Pós-graduação em Design de Interação

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Análise do educedu

Klivia Silva

Pós-graduação em Design de Interação

  • Modalidade A pós-graduação em Design de Interação é ministrada presencialmente na sede do curso.
  • Duração O curso completo tem 360 horas.
  • Certificado oficial Ao término do curso o aluno recebe um diploma com título de Especialista.
  • Considerações O curso mantém um constante páreo entre a teoria e a prática, exercitando tanto a capacidade criativa quanto a crítica do aluno. Capacitando profissional a uma visão humanística do Design, mostrando como fazer planejamento, criação e desenvolvimento com a expressividade da área do Design Interativo.
  • Dirigido a É direcionado aos profissionais que são formados em tecnologia em geral, comunicação e design que estejam interessados melhorar o cotidiano do trabalho.
  • Área de atuação Podem encontrar empregos no crescente ramo de Design, como Agências de Publicidade e Design, ou desenvolvendo websites, PDAs, jogos eletrônicos, softwares e layouts em geral.

Pós-graduação em Design de Interação

  • Objectivos Objetivos: Capacitar profissionais para a pesquisa e desenvolvimento de projetos interativos a partir da visão humanística do Design. Objetivos específicos: Capacitar para a criação, planejamento, prototipação e avaliação de artefatos interativos; Desenvolver a expressividade no uso de linguagens interativas; Desenvolver projetos que explorem as possibilidades da interatividade para melhorar a qualidade de vida; Situar a prática do design em processos mais amplos, de caráter social, econômico e político;
  • Dirigido a Profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação, Comunicação e Design e estejam interessados nas possibilidades que a tecnologia oferece para melhorar o cotidiano do trabalho, da arte e da vida.
  • Conteúdo

    Realização: Sábado e domingo (um fim de semana por mês)

    Horário: sábados das 8:30 às 17:30 e domingos das 8:30 às 16:30

    Duração da pós-graduação: 18 meses

    O curso pode ser feito em três modalidades:
    •    Pós-graduação Lato-Sensu (formandos e graduados em nível superior)
    •    Especialização Profissional (não é necessário graduação em nível superior)
    •    Modular para quem deseja cursar disciplinas específicas

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    Módulo I – Tecnologia e Sociedade:

    Fundamentos do Design de Interação

    Correntes teóricas, princípios, elementos, metodologias, ferramentas, processos.
    -    Designing Interactions. Bill Moggridge, MIT Press, 2007
    -    Designing for Interaction: Creating Smart Applications and Clever Devices. Dan Saffer, New Riders, 2006
    -    Thoughtful Interaction Design. Lowgren e Stolterman, MIT Press, 2004

    Cultura e Novas Mídias

    Web 2.0, mídia interativa, sociedade da interação.
    -    Planeta Web 2.0. Inteligencia colectiva o medios fast food, Romaní e Kuklinski, 2007
    -    Wikinomics. Tapscott e Williams, Nova Fronteira, 2006
    -    A Cauda Longa. Chris Anderson, Campus, 2006
    -    A nova desordem digital. David Weinberger, Campus, 2007

    Sociologia da Técnica

    Tecnologia e sociedade, política dos artefatos, apropriação tecnológica, acessibilidade.
    -    Acting with Technology: Interaction Design and Activity Theory. Kaptelinin e Nardi, MIT Press, 2006
    -    What Things Do. Peter Paul Verbeek, PennState Press, 2005

    Metodologia da Pesquisa em Design

    Paradigmas científicos, metodologia de projetos, métodos e técnicas de pesquisa.
    -    The Elements of User Experience. Jesse James Garret, New Riders, 2002
    -    Subject To Change: Creating Great Products & Services for an Uncertain World, Peter Merholz, 2008


    Módulo II – Recepção de Artefatos:


    Design, Arte e Tecnologia

    Experimentação artística, tecnologias interativas, arte contemporânea, netart.
    -    Hertzian Tales. Dunne, MIT Press, 2006
    -    Digital Culture. Charlie Gere, Reaktion Books, 2004

    Mobilidade e ComputaçãoPervasiva

    Redes tecnosociais, sociologia urbana, computação ubíqua, tecnologia e cotidiano.
    -    Digital Ground: Architecture, Pervasive Computing, and Environmental Knowing. MIT Press, Malcolm McCullough, 2005
    -    Shaping Things. Bruce Sterling, MIT Press, 2005
    -    Everyware: The Dawning Age of Ubiquitous Computing. Adam Greenfield, New Riders, 2006

    Antropologia Visual

    Etnografia, registro audiovisual,fotografia, observação participante.
    -    Thoughtless Acts? Observations on Intuitive Design. Jane Fulton Suri, 2005
    -    Design Documentaries: Using documentary film to inspire design. PHD Thesis, Bas Raijmakers, 2007
    -    Visual Anthropology: Photography as a Research Method. Collier

    Ergonomia e Usabilidade

    Ergonomia cognitiva, heurísticas e diretrizes, técnicas de avaliação de interfaces.
    -    O Design do Dia-a-Dia. Donald Norman, Rocco, 2007
    -    Não me Faça Pensar. Steve Krug, Alta Books, 2006
    -    Usability Engineering. Jakob Nielsen, 1993
    -    Handbook of Usability Testing. Jeffrey Rubin, 1994
     

    Módulo III – Produção de Artefatos

    Design de Interface

    Padrões de interação, percepção, técnicas de design da informação, iconografia.
    -    Designing Interfaces. Jenifer Tidwell, O´Reilly, 2006
    -    About Face 3: The Essentials of Interaction Design. Alan Cooper, Willey, 2007
    -    Envisioning Information. Edward Tufte, Graphic Press, 1990

    Linguagem e Hipermídia

    Semiótica, hipertexto, figuras de linguagem, leitura/escrita, comunicabilidade.
    -    Cultura da Interface. Steven Johnson, Jorge Zahar, 2001
    -    Navegar no ciberespaço: O perfil cognitivo do leitor imersivo. Lucia Santaella, Paulus, 2004
    -    Hacer Clic: Hacia una Sociosemiotica de Las Interfaces Digitales. Carlos Scolari, Gedisa, 2005
    -    Thoughts on Interaction Design. John Kolko, Brown Bear LLC, 2007

    Técnicas de Prototipação I

    Prototipação de baixa fidelidade, técnicas de criatividade, modelagem.
    -    Sketching User Experiences. Bill Buxton, Morgan Kaufmann, 2007
    -    Paper Prototyping: The Fast and Easy Way to Design and Refine User Interfaces, Morgan Kaufmann, 2003

    Técnicas de Prototipação II

    Prototipação de hardware, introdução à eletrônica, análise de circuitos, computação física.
    -    Making Things Talk: Practical Methods for Connecting Physical Objects. Tom Igoe, Make Books, 2007
    -    Physical Computing: Sensing and Controlling the Physical World with Computers, Igoe e Sullivan, Course Technology PTR, 2004

    Projeto de Interação
    Planejamento, criação e desenvolvimento de artefatos interativos.
    -    Design de Interação. Preece, Sharp e Rogers, Bookman, 2005
    -    About Face 3: The Essentials of Interaction Design. Alan Cooper, Willey, 2007


    Disciplinas e Carga Horária

    Módulo I - Tecnologia e Sociedade 
    * Fundamentos do Design de Interação: 40
    * Cultura e Novas Mídias: 16
    * Sociologia da Técnica: 24
    * Metodologia da Pesquisa em Design: 24
     
    Módulo II - Recepção de Artefatos Tecnológicos
    * Design, Arte e Tecnologia: 24
    * Mobilidade e Computação Pervasiva: 24
    * Antropologia Visual: 32
    * Ergonomia e Usabilidade: 16
     
    Módulo III - Produção de Artefatos Tecnológicos
    * Técnicas de Prototipação I: 24
    * Técnicas de Prototipação II: 44
    * Design de Interface: 16
    * Linguagem e Hipermídia: 16
    * Projeto da Interação: 60
     
     
    Carga horária: 360hs

    Inscrição: R$ 80,00

    Valor: 17 X 490,00

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