Ir a la Home > Instituições de ensino no Brasil > Faculdade > FTDR - Faculdade Darcy Ribeiro

Información

Quem foi Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros-MG, em 26 de Outubro de 1922. É um dos cientistas sociais brasileiros de maior renome no mundo, graças a uma vasta obra como Etnólogo e Antropólogo, dedicada aos estudos em defesa da causa étnica dos povos do mundo, em especial do Brasil. Foi também ensaísta, educador e romancista, além de político socialista.

Formou-se em 1946, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, especializando-se em Antropologia. Logo após os estudos, ingressou como etnólogo no então Serviço de Proteção aos Índios, do Governo Federal, trabalhando de 1947 a 1956 com índios do Mato Grosso, Amazonas, Brasil Central, Paraná e Santa Catarina. Na época, fundou o Museu do Índio e o Parque Indígena do Xingu. Dedicou-se a estudar a influência da civilização ocidental sobre os índios para a Organização das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura (UNESCO). Também colaborou com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) em estudos sobre as etnias primitivas do mundo.
 
Apoiou a criação do primeiro curso de Pós-Graduação em Antropologia do Brasil, lecionando de 1955 a 1956 a disciplina de Etnologia, na Universidade do Brasil. Em seguida, dirigiu os Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Antropologia. Defendeu a escola pública e criou a UNB, Universidade de Brasília, concebendo-a, conforme suas próprias palavras, como uma das primeiras ONGs do Brasil, independente e autônoma, onde foi seu primeiro reitor. Foi Ministro da Educação e Chefe da Casa Civil da Presidência da República, até ser cassado em 1964, pelo regime militar. No exílio, escreveu seus cinco volumes de Antropologia da Civilização. Explicitou as causas das desigualdades entre os povos colonizados e os colonizadores, a questão Norte/Sul nas Américas. Também escreveu os romances Maíra, O Mulo, Utopia Selvagem e Migo.

Voltou ao Brasil em 1976 e foi anistiado pela ditadura. Foi Vice-Governador do Rio de Janeiro, no Governo de Leonel Brizola, e acumulou a Secretaria da Cultura e o Programa Especial de Educação, com a meta de criar 500 CIEPs no Rio de Janeiro. Fundou no período a Biblioteca Pública Estadual, a Casa França-Brasil, a Casa de Cultura Laura Alvim, o Centro de Cultura de Ipanema, voltado para crianças, e o Sambódromo.

Senador eleito em 1990 exerceu um brilhante mandato: criou as Faculdades de Tecnologia, os Cursos Seqüenciais, voltou-se à defesa das minorias, do meio-ambiente, do Patrimônio Histórico e Artístico e da educação. Criou o Memorial da América Latina em São Paulo e recebeu vários títulos de Dr. Honoris Causa, na UNB e em Universidades de outros países. Ainda criou a Universidade Estadual do Norte Fluminense. Foi, ainda, eleito para a cadeira no. 11 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1992. Veio a falecer em Brasília, a 17 de fevereiro de 1997.

A lei de diretrizes e bases da educação nacional de 1996 (Lei Federal n° 9394/96) também é conhecida como Lei Darcy Ribeiro, pois o teve como relator.

Opiniões

3
80%
Professores
60%
Atendimento ao aluno
80%
Programa de ensino
60%
Material
60%
Instalações
Laninha Monteiro
Ainda estou no começo do curso de Gestão de Marketing da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro mas recomendo a todos.

Graduação em Gestão de Marketing

Alberto Augusto de Lima Neto
A FTDR facilitou meu acesso ao curso superior de uma forma mais rápida, auxiliando e muito na minha formação e carreira profissional.

Graduação em Processos Gerenciais

Anônimo
Ela é ótima, gostei muito da Graduação em Gestão Financeira. Apesar de ser bem específica me ampliou a visão sobre o tema da gestão.

Graduação em Gestão Financeira

Maria Eliene França
O curso de Turismo da FTDR é muito bom!!! Completo, com tudo que precisamos aprender para trabalhar na área de turismo. Foi altamente positivo na minha carreira.

Graduação em Turismo

Sabrina Cardoso
Esse curso de Gestão Financeira é muito bom e aprendi muito com ele.

Graduação em Gestão Financeira

Oferta de treinamento

Veja cursos históricos
Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |