Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial

Solicite informação sem compromisso FUCAPE - Business School

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial

  • Modalidade
    O curso tem a modalidade presencial.
  • Duração
    O curso tem 340 horas aula de carga horária.
  • Certificado oficial
    Ao final do curso o aluno será Mestre em Contabilidade Gerencial.
  • Considerações
    Este curso tem o objetivo de desenvolver a capacidade crítica e criadora do profissional, além de incrementar a capacidade de análise e reflexão direcionadas ao desenvolvimento e implementação de novos processos empresariais. É importante destacar que o Mestrado em Ciências Contábeis da Fucape alcançou a nota máxima (nota 5) para um programa de Mestrado Profissional na Avaliação Trienal 2010 realizada pelo MEC, sendo a única instituição do país a receber tal nota, desta forma pode-se dizer que o Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da instituição é o melhor programa do Brasil.
  • Dirigido a
    Este curso pode ser realizada por profissionais portadores de títulos de graduação em cursos na área de negócios e afins, bem como executivos de empresas de pequeno, médio e grande porte com interesse nesta área.
  • Área de atuação
    Entre outras áreas o profissional poderá destaca-se como docente de faculdades públicas e privadas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial - Presencial - Vitória - Espírito Santo

  • Titulação
    Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial
  • Conteúdo

    A linha de pesquisa em Contabilidade Gerencial da FUCAPE visa acomodar os estudos que tratam da utilização da informação contábil pelos usuários internos da firma; ou seja, visa estudar como a informação contábil é utilizada pelos gestores da firma nos mecanismos de avaliação de desempenho, motivação e controle.

    Pesquisas recentes vêm ampliando a base teórica da pesquisa, em Contabilidade Gerencial, introduzindo conceitos advindos da nova economia institucional e da modelagem analítica econômica clássica para problemas de avaliação de desempenho. Essas novas abordagens vêm se juntar aos estudos realizados dentro do paradigma econômico normativo tradicional. Nessa linha de pesquisa, são desenvolvidos estudos sobre a escolha de mecanismos de Coordenação e Controle e os impactos no desempenho das relações entre organizações e relações internas à firma.

    Especial foco é dado à razão das escolhas de métricas e práticas contábeis em função do uso da informação. A informação construída, por meio das métricas contábeis, impacta economicamente contratos entre organizações e relações entre agentes e respectivas áreas na firma. Ferramentas contemporâneas de gestão, como Balanced Scorecard, são vistas como um conjunto de práticas escolhidas por agentes particulares na firma, sendo o foco da análise as razões dessa escolha e os decorrentes impactos nos agentes e no desempenho. Preço de transferência, métricas de custeio ou de construção de indicadores de desempenho são vistos como escolhas de conteúdo informacional que alteram o equilíbrio do nível de eficiência, divulgado entre os agentes, alterando o bem estar individual. Técnicas de orçamento e planejamento, alimentados por aqueles indicadores, lidam com a redução de incerteza e constituem contratos (mesmo que implícitos). O estabelecimento de metas, visto como processo de negociação entre agentes, constitui mecanismos de incentivos e de poder, no momento que pode revelar ou criar informações sobre ineficiências localizadas.

    Além da introdução em Economia da Informação, três vertentes das Novas Teorias da Firma (alternativas e complementares) são dadas como base teórica à linha: contratual, de capacitações (RBV) e comportamental. A linha adota uma abordagem positiva de pesquisa, centrada na explicação da realidade e não na prescrição de modelos.

    Incentivamos, metodologicamente, o uso de análises cross-section, de análises temporais sobre a evolução do uso de mecanismos de C&C, além da condução de estudos de caso, desde que todos fortemente orientados por teorias econômicas. Alunos que optarem pela área terão de construir forte base teórica econômica aplicada e desenvolver habilidades efetivas em econometria, necessárias à condução de qualquer estudo empírico-positivo em C&C na linha.

    Disciplinas Obrigatórias
    MPC - 001- Contabilidade Societária e Empresarial  36 hs
    MPC - 002 - Metodologia de Pesquisa I  18h
    MPC - 003 - Matemática Financeira  27 hs
    MPC - 004 - Teoria da Contabilidade  36h
    MPC - 005 – Cálculo  27 hs
    MPC - 006 – Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade e Finanças  54 hs
    MPC - 007 – Metodologia de Pesquisa II  18 hs
    MPC - 008 – Finanças Corporativas  36 hs
    MPC - 037 - Economia Empresarial  36 hs
    Disciplinas Optativas Sugeridas - Contabilidade Gerencial
    MPC - 023 – Controladoria Empresarial  27 hs
    MPC - 016 – Tópicos Contemporâneos em Controladoria, Finanças e Estratégia  36 hs
    MPC - 026 – Análise de Custos  27 hs
    MPC - 030 - Planejamento e Controle Empresarial  36 hs
    MPC -012 – Análise de Cenários Econômicos

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de obter informações sobre o ingresso no curso de mestrado em contabilidade como aluno especial, se ainda há possibilidade para este semestre e quais os procedimentos que devo fazer. "

Rogerio para Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial

Brasília Distrito Federal

"Necessito urgentemente de informação sobre o mestrado em contabilidade geral, pretendo fazer nesta conceituada instituição de ensino. "

Antonio para Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial

Espírito Santo

"Necessito urgentemente de informação sobre o mestrado em contabilidade geral, pretendo fazer nesta conceituada instituição de ensino. Eu necessito com brevidade possível. "

Antonio para Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial

Espírito Santo

"Eu estou terminando minha graduação em ciências contábeis e tenho interesse em aperfeiçoamento de meu conhecimento através mestrado, então gostaria de saber de todos os procedimentos para que numa possibilidade venha a realizar um mestrado nesta área em vossa instituição. "

Mauro para Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial

Rio Grande do Sul

"Queria informações sobre o curso de mestrado sou bacharel em ciências contábeis e queria saber se posso fazer o mestrado sem ter feito nenhuma pós-graduação? Eu tenho que fazer uma pós-graduação antes e também queria saber sobre os dias do curso porque tenho disponibilidade de tempo aos sábados e domingos."

Gisele para Mestrado em Ciências Contábeis - Contabilidade Gerencial

Espírito Santo

Outro curso relacionado com contabilidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |