, econômica, social, religiosa, das idéias, da cultura e das relações internacionais, no sentido de obter uma formação sólida com vistas não só ao seu desempenho profissional em sala de aula, e, em demais instituições pertinentes, mas também atender às demandas dos que objetivam o ingresso no ensino de pós-graduação e aprimoramento intelectual continuado. Os discentes são instigados a conhecer princípios e métodos de composição do conhecimento histórico, assim como a relacionar esses estudos à conjuntura do ensino.

    Pesquisa e pós-graduação
    Ainda na graduação, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), alunos são convidados a aprofundar temas específicos em conjunto com orientadores professores. E ainda cabe ressaltar que o curso de História da PUCPR pretende atuar junto ao já existente NEERE (núcleo de educação e estudos de relações inter-étnicas), contribuindo para o desenvolvimento de estudos nesta área, bem como amparar e preparar os profissionais da educação para enfrentarem os desafios do cumprimento e implementação da Resolução n.º 1, de 17 de junho de 2004 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Mudo para Curitiba no mês de julho por motivo de trabalho. Estudo licenciatura em Historia na universidade Augusto Motta e termino o 5º período. O que é necessário para pedir transferência para vocês? Qual o melhor valor? "

Claudio para Graduação em História

Rio de Janeiro

"Gostaria de estudar o curso de Geografia a distância, só que eu resido em SP. O que preciso para poder concluir o curso, e preço da matrícula é a duração do curso. E o diploma como faço? "

Antonio para Graduação em História

São Paulo

Outro curso relacionado com história

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |