Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

Solicitar informações

Análise do educedu

Klivia Silva

Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

  • Modalidade O curso é presencial.
  • Duração O curso é completado com 2 anos distribuidos em 24 meses.
  • Certificado oficial O aluno ganha um diploma de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas quando finaliza o curso.
  • Considerações Durante o mestrado o aluno desenvolve seu potencial como profissional conhecendo e acompanhando os principais avanços da gestão e das políticas públicas no país e em outros contextos, se capacitando a gestor de políticas públicas na perspectiva de consolidar as capacidades e habilidades de reflexão analítica e sintética relacionadas com o planejamento, implementação e avaliação.
  • Dirigido a É direcionado aos graduados em cursos de Licenciatura ou Graduados em áreas que exerçam atividades no campo de gestão pública.
  • Área de atuação O gestor poderá trabalhar em empresas e organizações públicas federal, estadual e municipal.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

  • Objectivos O Programa foi criado com a perspectiva geral de apresentar aos profissionais ligados à gestão pública (estatal e não estatal) e/ou à comunidade acadêmica, a possibilidade de aprofundamento e atualização de conhecimentos de base multidisciplinar, em caráter teórico e empírico, que venham a contribuir para o exercício das suas atividades profissionais, possibilitando contato com as mais recentes técnicas, métodos e doutrinas aplicáveis ao processo geral da atividade pública.

    Em termos específicos, busca-se:

    Criar e aperfeiçoar competências acadêmicas e técnicas em Gestão de Políticas Públicas e formar profissionais qualificados para atuação nesta área de conhecimento;

    Formar profissionais capazes de aplicar, de forma conjunta e integrada, conhecimentos multidisciplinares oriundos das diversas disciplinas que integram o Programa em Gestão de Políticas Públicas;

    Formar gestores públicos capazes de implementar políticas e de gerenciar atividades e projetos setoriais, a partir de uma visão integrada e sistêmica dos processos político-administrativos;

    Produzir e disseminar conhecimento na área da gestão de políticas públicas por meio de publicações científicas, debates, seminários e de outros eventos envolvendo a própria população, a sociedade civil organizada e, em particular, o poder público;

    Envolver progressivamente alunos da graduação nos projetos de pesquisa do Programa;

    Ampliar a interface da Universidade do Vale do Itajaí com as administrações públicas e organizações não governamentais do estado de Santa Catarina, tendo em vista a formação de recursos humanos altamente qualificados para a atividade profissional da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas;

    Fornecer instrumentos de capacitação teórica e prática àqueles profissionais ligados aos setores públicos e privados ou organizações não governamentais com interesse em focalizar problemas específicos da relação entre Estado, sociedade;

    Promover a reflexão e fornecer instrumentos e capacitação teórica e prática para a inserção do enfoque ambiental na formulação, avaliação e implementação de políticas públicas;

    Suprir a necessidade regional de um centro multidisciplinar de estudos sobre formulação, implementação e avaliação de políticas públicas;

    Promover a reflexão sobre formas inovadoras e democráticas de gestão pública que possam contribuir para o equacionamento eficaz das demandas sociais.
  • Conteúdo
    As Políticas Públicas constituem temas de estudo com recortes reconhecidamente amplos, complexos e sujeitos a várias abordagens teóricas e epistemológicas. Numa perspectiva bastante ampla, pode-se conceber esta área como o estudo das formas de ação pública (estatal e não estatal) concernente ao diagnóstico e/ou resolução dos problemas derivados da vida em sociedades complexas.

    Tais características fazem com que o estudo das políticas públicas seja um objeto multidisciplinar por excelência, transcendendo assim os recursos epistemológicos, teóricos e analíticos restritos às tradicionais disciplinas que têm se dedicado, mais ou menos isoladamente, à reflexão sobre este tema (por exemplo, a ciência política e a ciência da administração). O recurso analítico exclusivo a um ou mais dessas disciplinas ou áreas do conhecimento não abarca de forma satisfatória a profundidade e multiplicidade de questões emanadas do objeto central.

    Essa concepção acerca do objeto pautou a criação do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (PMGPP). O desafio que se coloca é o de contemplar e analisar a complexidade das questões referentes à gestão de políticas públicas a partir de vários eixos teóricos e analíticos, mas tanto quanto possível costurados metodologicamente pela abordagem multidisciplinar.

    Diante das diferentes possibilidades teórico-metodológicas de estudo das políticas públicas, o PMGPP optou por desenvolver sua atuação na área de concentração "Gestão de Políticas Públicas: instituições, cultura e sustentabilidade". A proposta de uma única área justifica-se pela reconhecida transversalidade temática e epistemológica das três dimensões citadas acima. Essa área de concentração é uma síntese articulada dos diferentes enfoques analíticos desenvolvidos pelo corpo docente em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

    Os temas importantes que justificaram a criação do PMGPP, tais como os novos papéis do Estado e a problemática ambiental, estão cada vez mais revitalizados e imbricados no plano de suas manifestações concretas. Isso, se por um lado corrobora a proposta inicial do Programa, nos força, por outro, a maior reflexão e aprofundamento sobre o tema das políticas públicas.



    Bases legais
    O Projeto segue os critérios da Portaria 007/09 do Ministério da Educação/ CAPES, que configura o Mestrado Profissional de forma diversa do Mestrado Acadêmico, embora “outorgue ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrado acadêmico”.

    O Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas teve a recomendação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, informada no ofício nº 526/2004/CTC/CAPES de 21 de dezembro de 2004 e está inserido na área de conhecimento “interdisciplinar”.

    É regulamentado também por instrumentos normativos internos da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, que seguem:

    - Resolução 008/CONSEPE/01, de 08 de fevereiro de 2001, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIVALI;

    - Regimento Específico do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas - PMGPP/UNIVALI.

    Estrutura e Funcionamento  

    O Programa tem uma estrutura acadêmica semestral, organizada em torno de um Colegiado. Seu funcionamento está regulamentado no Regimento anexo.

    Todos os requerimentos tais como: trancamento, desligamento, validação de disciplina, reavaliação de trabalhos, orientação e co-orientação, justificativa de faltas, prorrogação, expedição de diploma, etc, deverão ser protocolados na secretaria do Programa, mediante pagamento de protocolo em determinados casos específicos

Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de conhecer os períodos de inscrição e períodos de aula presencial, e ainda valores. Me interessa muito o tema pois trabalho com políticas públicas, na condição de executor, dirigente de uma organização social, meus trabalhos se estendem a todo o brasil, inclusive em Santa Catarina. "

Valdinei para Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

Goiás Estado

"Solicito informações a respeito do Mestrado em Gestão de Políticas Públicas. Qual o horário de aulas, e qual a necessidade presencial em Itajaí/SC? Qual o valor do curso? É reconhecido pela Capes? "

Valmir para Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

São Paulo

"Estou muito interessada em fazer esteMestrado em Gestão de Políticas Públicas, porém gostaria de saber o valor e o horário/dias de semana do curso. Sou funcionária pública há 12 anos e me interesso muito pela área. Também gostaria de saber se há alguma forma de bolsa de estudos ou algum programa que possa nos ajudar a custear o mestrado."

Luciane para Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

Santa Catarina

"Solicito informações a respeito do valor pago em parcelas e caso for a vista qual o valor do desconto. Há provas curriculum lattes, prova escrita e entrevista para adentrar no mestrado? Se houver quando serão o início das aulas e local? Fiz uma disciplina como aluna especial na Ufsc tem como aproveitá-la? Qual a carga horária completa? Conceito do CNPQ para este curso? "

Elisabeth para Mestrado em Gestão de Políticas Públicas

Santa Catarina

Outro curso relacionado com políticas públicas