Especialização em Filosofia e Literatura

Solicitar informações

Análise do educedu

Marina Cunha

Especialização em Filosofia e Literatura

  • Modalidade A Especialização em Filosofia e Literatura que a PUCPR dá é presencial.
  • Certificado oficial Especialista em Filosofia e Literatura: esse é o título que o aluno recebe.
  • Considerações A Pontifícia Universidade Católica do Brasil (PUCPR) é classificada como a melhor universidade privada do Paraná. Ela oferece uma rede de bibliotecas, cinco campi, fomento à pesquisa, programas de iniciação científica, projetos de extensão e cursos de língua estrangeira. A Especialização em Filosofia e Literatura é um curso que desenvolve o estudo da literatura e do pensamento filosófico para aproximar o fazer e o pensar. A ideia é que, em vez de um conteúdo histórico, o curso seja mais reflexivo e proponha diálogos e discussões sobre o tema.
  • Dirigido a A Especialização em Filosofia e Literatura é um curso voltado para profissionais com formação Ciências Humanas.
  • Área de atuação Egressos desta especialização podem atuar em universidades e centros de estudo.

Especialização em Filosofia e Literatura

  • Objectivos O Curso de Especialização em Filosofia e Literatura tem por objetivo provocar um maior diálogo entre os que estão, direta ou indiretamente, envolvidos no exercício de atividades ligadas ao ensino e/ou aprendizagem da arte literária e do pensamento filosófico, promovendo assim uma reflexão em torno dessas duas áreas do saber humano que tão de perto se comunicam, sobretudo se pensarmos naquilo que envolve a perquirição em torno da existência humana. Nas palavras de Gilles Deleuze: “não se trata de fazer um romance filosófico, nem de colocar filosofia em um romance. Trata-se de fazer filosofia como romancista, ser romancista em filosofia”. O programa é elaborado com vistas a diminuir a distância entre as hoje muito apartadas esferas do “fazer” e do “pensar”, na esperança de que o curso possa ser, tanto para os interessados em filosofia quanto para os interessados em literatura, um verdadeiro convite ao pensamento. Por essa razão, ao invés de percorrer sistematicamente a história das mais variadas correntes do pensamento filosófico e literário, optamos por um currículo de formação menos extenso, de modo a ceder maior espaço a disciplinas que tematizam questões mais diretamente ligadas a essas duas áreas de interesse, em função do possível diálogo que pode ser estabelecido entre elas.
  • Practicas Não
  • Dirigido a Embora orbite entre as esferas da filosofia e da literatura, o curso se dirige a todos os profissionais da área de Ciências Humanas, bem como àqueles interessados pela temática literária e filosófica
  • Titulação Especialista em Filosofia e Literatura
  • Conteúdo

    Disciplinas:

     
    - A literatura e o pensamento filosófico do início do século XX
    - Epistemologia
    - Ética
    - Filosofia da Literatura
    - Filosofia e Literatura: o trágico 
    - Filosofia iluminista e literatura: a obra de Rousseau
    - Fundamentos da Filosofia: um diálogo entre filosofia e literatura
    - Fundamentos da Literatura Brasileira
    - Lingüística e Semiologia
    - Literatura e Filosofia Contemporânea
    - Literatura e Filosofia na Idade Média 
    - Literatura, Filosofia e Existencialismo
    - Metodologia Científica
    - Nietzsche e a literatura russa

Outro curso relacionado com filosofia