IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Información

IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás


Instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), criado pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que transformou os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é uma autarquia federal detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparado às universidades federais. É uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

O IFG tem por finalidade formar e qualificar profissionais para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisas e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e com a sociedade, oferecendo mecanismos para a educação continuada.

A instituição oferece desde educação integrada ao ensino médio à pós-graduação, com ênfase para o ensino técnico integrado ao ensino médio, nas áreas das ciências naturais e nas disciplinas técnicas e/ou profissionalizantes. Na educação superior prevalecem os cursos de tecnologia, especialmente na área industrial, e os de bacharelado e licenciatura. Na educação profissional técnica de nível médio, o IFG atua, na forma integrada, atendendo também ao público de jovens e adultos, por meio do PROEJA.

Atualmente, são oferecidos cursos técnicos, tecnológicos, bacharelados e licenciaturas, atendendo a cerca de seis mil alunos nos seus oito campi, distribuídos nas cidades de Anápolis, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu. E futuramente nos campi de Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás e Cidade de Goiás, unidades em implantação.


_______________________________________________________________________


Cursos


Em Goiânia, são ofertados 10 cursos superiores de Tecnologia (Agrimensura, Construção de Edifícios, Construção de Vias Terrestres, Geoprocessamento, Hotelaria, Gestão de Turismo, Processos Químicos, Redes de Telecomunicações, Saneamento Ambiental e Transporte Terrestre); 2 bacharelados em engenharia: Controle e Automação e Engenharia Mecânica; o bacharelado em Letras-Libras (Língua Brasileira de Sinais), em parceria com a Universidade de Santa Catarina (UFSC); e mais 2 cursos superiores de licenciatura, em História e Matemática.

No campus de Goiânia são oferecidos ainda 8 cursos técnicos integrados ao ensino médio (Instrumento Musical; Eletrotécnica, Eletrônica, Edificações, Mineração, Trânsito, Informática para Internet e Controle Ambiental); 1 curso técnico na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja) de Serviços de Alimentação e 3 cursos técnicos subsequentes (pós-médio) em Eletrotécnica, Mecânica e Mineração.

Em Jataí, são 3 cursos superiores, sendo 1 bacharelado em Engenharia Elétrica, outro de licenciatura em Física e um tecnológico em Sistemas de Informação; 4 cursos técnicos (Agrimensura, Edificações, Eletrotécnica e Informática); além do curso técnico em Edificações do Proeja, e do curso técnico subsequente em Agrimensura. O campus oferta ainda o curso de especialização lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática.

No campus de Inhumas, são oferecidos 2 cursos superiores (bacharelado em Informática e licenciatura em Química) e 4 cursos técnicos integrados ao ensino médio (Alimentos, Informática, Química e Manutenção e Suporte em Informaria – Proeja). O campus oferta ainda o curso técnico subsequente em Açúcar e Álcool na modalidade à distância.

O campus de Itumbiara oferece 2 cursos superiores, o de licenciatura em Química e o de bacharelado em Engenharia Elétrica; 3 cursos técnicos de nível médio – Eletrotécnica, Automação Industrial e Química – e dois subsequentes – Eletrotécnica e Automação Industrial.

Em Uruaçu, são ofertados 2 cursos superiores (bacharelado em Engenharia Civil e licenciatura em Química), 4 cursos técnicos integrados (Edificações, Informática, Química e Manutenção e Suporte em Informática – na modalidade Proeja) e 1 técnico subsequente em Edificações.

O campus de Anápolis oferece 2 cursos superiores: licenciatura em Química e Tecnologia em Logística; 4 cursos técnicos integrados em Edificações, Informática para Internet, Química e Secretaria Escolar; 1 curso técnico subsequente em Edificações e um técnico integrado na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja) – Técnico em Transporte de Carga.

O campus de Formosa oferece 1 curso superior de licenciatura em Biologia, 4 cursos técnicos integrados em Controle Ambiental, Informática para Internet, Edificações e Biotecnologia; 1 técnico subsequente em Edificações e um para o Proeja, de Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

Na cidade de Luziânia, são oferecidos os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e licenciatura em Química; cursos técnicos integrados em Mecânica, Informática para Internet e Química; curso técnico subsequente em Edificações e técnico em Manutenção e Suporte de Informática na modalidade Proeja.


_______________________________________________________________________



Atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado de Goiás


Com a mudança para Instituto Federal, Goiás ficou com duas novas instituições: o Instituto Federal de Goiás, formado pelo CEFET Goiás, com os campi de Goiânia, Jataí, Inhumas, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Formosa e Luziânia, e a reitoria instalada em Goiânia; e o Instituto Federal Goiano, formado pela fusão do Cefets de Rio Verde e de Urutaí e da Escola Agrotécnica Federal de Ceres.

O Instituto Federal de Goiás vai continuar mantendo a tradição da Escola Técnica Federal de Goiás e do CEFET Goiás ao oferecer educação pública, gratuita e de qualidade para os jovens e os trabalhadores do Estado.

Inserido na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vai ampliar sua inserção social, inclusive com implantação de novos campi em outras cidades, como Aparecida de Goiânia, Águas Lindas e Cidade de Goiás, e mais um campus na cidade de Goiânia, ampliando também sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

O IFG ao longo de sua história foi e continua sendo um ambiente de formação e de realização de ações políticas, artísticas e culturais, reafirmando sua identidade como centro formador de ideias, conhecimentos, artistas, lideranças e, principalmente, profissionais qualificados e conscientes de suas responsabilidades com a vida e com a sociedade.

Opiniões

4.2
85%
Professores
83%
Atendimento ao aluno
83%
Programa de ensino
81%
Material
82%
Instalações
Kennedy Oliveira

Com certeza minha melhor lembrança foi a forma como foi o aprendizado no IFG.

Curso Técnico em Eletrotécnica

Ivanilde Diniz

Foi imprescindível para minha carreira profissional, pois o corpo docente foi altamente profissional. O CEFET-GO procura atender bem seus alunos. Aos egressos há sempre um atendimento de boa qualidade, buscando sempre a satisfação deles

Graduação Tecnológica em Transportes Terrestres

Ana Paula Barros França

O curso de Turismo do IFG, com certeza é capaz de suprir todas as necessidades do aluno em quase todos os aspectos avaliados.

Graduação em Gestão de Turismo

Marcos Carvalho Rego

Eu aprendi muito com o curso de administração. Aprovado.

Curso Técnico em Administração de Empresas

Denise da Costa Vaz

Esta instituição vive constantemente elevando os seus níveis de infraestrutura e conhecimentos para serem repassados aos seus discentes.

Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Histórico de cursos de IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás: