Información

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - Um pouco de história

A ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE ENSINO, mantenedora da Faculdade Guilherme Guimbala, completou em março de 2009, quarenta anos de comprovada atuação na área educacional em Joinville, com grande influência para o desenvolvimento local e regional.

Joinville, pela operosidade de seus munícipes, tornou-se a Capital Industrial de Santa Catarina e um dos centros econômicos mais importantes do país. O quadro de evolução populacional do município e da sua área de influência, aliado ao seu desenvolvimento industrial, tornou-se na maior fonte arrecadadora de recursos do Estado, superando a própria capital, Florianópolis. Com o crescimento, grandes necessidades se fizeram sentir, principalmente na área educacional básica e da formação de mão-de-obra especializada. Para atender esta demanda, surgiu a Associação Catarinense de ensino com o objetivo de colaborar com o poder público na formação desta juventude ávida de aprender e se preparar para vida e para o trabalho, tendo sido fundada em 03 de março de 1969, sob o lema "DISCE DOCENDO ADHUC" (Aprende, enquanto ensinas), que, já naquela época, expressava o sentido mais atual da educação permanente.

Seu fundador, o eminente e saudoso Professor Dr. Guilherme Guimbala (+2002), marcou uma nova etapa de desenvolvimento para Joinville e Região. A 10 de julho de 1971, a Associação Catarinense de Ensino, por escritura pública, comprou da União Catarinense de Educação, o Colégio Marista de Joinville, construído numa área central da cidade.


Dr. Guilherme Guimbala

Inicialmente, preocupou-se em atender ao ensino de 1° Grau Regular e supletivo, através dos Colégios Técnico Joinvilense e Stella Magna. Posteriormente passou a atender também em nível de 2° Grau, incluindo cursos profissionalizantes. Destaque especial ao ensino supletivo, sendo a Instituição pioneira na sua implantação, em Joinville e na região, tão logo a aprovação da antiga LDB (Lei 5692/71). Tal curso possibilitou que operários das indústrias, impossibilitados de freqüentarem um curso regular, pudessem concluir a sua escolaridade em tempo reduzido. Na época, as maiores indústrias de Joinville trabalhavam na produção sob o regime de turnos. Para atender os alunos operários, os cursos supletivos da ACE mantinham também o regime de turnos. Quando o empregado mudava de turno na fábrica, mudava também de turno na escola. Atenção especial mereceu a Educação Infantil, com a implantação do Jardim de Infância Pequeno Príncipe, atualmente Centro de Educação Infantil, em funcionamento desde 1975.

Dos Cursos Superiores – cronologia de implantação

Em 1973, em função da necessidade local e regional de professores e especialistas em Educação, devidamente qualificados, a ACE obteve autorização para o funcionamento da Faculdade de Educação de Joinville, com o curso de Pedagogia que contemplava as habilitações de Magistério das Disciplinas Pedagógicas do 2° Grau – Magistério, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Atendidos os reclamos das áreas de ensino de 1° e 2° Graus e da área do magistério, a ACE procurou atender outras reivindicações da comunidade, com relação a novos cursos superiores. Assim, em 1980, obteve autorização para funcionamento do Curso de Direito, ministrado pela Faculdade de Direito de Joinville, preparando bacharéis não só para a área civil e criminal, mas com ênfase também em Direito Tributário e Legislação Fiscal, em função do mercado de trabalho para assessoria às empresas. Como novidade, ainda, incluía no currículo a disciplina de Direito Educacional. Hoje, o curso mantém o Núcleo de Prática Jurídica e a 1ª Unidade Avançada do Juizado Especial Civil da Comarca de Joinville, integrados à comunidade.

Em 1985, a ACE implantou mais uma de suas unidades de ensino superior, a Faculdade de Psicologia de Joinville, com ampla formação especializada nas áreas de psicologia clínica, escolar e organizacional.

Em 1986 foram implantados os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, da Faculdade de Ciências da Saúde de Joinville, com a referência de ter sido pioneira no Estado de Santa Catarina, nesta área da saúde e da reabilitação. Como resultado implantou-se também o Centro Pedagógico de Reabilitação de Joinville, com as Clínicas Integradas de Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que passou a atender convênios especiais, como o do Núcleo de Reabilitação do INSS e a comunidade local e regional.

Em 1996, acompanhando a evolução tecnológica, a ACE implantou o Curso de Ciências da Computação em nível de bacharelado, atualmente Sistemas de Informação, da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Joinville, cujo projeto tramitou no antigo CFE, desde 1989. Com um currículo moderno e atualizado, o curso conta com quatro excelentes laboratórios de informática e convênios com empresas de ponta em softwares, que permitem um programa impar de prática profissional que atende eficientemente o mercado de trabalho.

Desde 1985, por intermédio do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, a ACE ministra cursos de especialização (lato sensu), nas áreas de educação, psicologia, saúde e direito.

Em 20/02/2001, por decisão unânime da Câmara de Vereadores de Joinville, foi outorgada por aquela Colenda Casa de Leis, homenagem especial à Associação Catarinense de Ensino pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento sócio-econômico, educacional, cultural e histórico do Município, em sessão solene realizada em 01/03/2001.

Com esta gama de atividades, englobando seis cursos superiores, pós-graduação, centro de reabilitação, assistência jurídica e juizado especial civil, entre outras atividades de extensão, agora unificados sob a égide da FACULDADE GUILHERME GUIMBALA - FGG, para uma nova etapa de desenvolvimento.

Opiniões

3.9
83%
Professores
77%
Atendimento ao aluno
77%
Programa de ensino
76%
Material
76%
Instalações
Regiane Bayer
O corpo docente é excelente, há uma tradição da instituição em ter entre seus discentes grandes juristas, dentre os quais destacam-se juízes, desembargadores, promotores e grandes advogados, além de escritores e professores.

Graduação em Direito

Sylvio Vieira
A ACE é uma instituição pequena, mas o curso de Sistemas de Informação é muito bom, com professores atuantes no mercado de trabalho, o que traz muita experiência para a sala de aula.

Graduação em Sistemas de Informação

Angélica Marcella Hütner
O curso de pedagogia é muito bom, não somente para trabalhar com crianças pequenas, como também para cuidar dos nossos próprios filhos. É um aprendizado para a vida toda.

Graduação em Pedagogia

Hedviges Francisco
O curso de Pedagogia da ACE me abriu muitas portas no mercado de trabalho. Hoje sou aposentada por tempo de serviço e sou completamente realizado com a profissão que exerci tantos anos.

Graduação em Pedagogia

Fabiana Santos
Estágio em várias áreas e, deste modo, muito campo para emprego.

Graduação em Terapia Ocupacional

Histórico de cursos de ACE - Associação Catarinense de Ensino:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |