Informação

Senac-DF

O QUE É O SENAC?
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma organização de caráter privado que vem contribuindo para a superação dos problemas sociais e econômicos do país, por meio da capacitação profissional de trabalhadores para as áreas do Comércio de Bens e Serviços, Turismo e Saúde. É mantido pelas empresas desse setor, que destinam ao Senac 1% calculado sobre o total da folha de pagamento.

O Senac-DF integra o Sistema Fecomércio/DF, que inclui ainda a Federação do Comércio do Distrito Federal, o Sesc/DF e o Instituto Fecomércio. O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, é também presidente do Conselho Regional do Senac-DF.

HISTÓRIA
O Senac iniciou suas atividades no Distrito Federal em 1967, oferecendo à população cursos de Formação Inicial e Continuada. Um dos primeiros cursos disponibilizados, de muita procura à época, foi o de Datilografia. A partir de 1973, ano de inauguração do Centro de Educação Profissional Plano Piloto (CEP), conhecido como Senac 903 Sul, a instituição passou a oferecer os cursos de Auxiliar de Escritório, Secretária Comercial, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Pessoal, Caixa de Loja, Vendedor, Decorador, Cartazista, Letrista, Cabeleireiro, Manicura, Barbeiro e Datilografia.

A partir de 1992 o Senac-DF incluiu em sua programação os cursos técnicos. Os primeiros foram o Técnico em Óptica, Secretariado e Contabilidade. Atualmente oferece aproximadamente 20 cursos técnicos, como os de Enfermagem, Farmácia, Designer de Interiores, Nutrição, Guia de Turismo, dentre outros.

Em 2005, a instituição, em parceria com o Senac Nacional, passou a ter cursos de pós-graduação lato sensu ministrados na modalidade de Educação a Distância (EAD). Os cursos receberam credenciamento do Ministério da Educação com nota máxima.

Com a inauguração da Faculdade de Tecnologia Senac-DF, em 2007, a instituição disponibilizou também cursos de graduação tecnológica e pós-graduação – na modalidade presencial, ampliando oportunidade aos alunos de terem uma educação continuada. Atualmente, os cursos oferecidos pela faculdade são: Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Marketing.

CURSOS
Atuando com o objetivo de produzir conhecimento para o setor do Comércio de Bens, Serviços, Turismo e Saúde, o Senac-DF coloca à disposição da sociedade programações educacionais presenciais e a distância, produtos editoriais e o melhor da tecnologia.
A instituição oferece mais de 300 cursos nos níveis básico, técnico e tecnológico, acessíveis à sociedade em forma de rodízio. A cada trimestre, há novos cursos incorporados. As áreas de atuação são: Artes, Comércio, Comunicação, Gestão, Idiomas, Imagem Pessoal, Informática, Saúde, e Turismo e Hospitalidade.

O Senac atua em todo o Distrito Federal. Nas Regiões Administrativas que não dispõem de Centro de Educação Profissional, o Senac-DF oferece, via Ações Móveis, cursos nos Espaços Senac – salas de aulas cedidas por meio de parcerias com igrejas, escolas, administrações regionais, entre outras instituições – e nas próprias unidades móveis.

ESTRUTURA
A sede administrativa do Senac-DF está localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Desde 2006 ocupa a cobertura do Edifício SIA Centro Empresarial, no trecho 3. A instituição tem nove Centros de Educação Profissional: Jessé Freire, 903 Sul, 915 Norte/GFCP, Taguatinga, Ceilândia, Gama, Sobradinho, Educação a Distância e Ações Móveis.

Para o treinamento dos alunos dos cursos de Turismo e Hospitalidade, o Senac-DF disponibiliza as Empresas Pedagógicas: um Posto-Escola e uma loja de conveniência (em parceria com a Petrobras), e duas Lanchonetes-Escola (Senac 903 Sul e Taguatinga). Além disso, há o empreendimento de um Café Cultural, em parceria com a Caixa Econômica Federal, e o Centro de Produção de Alimentos/CPA. A Faculdade Senac-DF conta com dois campi: um em Taguatinga e outro no Plano Piloto (903 Sul).

O Senac-DF dispõe ainda de uma Editora, inaugurada em setembro de 2004. Responsável pela edição de mais de 70 obras, a editora já conquistou prêmios nacionais e internacionais, e conta com uma Livraria, com várias lojas distribuídas pelos Centros de Educação Profissional e no térreo do edifício-sede da instituição.

O Núcleo de Cidadania e Inclusão (NCI) é um setor voltado especificamente para o atendimento de donas de casa, pessoas da terceira idade, menores em situação de risco social, postulantes ao primeiro emprego e à reinserção no mercado de trabalho, menores aprendizes e portadores de necessidades especiais. O NCI atua ainda com o Senac Emprego, que deixa, gratuitamente, à disposição das empresas cadastradas os alunos formados pela instituição. A ideia é atender às necessidades e às demandas de profissionais qualificados. Há também o Senac Emprego Especial, que busca formação e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O Núcleo de Relações Empresariais atende às empresas de forma customizada, por meio de serviços prestados, parcerias e projetos, com participação direta e integrada com o Setor Produtivo. Qualquer empresa pode procurar o Senac-DF e solicitar um curso, palestra ou treinamento para seus funcionários, adequando os horários e escolhendo o local que melhor lhe convier.

Pontuação global

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações
9 Opiniões

Opiniões

Luciano Souza
O curso de Gestão de Recursos Humanos me proporcionou novos projetos profissionais e pessoais. Recomendo a todos!

Graduação em Gestão de Recursos Humanos

Carlos Henrique Bueno de Freitas
Super recomendável devido ao sistema de ensino à capacitação dos mestres, ao prédio e locações, e ao teor dos cursos.

Graduação em Tecnologia em Marketing

Jacqueline Alves Oliveira
Excelente.

Graduação em Gestão Comercial

Moacir Dias Bueno
Muito bom, nos ajudou muito, acabei gostando e descobrindo o que poderia completar os meus conhecimentos. Minhas expectativas foram cumpridas e os professores que tive tinham muito bom nível, eram extraordinários.

Curso Técnico em Contabilidade

Selma Oliveira
O curso foi muito bom e interessante pelo fato de ser à distância. Selecionei um horário do dia para acessar e buscar recursos a fim de ampliar o conhecimento. Foi muito proveitoso.

Curso de Auxiliar de Escritório

Histórico de cursos de Senac - DF:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |