Conjural Cursos
Curitiba (Paraná)
Educação a Distância é uma modalidade que, embora feita a distância, mantém uma preocupação em articular conteúdos, objetivos e a iniciativa do educando, como qualquer processo pedagógico. O Ensino de Educação à Distância não se resume a um material instrucional com uma seqüência ordenada de conteúdos, de forma que o ...
Ver maisVer mais
Cursos da instituição
Administração de Empresas
Contabilidade
Direito Penal
Educação a Distância é uma modalidade que, embora feita a distância, mantém uma preocupação em articular conteúdos, objetivos e a iniciativa do educando, como qualquer processo pedagógico. O Ensino de Educação à Distância não se resume a um material instrucional com uma seqüência ordenada de conteúdos, de forma que o educando possa assimilá-los. Embora esta preocupação esteja contida no processo de elaboração do material didático, não pode ser elemento central. É necessário esclarecer o que se entende por processo educativo: educar não é simplesmente fazer com que o aluno memorize uma seqüência de informações; trata-se de fazer com que o aluno seja capaz de compreender conceitos a partir da vinculação dos mesmos com sua realidade próxima e de reinterpretá-los.

Ensino a distância é o ensino que não implica a presença física do professor indicado para ministrá-lo no lugar onde é recebido, ou no qual o professor está presente apenas em certas ocasiões ou para determinadas tarefas. Deve-se encarar o Ensino à Distânica como um instrumento para reduzir distâncias entre o aluno e o conhecimento. Assim sendo, o professor deverá preparar o material didático de modo a garantir a qualidade da relação e da comunicação entre ambos.

Ensino: instrução, transmissão de conhecimentos e informações, adestramento, treinamento.

Educação: prática educativa, processo ensino-aprendizagem que leva o indivíduo a aprender a aprender, a saber pensar, criar, inovar, construir conhecimentos, participar ativamente de seu próprio crescimento. Evidentemente há situações e objetivos que se esgotariam no “ensino”, mas a proposta mais abrangente e fundamental está, por certo, na “educação”.

COMUNICAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Etimologicamente a palavra comunicação vem do latim communicare que é o ato intencional de pôr em comum: idéias, desejos e emoções, de forma clara, atraente e direta. Por isto, em EAD, todos os cuidados devem ser tomados para evitar ruídos, que serão muito prejudiciais, porque o professor não estará ao lado do aluno para resolver, de imediato, dúvidas que surjam. A comunicação se realiza por diversos meios (MSN, SKIPE, TELEFONE ou E-mail). Materiais didáticos preparados por professores especialistas altamente capacitados constituem-se no meio por intermédio do qual o aluno adquire conhecimentos, desenvolve hábitos e atitudes de estudo, sem a presença física do docente. O tão almejado autodidatismo vai sendo construído pelo próprio aluno, constituindo-se em ganho para toda a vida e extrapolando os benefícios diretos de experiências vivenciadas na prática do aprender a distância. 

 
   
   
 
    
   
Confirme sua Instituição
Nova Busca
Procurar