Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

Solicitar informações

Análise do educedu

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

  • Modalidade A modalidade do curso é Educação a Distância.
  • Duração A informação não está disponível.
  • Certificado oficial Título de pós-graduação emitido pela instituição.
  • Considerações A Pós-Graduação em Métodologia do Ensino de Ciência e Matemática da FAEL - Faculdade Educacional da Lapa considera o ensino de Matemática e Ciências a partir de uma visão inter e transdisciplinar integrada ao projeto pedagógico da escola, busca preparar os profissionais do ensino fundamental e médio para uma atuação transformadora na sala de aula na área das Ciências Exatas e Biológicas.
  • Dirigido a Graduados em Biologia, Matemática, Ciências de 1º Grau, Licenciaturas em geral com áreas afins e profissionais dos diversos ramos de atuação na Educação Básica, portadores de diploma de curso superior, que exerçam ou que queiram seguir a carreira docente.
  • Área de atuação Bancos, instituições financeiras e consultorias são empresas que contratam esse profissional. Na área da docência, há carência de professores no Norte, no Centro-Oeste e no Nordeste.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

  • Objectivos Compreender a importância do ensino de Matemática e Ciências a partir de uma visão inter e transdisciplinar integrada ao projeto pedagógico da escola. Capacitar os profissionais do ensino fundamental e médio para uma atuação transformadora na sala de aula na área das Ciências Exatas e Biológicas. Possibilitar qualificação do professor de Matemática e Ciências, com metodologias inovadoras e novas tecnologias aplicadas para a Educação Básica. Estudar as diversas propostas didático-pedagógicas para o ensino da Matemática e Ciências, no intuito de revisar os conteúdos do ensino fundamental e médio, para a construção de novas abordagens metodológicas.
  • Dirigido a Graduados em Biologia, Matemática, Ciências de 1º Grau, Licenciaturas em geral com áreas afins e profissionais dos diversos ramos de atuação na Educação Básica, portadores de diploma de curso superior, que exerçam ou que queiram seguir a carreira docente.
  • Titulação Pós-Graduação em Métodologia do Ensino de Ciência e Matemática
  • Conteúdo Módulo Específico

    Metodologia da Pesquisa Científica (multimídia)
    Pesquisa e ação educativa. Aspectos teóricos da pesquisa qualitativa e quantitativa aplicada à educação. Reflexões sobre a atividade do gestor no contexto escolar. Estudo de caso de uma problemática do cotidiano escolar. Elaboração de monografia.

    Tendências Metodológicas em Ciências
    Controvérsias metodológicas e condições externas geradoras dos modelos clássicos da história do ensino de Ciências. Concepções de Ciência, Ambiente, Educação e Sociedade subjacentes aos principais modelos de ensino de Ciências. Papel do ensino de Ciências no nível fundamental e Inter-relações com os demais componentes curriculares. Modelos de currículo na educação contemporânea. Evolução e perspectivas futuras no ensino de ciências.

    Tendências Metodológicas em Matemática
    Controvérsias metodológicas e condições externas geradoras dos modelos clássicos da história do ensino de matemática. Concepções de Ciência e matemática, Ambiente, Educação e Sociedade subjacentes aos principais modelos de ensino de matemática. Papel do ensino de matemática no nível fundamental e Inter-relações com os demais componentes curriculares. Modelos de currículo na educação contemporânea. Evolução e perspectivas futuras no ensino de matemática.

    Fundamentos Epistemológicos em Ciências
    Fundamentos teóricos e metodológicos dos conceitos das ciências naturais na educação básica. Reflexão sobre situações cotidianas que envolvam noções de ciência como suporte para a aprendizagem significativa. Ciências naturais e aprendizagem baseada em problemas. Fundamentos Epistemológicos em Matemática
    Fundamentos teóricos e metodológicos dos conceitos matemáticos e das ciências naturais. Reflexão sobre situações cotidianas que envolvam noções de ciência e notações matemáticas como suporte para a aprendizagem significativa. Matemática numa aprendizagem baseada em problemas.

    Tópicos Especiais em Ciências
    Apoio teórico-metodológico para o ensino de ciências. Perfil para o campo de trabalho. Perfil para o corpo docente. Versatilidade no ensino de ciências. Melhorias da prática pedagógica em ciências. Instrumental teórico-prático e estratégias didático-pedagógicas para compreensão a apreensão do processo de conhecimento na área de ciências.

    Tópicos Especiais em Matemática
    Apoio teórico-metodológico para o ensino de matemática. Perfil para o campo de trabalho. Perfil para o corpo docente. Versatilidade no ensino da matemática. Melhorias da prática pedagógica em matemática. Instrumental teórico-prático e estratégias didático-pedagógicas para compreensão e apreensão do processo de conhecimento na área de matemática. Mecanismos para despertar o interesse do aluno na aprendizagem da ciência matemática.
Solicitar informações

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber como funcionam os vossos cursos. Se são reconhecidos pelo MEC, modalidade de frequência, se totalmente a distância ou semi presencial, valor de anuidade/mensalidades, tempo de duração do curso, modalidade de inscrição, modalidade de estudo e algo mais para esclarecer totalmente o assunto. "

Wille para Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

Paraná

"Sou angolano licenciado(graduado) em Ciências da Educação na opção "Matemática". Trabalhador há 17 anos no Ministério da Educação, pretendendo agora continuar os estudos na vossa universidade atendendo a possibilidade e facilidade que disponho de momento através do ministério Assim solicito que me seja enviada uma carta de aceitação(como premissa para a cedência da bolsa pelo inabe-angola) para frequência de um mestrado na área de educação em regime de semi_presencial.a "

Bastos para Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Ciências e Matemática

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com matemáticas, matemáticas aplicadas