Pós-graduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Solicitar informações

Análise do educedu

Pablo Nieves

Pós-graduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

  • Modalidade O curso se realiza online.
  • Duração O curso tem duração de 360 horas.
  • Certificado oficial Ao concluir o curso o aluno será especialista no Ensino de Filosofia no Ensino Médio.
  • Considerações O ensino superior no Brasil tem sido reformulado para estimular os critérios humanísticos na formação de cidadãos voltados para o bem comum, com especialização profissional em campos sensíveis às mudanças de um mundo globalizado. Este curso tem como objetivo a formação de profissionais competentes e com habilidades para enfrentarem os desafios encontrados nesse setor, relacionados tanto com os processos de administração como de gestão do ambiente escolar, bem como à docência nos diferentes níveis de ensino.
  • Dirigido a Formação direcionada a graduados em Filosofia e áreas afins.
  • Área de atuação O profissional pode desenvolver sua carreira em âmbito acadêmico como pesquisador científico ou como professor no Ensino Superior ou Médio.

Pós-graduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

  • Conteúdo Ensino de Filosofia no Ensino Médio

    Pós-Graduação
    Formação
    : lato sensu
    Modalidade: EAD
    Próxima turma: Abril 2018

    O Curso:

    O curso de especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio tem como objetivo discutir e aprofundar conhecimentos relacionados ao assunto, formando profissionais capacitados e comprometidos com a formação humana, a partir de discussões teórico-metodológicas sobre a filosofia como disciplina curricular. O ensino de Filosofia no ensino regular passou por várias modificações ao longo dos anos. Em 1961 (com a Lei nº 4.024/61), a filosofia deixou de ser obrigatória e, a partir de 1971 (com a Lei nº 5.692/71), época do regime militar, praticamente desapareceu das escolas. Voltou a figurar como disciplina obrigatória no Ensino Médio em 1996, com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96).

    O curso configura-se como um importante espaço para a construção de discussões e reflexões sobre questões cruciais da filosofia, tais como lógica, ética e cidadania, em articulação com questões relacionadas ao trabalho do professor.

    Busca-se, ao longo do curso, pensar contribuições teórico-metodológicas para um ensino de filosofia dinâmico e interativo, pautado no diálogo entre professor e aluno, na interdisciplinaridade e transversalidade curricular, refletindo também sobre as relações entre filosofia e cotidiano.

    Mercado de Trabalho:

    A especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio se propõe a oferecer uma oportunidade de crescimento aos profissionais que atuam na área de filosofia em instituições educacionais. O curso pretende dar ao profissional um panorama sobre a filosofia como uma disciplina agora obrigatória no Ensino Médio, debatendo os conteúdos e as práticas de ensino voltados à área.

    Público-alvo: Graduados em Filosofia, Pedagogia ou em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de interessados em Docência de Filosofia no Ensino Médio.

Outro curso relacionado com filosofia