Curso Técnico em Mecânica Industrial

Solicitar informações

Curso Técnico em Mecânica Industrial

  • Conteúdo
    OBJETIVO  

    Formar profissionais habilitados a desenvolver atividades de caráter técnico e profissional nas áreas da indústrias Naval e de Offshore, com habilitação em Mecânica, numa perspectiva de desenvolvimento social, econômico e político, visando à melhoria da qualidade na produção industrial; Habilitar o aluno a exercer atividades profissionais de técnico de nível médio na áreas supracitadas; A EFONAPE Desenvolve um curso de Mecânica, em interação com o setor industrial, comercial e entidades atuantes em Engenharia Mecânica na região metropolitana do Rio de Janeiro , focando as subfunções relacionadas subáreas de Produção e Manutenção em planejamento, planejamento e controle, execução da manutenção e como meta final, atender à demanda do mercado de trabalho por especialistas em produção de componentes mecânicos e manutenção de máquinas e equipamentos.


    JUSTIFICATIVA

    A realidade atual, dado aos avanços científicos e a implementação de novas tecnologias aplicadas ao processo produtivo, apresenta-se de forma dinâmica e complexa. Nessa perspectiva, A EFONAPE está redirecionando sua prática educativa para se adequar ao novo contexto, visando ao desenvolvimento de conhecimentos e atitudes que auxiliem aos alunos a melhor se relacionarem com as exigências presentes hoje na sociedade, condição básica para favorecer a convivência social responsável, crítica, humanizadora e ao mesmo tempo, poderem engajar-se no mundo do das indústrias Nacionais e Internacionais.

    Neste contexto e no atual cenário Brasileiro, e levando-se em consideração a alta demanda de mercado nos setores Industrias, Offshore e Naval, associado à alta potencialidade do desenvolvimento Industrial no Estado do Rio Janeiro, A EFONAPE constatou que existe no contexto atual a necessidade de formar profissionais com o perfil técnico nos setores supracitados, em especial os técnicos em mecânica, que encontrarão espaço de ocupação em todos os setores da economia do Estado do Rio de Janeiro.

    O Rio de Janeiro vem se firmando nos setores ligados à área Industrial, Naval e de Offshore como pode-se constatar através dos chamados complexos centros industriais que começam a ser instalados no Estado, dentre eles os mais significativos são: o da Industria Naval para produção de diversos navios, o da Indústria Offshore com as sua plataformas para a produção de Petróleo e Gás, o surgimento das Indústrias de Energia limpa como o Biodiesel e outras , onde os técnicos em mecânica poderão atuar nas atividades de operação de máquinas, na montagem e manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos, e na manutenção de instalações industriais.

    O Estado tem se destacado no setor industrial, em especial no setor de produção naval e de Offshore. Nestes setores, o petróleo é o mais significativo com uma produção Xbarris/dia. O gás atual atinge está atingindo proporções de produção, que supera as demandas previstas através do uso do Gasoduto, constituindo um fator atrativo para a ampliação do parque industrial.

    O parque de produção têxtil, já consolidado no Estado, tem ser renovado em termos de aquisição de novas tecnologias de automação e melhoria da qualidade da produção, requisitando, a cada dia, profissionais mais qualificados para a execução e manutenção da produção.

    O setor automotivo tem sido responsável pelo surgimento de novas oportunidades de negócios e serviços na Área de Indústria. No Estado, encontram-se registradas empresas concessionárias de todas as montadoras nacionais de grande porte de produção de diversas linhas de veículos.

    Formar o técnico em mecânica, através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da Região será um dos objetivos da EFONAPE. O técnico em Mecânica, com certeza, encontrará os espaços privilegiados no mercado de trabalho, principalmente na indústria metal-mecânica e empresas de prestação de serviços, por se tratar de um profissional importante para o funcionamento desses setores da economia.


    ÁREAS DE ATUAÇÃO

    O curso oferece conhecimentos, atitudes e habilidades que permitam a sua atuação nas indústrias Naval e de Offshore, e que ao longo de seu curso consiga uma sólida e avançada formação científica e tecnológica e concomitante fique preparado para absorver novos desafios e conhecimentos.

Solicitar informações

Outro curso relacionado com engenharia mecânica