Home > Instituições de ensino em Brasil > UNIMES - Universidade Metropolitana de Santos

Informação

Pontuação global

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações
68 Opiniões
O Centro de Estudos Unificados Bandeirante – CEUBAN iniciou suas atividades em 20 de junho de 1968, sob a antiga denominação de Sociedade Civil de Educação Física de Santos.

A primeira Faculdade criada foi a de Educação Física, que começou a funcionar em abril de 1969, nas dependências do Brasil Futebol Clube, em Santos.

De um início modesto, com apenas duas classes de primeiro ano, passou, no ano seguinte, para novo prédio, instalado em grande área fechada, abrigando ginásio coberto, quadras de esporte, pista de atletismo, piscina, instalações sanitárias e salas de aula, atendendo às exigências técnico-pedagógicas fundamentais dentro dos quesitos legais.

Foi, em seguida, no ano de 1972, autorizado o funcionamento da Faculdade de Educação e Ciências Humanas “Professor Laerte de Carvalho”, com os cursos de licenciatura plena em Pedagogia e Estudos Sociais.

A Faculdade de Ciências Comerciais e Administrativas de Santos, com os cursos de Administração de Empresas e Administração com habilitação em Comércio Exterior, surgiu em 1974, tendo em vista as necessidades locais do mercado de trabalho.

Em seguida, no ano de 1976, teve início o funcionamento da Faculdade de Odontologia, que além da formação de profissionais da área específica, criou a Clínica Odontológica proporcionando atendimento gratuito à grande parcela da comunidade carente santista e cidades circunvizinhas.

O crescimento gradativo e qualitativo da Instituição, o aumento do corpo docente e discente, justificou plenamente a meta maior, ou seja, a transformação em Universidade, o que ocorreria em 1985, denominada Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES.

Sua área de abrangência envolve não só a cidade de Santos e toda a Baixada Santista, compreendendo 622 km do litoral do Estado de São Paulo, mas também a região do ABCD. Quatro campi constituem hoje a UNIMES: Campus Bandeirante I, Campus Bandeirantes II, Campus Bandeirante III e Campus Bandeirante IV, todos situados na cidade de Santos.

Em 1986, nasceu a Faculdade de Dança. Ainda, nesse mesmo ano, foi autorizada, pelo Conselho Universitário e Conselho de Pesquisa e Extensão, a criação da Faculdade de Economia, com o curso de Ciências Econômicas.

Em seguida, criou-se a Faculdade de Direito, visto a grande demanda em toda a Baixada Santista.

Quatro anos depois, na Faculdade de Educação e Ciências Humanas, foram autorizados os cursos de História e Geografia.

Complementando a integração entre os níveis de ensino médio e superior, foi criado, em 1991, o Colégio “Master”, um verdadeiro laboratório pedagógico, que serve ainda como campo de estágio curricular para as licenciaturas ministradas pela UNIMES.
Seguindo, com a fusão das Faculdades de Ciências Comerciais e Administrativas de Santos com a Faculdade de Economia, surgiu o Curso de Ciências Contábeis.

Na década de 1990 seriam implantadas ainda as Faculdades de Engenharia e Ciências Tecnológicas – FECT, com os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia da Produção (Química), Engenharia da Computação e Ciências da Computação, a Faculdade de Medicina Veterinária e o Hospital Universitário de Medicina Veterinária, e a Faculdade de Ciências da Saúde, com o curso de Medicina.

Em 1996, criado o curso de Bacharelado em Marketing, o primeiro da região e, em 2003, o curso de Enfermagem, vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde.

Ao longo de quatro décadas, a pós-graduação também evoluiu seguindo os mais rígidos padrões de qualidade educacional, inicialmente, na área da saúde com diversos programas de especialização em Odontologia e cursos para a Faculdade de Educação Física, Enfermagem e Medicina.

Na área das ciências sociais aplicadas, importantes cursos de pós-graduação em Comércio Internacional, Logística de Transportes, Finanças, Administração Pública e Governo e Administração de Recursos Humanos foram desenvolvidos ao longo de duas décadas.

Ainda na área das ciências sociais aplicadas, a Faculdade de Direito obteve recomendação com a melhor nota do CAPES para o programa de mestrado, bem como, em 2006, recomendação para o programa de Doutorado.

No início do ano de 2003, a UNIMES criou o Núcleo de Educação a Distância, apresentando ao MEC seu projeto para educação a distância, obtendo o credenciamento no ano de 2006 para a oferta dos cursos de Administração (Gestão do Empreendedorismo) e de Pedagogia.

O primeiro processo seletivo para essas duas carreiras aconteceu em agosto daquele ano, simultaneamente, em mais de 80 pólos educacionais conveniados em todo o Brasil, com solicitações formais de acordos internacionais para a implantação, a médio prazo, de programas em outros países.

Para o ano letivo de 2007 foram implantados novos cursos para a modalidade presencial e para a educação a distância, especialmente voltados à formação de docentes: História, Geografia, Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Física, Sociologia e Artes.

Ainda em 2007 foram implantados os cursos de Pós-Graduação em Comércio Exterior e Pós-Graduação em Marketing, o primeiro tendo, dentre seu renomado corpo docente, o ex-Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Há 40 anos investindo em educação, a UNIMES renova o compromisso de oferecer o melhor na formação para seus alunos, comprometida na capacitação de profissionais que assumam desafios dentro dos mais rígidos princípios da ética, responsabilidade social e ambiental.

E, por falar em sucesso profissional, não poderíamos deixar de destacar a proeza de um ex-aluno do curso de Educação Física, de nome Edson Arantes do Nascimento, apelidado Pelé, reconhecido como “Atleta do Século”.

Visando um futuro promissor ao seu corpo discente, seus esforços e dedicação estão continuamente voltados a pesquisas no sistema educacional de outros países, adaptando novas tendências à nossa realidade.

Ainda com atuação empreendedora, a UNIMES vem investindo no aprimoramento tecnológico e físico de toda sua estrutura, destacando como seu mais valioso patrimônio, o intelectual, formado por mestres e doutores reconhecidos e respeitados em âmbito nacional e internacional.

Todo esse investimento, presencial e agora virtual, tem um único objetivo para nós: contribuir na formação e aprimoramento dos futuros profissionais que irão engrandecer nosso País.

Opiniões

Alessandra Nascimento dos Santos
O curso é ótimo, para quem gosta da profissão. O mercado de trabalho é muito bom, mas infelizmente não valorizado pela sociedade.

Graduação em Pedagogia

Salete Dias Araújo
A Graduação em Artes Visuais da UNIMES é recomendável.

Graduação em Artes Visuais

Aline Jacintho
A Graduação em Pedagogia é um curso maravilhoso, pois estou aprendendo bastante.

Graduação em Pedagogia

Maria Oliveira
Durante o curso todos os tutores e docentes foram importante para meu desenvolvimento acadêmico.

Graduação em Matemática

Valmírio Santos.
O curso de Graduação em Geografia da Universidade Metropolitana de Santos é um curso bem elaborado. Está em conformidade com o MEC.

Graduação em Geografia

Cursos da instituição

Veja cursos históricos
Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |