Especialização em Marketing Político

Solicitar informações

Especialização em Marketing Político

  • Objectivos Formar especialistas em Marketing Político, a partir da compreensão e análise crítica do sistema político brasileiro, capacitando-os para atuarem como profissionais de planejamento, desenvolvimento e implementação de estratégias de campanhas políticas e eleitorais e também como assessores nas áreas de comunicação e marketing de partidos e políticos.
  • Practicas Não
  • Dirigido a Profissionais do campo da comunicação social (jornalistas, relações públicas e publicitários), das Ciências Sociais, da Administração e Marketing, da Ciência política e aos quadros técnicos e operacionais das organizações políticas, sindicais e sociais, aos atores políticos propriamente ditos e a todas as pessoas com graduação que se interessam e desejem se aprofundar sobre o tema.
  • Titulação Especialista em Marketing Político
  • Conteúdo

    Disciplinas

    MÓDULO I - Sociedade, Política e Ideologia 


    Estado e Sociedade Civil (30 horas-aula)
    Ementa: A complexa estrutura da sociedade capitalista contemporânea. Globalização e mudanças tecno-econômicas. Crise do estado-nação e novas formas de poder. Mídia e cultura contemporânea

    Ideologias Políticas Comparadas (30 horas-aula)
    Ementa: As principais ideologias políticas modernas: liberalismo, socialismo, social democracia e neoliberalismo.

    Disciplina: Análise de Conjuntura (30 horas-aula)
    Ementa: Os cenários de representação política. A sociedade, a política e a economia. Globalização e sociedade brasileira. Democracia e decisão de voto. Comportamentos culturais da política brasileira. Pesquisas eleitorais e opinião pública.

    Análise e Produção do Discurso Político (30 horas-aula)
    Ementa: Comunicação e discurso. Metodologias de análise de discurso. Estratégias de construção do discurso político.

    Sistema Político-Partidário Brasileiro (30 horas-aula)
    Ementa: Fatores históricos de construção do sistema político brasileiro. Os três poderes, seus papéis e limitações. Desigualdades regionais e partidárias. Fragmentação e Volatilidade. A legislação eleitoral.

    MÓDULO II - Marketing Político 


    Marketing e Marketing Político (30 horas-aula)
    Ementa: O que é marketing e marketing político: conceitos e diferenciações. A publicidade e a propaganda. A comunicação como instrumento do marketing. O político e o candidato: um sujeito, duas visões; o político X o candidato. A atuação política e a construção do discurso eleitoral. A campanha permanente. As campanhas majoritária e proporcional.

    Os Meios de Comunicação e seus Papel em Relação ao Marketing (político) (90 horas-aula)
    Ementa: Jornal, rádio e televisão: seus recursos e linguagens. O papel e influência social de cada meio. Os meios de comunicação como instrumentos o marketing e do marketing político. Estratégias de utilização dos meios.

    O Planejamento da Campanha: a Mensagem, os Meios e os Recursos (60 horas-aula)
    Ementa: Plano estratégico de campanha: procedimentos, etapas, registros, atuação e controle. O planejamento e o conceito de campanha. O conceito nos meios de comunicação. A lei eleitoral e o financiamento de campanha. O registro de doações e doadores. As alíneas de lançamento. O custo do voto.

    MÓDULO III - Trabalho de Conclusão 


    Trabalho de conclusão
    Ementa: Construção, sob a orientação de um dos docentes do curso, de um trabalho e conclusão unindo teoria e prática e os conhecimentos de todos os módulos.

     

Últimas visitas ao curso

"Eu tenho interesse em me especializar nessa vertente da comunicação meu trabalho de conclusão de curso foi voltado para o marketing político, gostaria de saber informações como; duração, valor, e período de inscrições e quais os critérios levados em conta para a seleção caso já tenha passado o período para esse ano 2012 me informe se possivel o do próximo ano ou próxima turma."

Andrea para Especialização em Marketing Político

Pará

"Estou me formando em administração de empresas e gostaria de receber mais informações sobre especialização em marketing político, tais como: carga horária, valores, base curricular, etc. "

Marcelo para Especialização em Marketing Político

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com marketing