Información

Em 1954 é aprovado o anteprojeto de estatuto da futura Universidade do Espírito Santo e, finalmente, é criada a primeira universidade em território capixaba.

A nova instituição era composta por escolas isoladas de ensino superior, que passou a ser denominadas de institutos universitários. Eram sete institutos: faculdades de Medicina; de Filosofia, Ciências e Letras; de Odontologia; de Química Industrial e Farmácia; a Politécnica; de Música; e de Belas Artes. O primeiro reitor nomeado foi o professor Ceciliano Abel de Almeida, que tinha como principal desafio a integração de escolas independentes que mantinham suas tradições e especificidades.

Formada por faculdades autônomas, o funcionamento da primeira universidade foi marcado por dificuldades de ordem acadêmica e administrativa. Ao final da década de 50 as discussões políticas no Estado giravam em torno da transferência do sistema de ensino superior para o âmbito federal. O objetivo final era a federalização da Universidade do Espírito Santo. Nos últimos dias de dezembro de 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek enviou mensagem ao Congresso Nacional propondo a federalização da Universidade.

A partir da década de 60, com a sua federalização, a Universidade ganhou nova e consistente estrutura administrativa e acadêmica, promoveu a efetiva integração das escolas isoladas, instalou seus   campi   universitários, ampliou o número de cursos, modernizou-se, organizou quadros docentes e técnicos com profissionais de carreira e tornou-se, ao longo dos anos, a principal instituição educacional do Espírito Santo.

Opiniões

4
84%
Professores
79%
Atendimento ao aluno
80%
Programa de ensino
78%
Material
77%
Instalações
Andráa Cristina Oliveira
Amei estudar na UFES. A graduação em Pedagogia atendeu às minhas expectativas.

Graduação em Pedagogia

Maria da Conceição Castro de Martins Barros
Os professores do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo são comprometidos e atualizados.

Graduação em Biblioteconomia

Lindinalva Fernandes
O curso de graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo possui corpo docente muito bom com professores e de um bom nível.

Graduação em Letras - Português

Gláucia Bottecchia
A minha Graduação em Biblioteconomia, que realizei na UFES, contribuiu para o meu crescimento profissional e financeiro.

Graduação em Biblioteconomia

Sueli Bettcher
Na época não havia a disciplina de implantodontia no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, que entrou na grade curricular recentemente.

Graduação em Odontologia

Histórico de cursos de UFES - Universidade Federal do Espírito Santo:

Página 1 de 3

Página 1 de 3

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |