FAESA - Faculdades Integradas Espírito-Santenses
Vitória (Espírito Santo) - Vila Velha (Espírito Santo)

Nossa história
A origem da Faesa se deu em 1972 com oferta do curso de graduação de Administração. Em 1989, entrou em funcionamento o curso de Ciências Contábeis e o de Tecnologia em Processamento de Dados, transformado em bacharelado de Ciência da Computação (portaria ministerial 367/2000).

Em 1981, ...

Ver maisVer mais
Cursos da instituição
Administração de Empresas
Administração de Saúde
Administração Educativa
Artes Liberais
Carga Tributária
Comunicação
Desenho Web
Direito (vários)
Direito Ambiental
Educação Infantil
Energias Renováveis e Eficiência Energética
Engenharia
Engenharia de Software
Estética
Estudos do Meio Ambiente

Nossa história
A origem da Faesa se deu em 1972 com oferta do curso de graduação de Administração. Em 1989, entrou em funcionamento o curso de Ciências Contábeis e o de Tecnologia em Processamento de Dados, transformado em bacharelado de Ciência da Computação (portaria ministerial 367/2000).

Em 1981, foi criado o Centro de Pós-graduação com a oferta de cursos lato sensu.

A história da Faesa - Campus II, em São Pedro, começa em 1995. Deu início com os cursos de Comunicação Social e Pedagogia, até então ofertados apenas pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Três anos depois, em 1998, foi implantado o curso de Odontologia. E em 2000, a Faesa ampliou sua oferta oferecendo para a comunidade capixaba os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Fonoudiologia, Nutrição, Psicologia, Química e Terapia Ocupacional.

Paralelo ao crescimento do Campus II da Faesa, o Campus I da Faesa teve autorizado pelo MEC o curso de Engenharia de Produção e os cursos sequenciais de Gerência de Marketing e Vendas e em Gerência de Pequenas e Médias Empresas. No ano seguinte, 2001, a Faesa recebeu autorização para a oferta de curso de graduação em Sistemas de Informação, Design de Moda e Vestuário, Design de Interiores e Ciências da Religião.

Em Cariacica, nesse mesmo ano, a Faesa inaugura seu terceiro campus, que atualmente oferta os cursos de Direito e Administração.

Resultado positivo - O resultado desse trabalho é a oferta de 36 cursos de graduação, incluindo bacharelado, licenciatura e tecnológico, mais de 12 mil alunos em sala de aula e 720 empregos diretos.

O Centro de Pós-graduação, atualmente, possui novas dimensões atendendo as demandas regionais. São 38 cursos de especialização e cinco mestrados conveniados com universidades federais e estaduais brasileiras.


Pesquisa e Extensão Universitária
Sua inserção no setor produtivo faz com que seja reconhecida não só como Instituição de Educação, mas também como produtora de competências, consolidando assim, o seu papel na sociedade. Diferencia-se no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social, que aliam o aprendizado dos alunos à participação em ações que transformam a realidade da comunidade capixaba.

Atualmente, a extensão universitária e a pesquisa englobam mais de 85 projetos, beneficiando os alunos em aprendizado e a população em qualidade de vida. Nos dois últimos anos, 900 estudantes e 120 professores estiveram envolvidos nesses projetos, realizando mais de 26 mil atendimentos, conforme apontam dados do primeiro Balanço Social, publicado em agosto de 2005 pela instituição.


Estrutura Acadêmica
A instituição conta com 66 laboratórios, com um sistema bibliotecário com um acervo de mais de 100 mil livros e uma biblioteca virtual, TV Faesa, Núcleo de Prática Jurídica, Centro de Aplicações Tecnológicas, jornais laboratoriais, agência de comunicação integrada, empresa júnior, centros de esportes e cinco clínicas para atendimento a comunidade (Odontológica, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia). Os alunos, monitorados pelos professores, atendem semanalmente mais de 2600 pessoas das comunidades carentes da Grande Vitória.

Desde o ano de 2002, a Clínica Odontológica presta serviços nas áreas de restauração, endodontia (tratamento de canal), exodontia (extração dentária), cirurgia periodontal, próteses fixas e removíveis, radiografias intra-bucais, orientação preventiva, atendimentos infantil e portadores de necessidades especiais, dentre outros. Semanalmente são atendidos 1,5 mil pacientes.

A Faesa implantou a primeira e única clínica de Terapia Ocupacional no Espírito Santo, destinada a pacientes infantil e adulto com limitações físicas, mentais ou sociais que apresentam seqüelas neurológicas, ortopédicas, distúrbios de aprendizado, atraso de desenvolvimento, acidente vascular cerebral, escleroses múltiplas, pacientes psiquiátricos, traumatismos ortopédicos, orientação postural para gestantes e prevenção de doenças ocupacionais. A clínica realiza 350 atendimentos semanais.

Distúrbios da voz, fala, linguagem, audição e motricidade oral são alguns dos diagnósticos realizados na Clínica-Escola de Fonoaudiologia. Atualmente o setor de audiologia da Clinica pode realizar exames de Audiometria Tonal e Vocal, Imitanciomentria, Otoemissão Acústica, Ganho de Inserção (avaliação do aparelho auditivo) e Vestíbulometria. A Clinica Escola oferece também tratamento de prevenção, avaliação, terapia de voz, fala e linguagem, motricidade oral e audição. A clínica realiza 400 atendimentos semanais.

Inaugurada em 2005, a Clínica de Nutrição atende crianças, adolescentes, adultos, gestantes, atletas e idosos. A clínica oferece atendimento clínico-nutricional, com prescrição de dieta, orientação nutricional e educação alimentar. A clínica oferece 350 atendimentos semanais.

A Clínica de Psicologia é o espaço de atendimento à população de baixa renda mais recente dentro da Faculdade de Saúde e Meio Ambiente. A clínica-escola atende crianças superdotadas ou com dificuldades de aprendizagem; vítimas de violência ou em situação de adoção; famílias com problemas de relacionamento; casos de maternidade ou paternidade na adolescência; pessoas que sofrem de enfermidades crônicas; depressão; compulsão e outros.

A TV Faesa, dentro do curso de comunicação social, é também um espaço laboratorial e experimental de produção dos alunos. Sua proposta é fornecer informação para a comunidade acadêmica e para o público geral, no canal universitário. Um suporte indispensável à formação de qualidade. Atualmente, os programas da TV Faesa - Jornal da Faesa, Mídia, Na Garagem, Curta Capixaba, Espaço Cidadão, Sala de Aula, Espaço Cultura, Faesa Documento e Curta Capixaba - são exibidos no Canal 14 da NET. Acompanhando as tendências e as demandas da sociedade, o curso de comunicação social adequou o seu currículo e promoveu uma renovação do seu parque tecnológico. Dessa forma, as habilitações de jornalismo, publicidade e Rádio e Televisão (RTV) têm asseguradas a contemporaneidade do processo educativo, o que enseja a formação de profissionais aptos a melhor inserção profissional.

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faesa realiza 315 atendimentos semanais. Esse é o desafio para estudantes dos últimos períodos do curso de Direito. É um verdadeiro laboratório para os futuros profissionais de Direito que passaram a ter intimidade com processos reais. A comunidade é atendida gratuitamente pelo NPJ. Antes disso, os estudantes acompanham processos, prestando assessoria jurídicas nas áreas trabalhista, penal, cível, e de família.

Confirme sua Instituição
Nova Busca
Procurar