MBA em Gestão de Pessoas

Solicitar informações

Análise do educedu

Pablo Nieves

MBA em Gestão de Pessoas

  • Modalidade O MBA Gestão de Pessoas é ministrado de forma presencial nas instalações da FAAG.
  • Certificado oficial Um diploma é emitido pela FAAG - Faculdade de Agudos aos alunos que concluem o curso satisfatoriamente.
  • Considerações O MBA em Gestão de Pessoas visa capacitar profissionais para o gerenciamento eficaz de pessoas em empresas públicas ou privadas, possibilitando o desenvolvimento destas organizações e buscando manter a área de recursos humanos com um diferencial competitivo para a organização.
  • Dirigido a O público-alvo do curso são profissionais licenciados em diversas áreas, ou que já atuem em indústrias ou prestadoras de serviços e pretendem atualizar-se em Gestão de Pessoas.
  • Área de atuação Os profissionais poderão trabalhar em empresas,na área de RH,com capacitação e seleção de pessoas, gestão de desempenho,gestão administrativa, dentre outros.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

MBA em Gestão de Pessoas

  • Objectivos Capacitar executivos para o gerenciamento eficaz de pessoas, independente de estarem ou não inseridos em setores de RH, de organizações industriais ou de serviços, públicas ou privadas, permitindo-lhes o desenvolvimento em um tema que projeta-se para um futuro próximo, tornando-se um diferencial para estas organizações, principalmente em um cenário de expansão econômica no qual os recursos humanos deverão ser conquistados e mantidos para que a Organização consiga competir com os demais concorrentes.
  • Dirigido a Profissionais de todos os níveis, portadores de diploma de nível superior, que atuam em indústrias ou prestadoras de serviços e pretendem atualizar-se ou envolverem-se com a importante questão da Gestão de Pessoas, que exerçam funções para as quais é indispensável um aprofundamento destes conhecimentos, ou atuem em outras áreas, mas que já estejam percebendo o tema como um fator importante para o seu desenvolvimento profissional.
  • Titulação Especialista em Gestão de Pessoas
  • Conteúdo

    Módulos, Conteúdo e Carga Horária
    • Modelos de Gestão:

    Perspectiva Estrutural. A Administração Científica. A escola Clássica. A Teoria da burocracia e a Teoria da decisão. Perspectiva Humana. A escola das relações humanas. A escola dinâmica de grupos e Gestão centrada na liderança. Perspectiva Integrativa. Escola sócio técnica. Teoria dos sistemas e Teoria da Contingência. Perspectiva estratégica. Gestão estratégica. (20 h/a)

    • Selecionando e Formando Equipes:
    Análise do mercado de trabalho (demanda e oferta). A importância do aproveitamento da oferta interna. Estratégias e fontes de captação. Métodos e técnicas de recrutamento e seleção. Papel do selecionador. Colocação e recolocação de pessoal. Orientação profissional e gestão de carreira. Avaliação e resultado dos processos de seleção. Seleção por competências. Montagem e desenvolvimento de banco de dados. (30 h/a)

    • Capacitação e Desenvolvimento:
    Conceito de capacitação e desenvolvimento. Identificação das necessidades de capacitação e desenvolvimento. Estratégias para a capacitação e desenvolvimento de pessoas. Elaboração, execução e avaliação de programas de capacitação e desenvolvimento. Sistemas corporativos de capacitação e desenvolvimento. As possibilidades coorporativas de Educação à distância e universidades corporativas. Capacitação e desenvolvimento por competência. (30 h/a)

    Cargos, Carreira e Remuneração:
    Delineamento e descrição de cargos. Estrutura de carreiras. Sistemas tradicionais de remuneração. Remuneração indireta. Remuneração funcional. Remuneração por competências. Remuneração variável. Principais tipos de incentivos e benefícios. Benefícios flexíveis. Participação nos lucros e resultados. (30 h/a)

    • Gestão de Desempenho:
    Estratégias de gestão do desempenho funcional, setorial e organizacional. Gestão de desempenho e potencial. Modelos de gestão de desempenho. Vantagens e limitações da gestão de desempenho. Construção de um sistema integrado de gestão de desempenho. Etapas do planejamento. Aplicação dos instrumentos. Apuração dos dados. Análise e administração dos resultados. (30 h/a)

    Gestão Estratégica de Pessoas:
    Desafios e características. Análise do ambiente em suas dimensões externa e interna. O alinhamento estratégico da gestão de Pessoas às estratégias organizacionais. Visão, missão, objetivos, estratégias, políticas, diretrizes, planos de ação, estrutura e processos de gestão de pessoas orientados para o comprometimento com o negócio da organização. Implementação e avaliação dos resultados da gestão estratégica de pessoas. (30 h/a)

    • Gestão por Competência e Gestão do Conhecimento:
    Geração, mapeamento, distribuição, compartilhamento e mensuração do conhecimento. Gerenciamento do conhecimento organizacional e preservação da memória técnica das organizações. Metodologias de mensuração de ativos intangíveis. Modelo de gestão de competências. Mapeamento e descrição de competências. A gestão de pessoas por competência. (30 h/a)

    • Liderança e Motivação:
    Motivação como energia intrínseca ao indivíduo. As principais teorias sobre motivação. Administração de frustração. O significado do trabalho como fator motivacional. A busca da motivação nas pessoas. Definições de liderança. Abordagens sobre liderança. A relação entre motivação e liderança. O processo de comunicação organizacional. O autoconhecimento e o autodesenvolvimento. (30 h/a)

    • Elaboração e Gerenciamento de Projetos:
    Gerenciamento de projetos: definição e conceitos básicos. Projetos X ações de melhoria. Principais alvos em projetos. Fases, integração e desdobramento. Principais envolvidos/interessados. Áreas de concentração de conhecimentos relevantes. Seleção de projetos: métodos e técnicas. Elaboração de projetos. (20 h/a)

    Comunicação e Relacionamento Interpessoal:
    A natureza e o processo da comunicação. A escuta. Comunicação verbal e não verbal. As barreiras físicas e interpessoais. Os conflitos interpessoais e de grupo. A importância da comunicação no desenvolvimento das habilidades necessárias ao sucesso pessoal e profissional. As relações interpessoais entre os indivíduos. Tensão pessoal e no emprego. Assertividade e as relações em grupo. Exercícios vivenciais para Integração dos participantes. (20 h/a)

    • Ética Empresarial e Responsabilidade Empresarial:
    A ética e a moral: moral social e ética empresarial. A importância da ética na tomada de decisões. O Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional: Valores e Missão. Análise de Códigos de Ética de Empresas de vários setores: características e aplicabilidade. Responsabilidade Social nos negócios: conceito e abrangência. A visão estratégica da Responsabilidade Social. Balanço Social: instrumento de análise da cidadania corporativa.  O papel do Gestor de Pessoas na relação entre Ética e Responsabilidade Social. (20 h/a)

    • Processo Decisório:
    Natureza da decisão, decisões estratégicas, fluxos de informação. Modelos para tomada de decisão. Fatores intervenientes no processo decisório. Aspectos políticos, técnicos e psicológicos. Intuição na tomada de decisão. Decisão negociada. (20 h/a)

    Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista:
    Concepção sistêmica das relações do trabalho. O sistema de relações do trabalho em nível de país e de empresa. Implicações para o papel do profissional de RH. Os principais tipos de sistemas, com destaques para o negocial e o estatutário. O Sistema Brasileiro de Relações do Trabalho: origens, desenvolvimento, atualidade e tendências. O processo da negociação coletiva do trabalho: construção do cenário, organização, planejamento, realização da negociação e administração e avaliação do acordo. (20 h/a)

    • Metodologia Científica:
    Metodologia básica das ciências sociais, com destaque para pesquisa. Conceito e estruturação de uma pesquisa: a construção do objeto. O tema da pesquisa, o problema, a hipótese, os procedimentos de investigação e instrumentos de coleta de dados. Análise qualitativa e quantitativa de dados. Características do Trabalho Científico. Fundamentos básicos para elaboração da pesquisa e do relatório. Elaboração do trabalho científico. Citações Bibliográficas. (30 h/a)

    • Monografia de Conclusão de Curso:
    A Monografia de Conclusão é um trabalho de caráter obrigatório, a ser desenvolvido ao longo do Curso, sob orientação de professor designado pela Coordenação do Curso, abordando tema específico da área de especialização. (100 horas)
     

Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de receber informações sobre mba em gestão de pessoas, como preço, horários, início, grade e professores. "

Priscila para MBA em Gestão de Pessoas

São Paulo

"Gostaria de saber se vocês tem o curso gestão de pessoas e qual é o valor da mensalidade? "

Jaqueline para MBA em Gestão de Pessoas

São Paulo

"A duração da pós de gestão de pessoas é de 18 meses? Eu gostaria de saber se teria a possibilidade de adaptar o horário por exemplo fazer a pós mais vezes ao mês e terminá-la em um ano. "

Luana para MBA em Gestão de Pessoas

São Paulo

Outro curso relacionado com mba - master of business administration