Graduação em Cinema de Animação

Solicitar informações

Análise do educedu

Pablo Nieves

Graduação em Cinema de Animação

  • Modalidade As aulas presenciais ocorrerão nas instalações da faculdade.
  • Duração O curso é realizada ao longo de 7 semestres.
  • Certificado oficial O aluno receberá diploma de graduado fornecido pela Barros Melo.
  • Considerações A Faculdade Integrada Barros Melo é referência em formação de qualidade. Suas instalações são compostas de Estúdios de rádio e televisão com tecnologia digital; laboratórios de fotografia, impressos e telecomunicações; salas de aulas climatizadas e sonorizadas; auditório e um cine-teatro. O objetivo do curso de graduação Cinema de Animação é tornar o aluno apto na concepção, produção e crítica de obras de animação. Através de um corpo docente formado por profissionais atuantes no mercado de trabalho, os alunos terão disciplinas como História do Cinema, História da Arte, Estética e Crítica Cinematográfica. Como um diferencial, o curso de Cinema de Animação conta com um Estúdio de Animação Barros Melo, reconhecido internacionalmente através de exibições de mais de 180 festivais e que atualmente conta com cerca de 50 prêmios.
  • Dirigido a O curso é dirigido às pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio e queiram trabalhar com a área das artes e tecnologia.
  • Área de atuação O graduado poderá trabalhar na realização de filmes e com a mídia publicitária, em agências de publicidade e propaganda, produtoras de website, desenvolvedoras de jogos.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Graduação em Cinema de Animação

  • Objectivos O curso de Cinema de Animação das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) é o único no nordeste que oferece desenvolvimento técnico aliado ao conhecimento conceitual e se consolida como a mais completa graduação do Nordeste voltada para esse segmento. Com o objetivo de qualificar profissionais habilitados na concepção, produção e crítica de obras de animação, o bacharelado tem toda a grade curricular estruturada na prática criativa em diversos formatos, atrelada a uma reflexão conceitual e acadêmica fundamentada.





    No decorrer do curso o aluno desenvolverá habilidades em várias técnicas de animação tradicional, 2D, 3D e stop motion, bem como em Direção, Roteiro, Produção, Direção de Arte, Montagem, Sonorização e Fotografia. Além de desenho, criação de personagens, storyboards, modelagem, texturização, iluminação e animação, o aluno também estudará temas como História do Cinema, História da Arte, Estética e Crítica Cinematográfica. Os professores das disciplinas atuam no mercado de audiovisual e computação gráfica nas diversas áreas: jogos, publicidade, cinema e TV. Por isso, vivem as realidades e necessidade de produção, trazendo para a sala de aula conteúdo atualizado e conectado com os avanços tecnológicos.







    O equilíbrio entre as disciplinas técnicas e teóricas estimula uma produção coerente, engajada e articulada com as novas mídias e os desafios do setor. O contato com técnicas avançadas de animação garante a atualidade do curso que oferece aos estudantes condições para atender ao mercado, podendo atuar como prestadores de serviços, produzindo conteúdo para o cinema, programas de TV, Internet, games e comerciais. O profissional poderá trabalhar em agências de publicidade e propaganda, produtoras de website, desenvolvedoras de jogos e veículos de comunicação.

    A Barros Melo oferece laboratórios especialmente concebidos para os alunos de Cinema de Animação, com computadores configurados para a realização dos exercícios práticos em sala de aula e com o melhor pacote de softwares 2D e 3D. Os alunos também contam com cine-teatro, auditório e uma Videoteca, equipada com projetor multimídia para exibição e análise de material com imagem e som. A Faculdade também tem ateliê de arte, com estrutura ideal para as aulas de Desenho. A faculdade ainda dispõe do Núcleo de Audiovisual (Estúdio de TV) para exercícios de filmagem e edição.

    A instituição também possui o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Este programa é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa dos nossos alunos. Para participar, os interessados devem ficar atentos ao edital que é publicado em nosso site anualmente. Em seguida, basta cadastrar o projeto que será submetido à análise do nosso corpo docente. Em média a faculdade seleciona dez alunos por ano no programa, ao ser selecionado, o aluno passa a receber uma bolsa, na forma de desconto em sua mensalidade. Ao final do projeto, o aluno e o orientador recebem certificados.

    Além disso, a faculdade mantém uma Central de Estágios, que em convênio com mais de cinqüenta empresas locais viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional para a qual se prepara. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos nas salas de aula.
  • Titulação Bacharelado em Cinema de Animação
  • Conteúdo Diferenciais do Curso

    Os alunos vivenciam a prática desde o primeiro período do curso, sendo estimulados a produzir conteúdo criativo com o acompanhamento dos melhores professores do Estado. Toda a grade curricular foi pensada com o objetivo de unir prática, reflexão conceitual e aprofundamento teórico, no sentido de formar profissionais aptos a conceber, criar, produzir e vender projetos de animação. O fato de termos professores ativos no mercado também ajuda na inserção de nossos alunos na vida profissional, muitos já estagiam em produtoras de vídeo e desenvolvimento de jogos, resultado dos contatos realizados dentro da faculdade.

    No decorrer do curso, o aluno desenvolverá habilidades em várias técnicas de animação tradicional, 2D, 3D e stop motion, bem como em direção, roteiro, produção, direção de arte, montagem, sonorização e fotografia. Além de desenho, criação de personagens, storyboards, modelagem, texturização, iluminação e animação, o aluno também estudará temas como História do Cinema, História da Arte, Estética e Crítica Cinematográfica. Os professores das disciplinas atuam no mercado de audiovisual e computação gráfica nas diversas áreas: jogos, publicidade, cinema e TV. Por isso, vivem as realidades e necessidades de produção, trazendo para a sala de aula conteúdo atualizado e conectado com os avanços tecnológicos.

    O curso de Cinema de Animação também conta com a experiência e consultoria do Estúdio de Animação Barros Melo, uma referência nacional na produção de curtas, com trabalhos premiados nos principais festivais, como o Animamundi e a Academia Brasileira de Cinema. 

Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

"Por favor me enviem informações do curso: valores, material, provas e tudo mais que existir. "

Flavio para Graduação em Cinema de Animação

Rio de Janeiro

"Solicito informações sobre a graduação de cinema de animação. -valores -turno -duração "

Wagner para Graduação em Cinema de Animação

Pernambuco

"Gostaria de saber o valor das mensalidades e qual o endereço e telefone da faculdade Barro Melo. "

Polyana para Graduação em Cinema de Animação

Pernambuco

Outro curso relacionado com animação