Mestrado em Controladoria Empresarial

Solicitar informações

Análise do educedu

Pedro Fernandez

Mestrado em Controladoria Empresarial

  • Modalidade Aulas presenciais e com a realização na sede em São Paulo.
  • Duração A carga horária é disponibilizada diretamente na instituição.
  • Certificado oficial A universidade outorga um diploma de Mestre em Controladoria Empresarial.
  • Considerações A formação busca capacitar o profissional no que há de mais avançado dentro desse segmento. Teorias e práticas do ramo incluem matérias como Análise de Cenários Econômicos, Contabilidade Empresarial e Societárias,Direito Empresarial e Tributário, Estratégia Empresarial,Matemática Financeira e Estatística Aplicada,Administração do Capital de Giro, entre outras.
  • Dirigido a Para todos os profissionais graduados que desenvolvam atividades nas áreas de Controladoria, Contabilidade, Finanças, Custos ou afins, em empresas e entidades dos setores de Serviço, Indústria, Comércio e Alta Tecnologia, que tratem com alta complexidade em suas operações e decisões.
  • Área de atuação Todas as empresas com fins lucrativos ou não e de setores públicos ou privados.

Mestrado em Controladoria Empresarial

  • Objectivos O Mestrado Profissional em Controladoria Empresarial tem como objetivo a formação de pós-graduados na área de Controladoria para se desenvolverem como executivos ou assessores de elevado padrão de desempenho, capacitados para gerir informações estratégicas e operacionais objetivando a geração de valor para tornar a empresa mais competitiva.



    Entende-se a Controladoria como a área ou função da empresa que tem como finalidade identificar, mensurar, avaliar e comunicar as informações necessárias para o planejamento, execução e controle de ações que visem a criação de valor para a empresa. Em síntese, a Controladoria é entendida como responsável pela agregação e disponibilização das informações necessárias ao processo decisório dos stakeholders e pelo estabelecimento das bases para a concepção, construção e manutenção dos Sistemas de Informações Contábeis (SIC) nas empresas.



    A área de concentração do Mestrado Profissional é Controladoria Empresarial desdobrada duas linhas de pesquisas: Contabilidade para usuários internos e Contabilidade para usuários externos, através das quais são desenvolvidos os projetos de pesquisa dos professores e dos alunos. As disciplinas do Curso também se vinculam a essas linhas de pesquisa.
  • Dirigido a profissionais que desenvolvem atividades na área de controladoria, contabilidade, finanças, custos ou afins, em empresas e entidades dos setores de serviço, indústria, comércio e alta tecnologia, que tratem com alta complexidade em suas operações e decisões.
  • Titulação Mestre em Controladoria Empresarial
  • Conteúdo Linhas de Pesquisa
    Linha de Pesquisa: Contabilidade para Usuários Internos
     
    Objetivo e Temas de Estudos
    Esta linha compreende a identificação, mensuração e divulgação das informações contábeis destinadas aos usuários internos, voltada identificar e mensurar as informações contábeis visando a potencializar o seu uso, de maneira a otimizar recursos e agregar valor para as empresas. Para isso, utiliza-se uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar correlacionando fundamentos das áreas de psicologia, sociologia, economia e filosofia com os da contabilidade gerencial e seus respectivos usos empresariais.
     
    Esta linha de pesquisa contempla três temáticas abaixo destacadas, com os respectivos temas a seguir indicados:
     
    Medição de performance empresarial:
     
    Esta temática busca estudar os seguintes temas: balanced scorecard, mensuração de ativos intangíveis; metodologias de gestão integrada de riscos e sua relação com desempenho empresarial, mensuração dos custos e seus impactos, orçamento empresarial e seus relacionamentos organizacionais.
     
    Comportamento e contabilidade:
     
    Esta temática busca o estudo de temas como: processo decisório em ambientes de informação contábil, perfil dos usuários e dos profissionais da contabilidade e seu relacionamento com a informação contábil, competências dos contadores e seus relacionamentos. 
     
    Controladoria no ambiente institucional:
     
    Esta temática busca o estudo de temas como: cultura e o uso dos instrumentos de planejamento e controle, a relação de poder e a contabilidade, motivações e dificuldades do uso de instrumentos de contabilidade gerencial nas organizações, entre outros temas.
     
     
    Linha de Pesquisa: Contabilidade para Usuários Externos
     
    Objetivo e Temas de Estudos
    Esta linha compreende a identificação, mensuração e divulgação das informações contábeis destinadas aos usuários externos. Está focada em analisar como a informação contábil afeta e é afetada pelos interesses difusos dos agentes nos ambientes econômico, político, social e legal. Para atingir esse objetivo a linha utiliza uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar correlacionando conhecimentos da contabilidade com os das áreas de administração, economia, psicologia e sociologia.
     
    Essa linha de pesquisa contempla três temáticas abaixo destacadas, com os respectivos temas:
     
    Regulamentação Contábil:
     
    Esta temática busca estudar o conjunto das medidas legais ou regulatórias que interferem nas práticas e procedimentos da contabilidade de uma entidade. São abordados diversos assuntos tais como: normas nacionais e internacionais emitidas pelos organismos reguladores da contabilidade, legislação tributária, legislação comercial e societária, funcionamento do mercado financeiro e de capitais, auditoria, entre outros temas.
     
    Qualidade da Informação Contábil:
     
    Esta temática busca identificar e avaliar os fatores endógenos e exógenos que afetam a informação contábil reportada ao público externo, bem como, os relatórios da contabilidade que interferem no processo de avaliação e/ou decisão dos usuários. São abordados diversos assuntos tais como: escolhas contábeis, características da informação contábil, c
    O Curso destina-se aos profissionais que desenvolvem atividades na área de controladoria, contabilidade, finanças, custos ou afins, em empresas e entidades dos setores de serviço, indústria, comércio e alta tecnologia, que tratem com alta complexidade em suas operações e decisões.
     
    onservadorismo, persistência, value relevance, disclosure, teoria da agência, governança corporativa, ativos intangíveis, aspectos comportamentais sobre a informação divulgada, entre outros temas.
     
    Valuation e Informação Contábil:
     
    Esta temática busca estudar a relação entre as informações contábeis e valor de mercado dos títulos financeiros (ações e dívidas) emitidos por uma empresa. São abordados diversos assuntos tais como: análise econômica e financeira das empresas, análise fundamentalista, análise técnica, instrumentos financeiros, risco e retorno, modelos contábeis para precificação de ativos, entre outros temas.
     
    A partir dessas linhas de pesquisa e de seus respectivos temas ocorre a escolha do tema da dissertação do aluno. Essa escolha será feita após a admissão do candidato no Programa, não sendo aceitos temas prévios ou que não tenham conexão com aqueles das linhas de pesquisas.

Outro curso relacionado com auditoria de qualidade