Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais

Solicite informação sem compromisso Fafic - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Klivia Silva

Klivia Silva

Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais

  • Modalidade
    O curso de graduação é presencial.
  • Duração
    A graduação possui a duração total de 10 períodos.
  • Certificado oficial
    Um diploma de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais será entregue ao aluno ao finalizar o curso.
  • Considerações
    O curso de graduação em Ciências Jurídicas e sociais visa formar como Bacharéis em Direito profissional com o conhecimento e as habilidades necessárias para entender e resolver os problemas inerentes à disciplina jurídica, com uma forte consciência social, baseado nos princípios de: justiça, equidade, bom comum da paz e social.
  • Dirigido a
    A graduação poderá ser realizado por todos os egressos do ensino médio
  • Área de atuação
    O egresso poderá trabalhar em escritórios de advocacia, prestando assessoria ou realizar um concurso público.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais - Presencial - Cajazeiras - Paraíba

  • Objectivos
    O Curso de Ciências Jurídicas e Sociais deverá oferecer condições para a formação de um bacharel diferenciado e habilitado para atuar nas mais variadas profissões jurídicas, com profundo senso de consciência política e social em sólidas bases cristãs, de modo a ser não apenas capacitado para o exercício profissional, mas também um cidadão apto a promover e entender as transformações sociais, nessa perspectiva deve:

    Formar cidadãos crítico reflexivo, abertos ao diálogo; assegurar ao discente a capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos com o domínio de princípios doutrinários; contribuir para a formação humanística, técnico-jurídica e prática do acadêmico; possibilitar o domínio dos fundamentos, evolução e conteúdo do ordenamento jurídico vigente; proporcionar ao aluno a participação ativa no processo didático e nas situações práticas do aprendizado do Direito, com valorização veemente da pesquisa e da extensão.
  • Conteúdo
    A concepção ideológica do Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais evidencia-se pela interpretação e aplicação do Direito, conforme as necessidades sociais, com a proposta de solucionar conflitos e preservar o equilíbrio social. A criação de um curso de Direito na FAFIC , visa, sobretudo, atender à demanda social, local e regional, oferecendo um curso de qualidade, compatível com as exigências do mercado de trabalho e com os compromissos sociais da região em que está localizado.

    Nos diversos segmentos da sociedade, a Ciência Jurídica apresenta-se como monitora dos entraves sociais, atenta às mudanças com força de intervenção sobre essas, como meio eficaz de garantir que esse desenvolvimento não seja agressivo a uns e complacente a outros, mas justo desde suas bases até o seu desfecho.

    A complexidade das relações sociais, decorrentes das rápidas transformações em todos os setores da sociedade, tem determinado constantes transformações no ordenamento jurídico que tornam necessários a expansão e o aprofundamento do estudo das ciências Jurídicas e Sociais, formando cidadãos capazes de contribuir para a interpretação e aplicação do Direito de forma justa e equitativa.

    A experiência da IES na produção de conhecimentos  vinculados ao estudo das Ciências Sociais, com sólidas bases teóricas, possibilita condições para o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação do profissional jurídico e cumprimento do perfil e exigências do Curso de Direito na Região.

    MERCADO DE TRABALHO

    Os sinais da pós-modernidade com iniciativas diversas, respeito às diferenças, integração dos povos, discussões ambientais, defesa dos direitos coletivos e individuais, biodireito, propriedade intelectual, segurança do menor e outras realidades emergentes no mundo hodierno, amplia cada vez o mercado de trabalho na esfera jurídica.

    A dinamicidade do mercado de trabalho comporta inúmeras áreas de atuação e especialização jurídica. Isso traz uma característica forte para o curso que é a versatilidade do exercício do Direito, com diversas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho. O profissional da área jurídica conta com um campo vasto e cada vez mais crescente de atuação principalmente com a emergência cada vez maior de transformações e mudanças que provoca uma demanda para solução de conflitos e participação cidadã com direitos assegurados nas legislações pertinentes em cada caso.

    Além da participação efetiva como agente e operador do Direito, há também a possibilidade de participação em concursos de magistraturas, Ministério Público, Procuradoria, Defensoria, Órgãos de Segurança.

    PERFIL DO EGRESSO

    É imprescindível em todo e qualquer curso superior a formação não somente do profissional técnico, mas um profissional-cidadão. Esta é uma exigência atual de marcado. Além disso, o profissional-cidadão não deve ser apenas um instrumento de transmissão de conhecimento e informação, mas um agente de transformação do meio em que se encontra, produzindo conhecimento e, através desse, contribuir para uma melhor qualidade de vida, tanto no âmbito individual como coletivo.

    O egresso do Curso de Direito da FAFIC deverá abordar em sua prática profissional uma perspectiva interdisciplinar para análise do Direito através da inter-relação existente entre esta ciência e as demais humanidades; um senso ético; uma capacidade de produção crítica e uma visão atualizada dos problemas brasileiros em relação com o processo de globalização.

    O Curso de Direito forma profissional com embasamento teórico e prático que lhes permita atuar nas diversas áreas jurídica. Capacidade de atuar com razões e argumentos, vivenciando princípios que lhes permita aplicar a lei de forma coerente e equitativa, livre das amarras da corrupção e do desrespeito aos valores humanos fundamentais. O egresso precisa articular e analisar um conjunto de idéias, teorias e conceitos que o caracteriza como um profissional intelectualmente preparado para a interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos.


Outro curso relacionado com direito societário / assessoria jurídica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |