Home > Instituições de ensino em Brasil > Uniplan - Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Informação

Pontuação global

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Professores
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Atendimento ao aluno
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Programa de ensino
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Material
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Instalações
49 Opiniões
A Sociedade Objetivo de Ensino Superior – SOES, pessoa jurídica de direito privado, devidamente cadastrada no CGC do MF sob nº 01.711.282/0001-06, com sede na Avenida Emília Tavares, nº 1993 – Setor Bueno, Goiânia/GO, com estatuto devidamente publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás, sob o nº 14834, datado de 03/10/1985, registrado no  Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas da Cidade de Goiânia, é uma entidade mantenedora sem fins lucrativos, que fez seu ingresso na educação superior em 1985.

Objetivando estimular setores produtivos e promover o conhecimento em programas de cursos nas diversas áreas do conhecimento, a SOES elaborou o projeto de credenciamento para regularizar o funcionamento do Centro de Ensino Superior Unificado de Brasília – CESUBRA, criado em Assembléia Geral Extraordinária realizada pela mantenedora em 07/11/1996. Para sua instalação, concorreram vários fatores, como o progresso e o desenvolvimento sempre constantes na cidade de Brasília e a necessidade social da região circunvizinha, ainda carentes de programas de formação superior, fato que tem levado a população estudantil a procurar grandes centros, distantes de sua residência e que, além dos transtornos que acarretam, ainda implicam em gastos extras, muitas vezes incompatíveis com o poder aquisitivo da comunidade.

A partir da formalização do credenciamento do CESUBRA, a Instituição fez seu ingresso na educação superior, instalando-se em Brasília/DF, com a oferta dos seguintes Programas de Graduação: Administração com habilitação em Administração de Empresas, autorizado pela Portaria MEC nº 1.227, publicada no DOU de 03 de novembro de 1998; Arquitetura e Urbanismo, autorizado pela Portaria MEC nº 156, publicada no DOU de 08 de fevereiro de 1999; Ciência da Computação, autorizado pela Portaria MEC nº 157, publicada no DOU de 08 de fevereiro de 1999; Ciências Econômicas, autorizado pela Portaria MEC nº 1.223, publicada no DOU de 03 de novembro 1998; Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, autorizado pela Portaria MEC nº 154, publicada no DOU de 08 de fevereiro de 1999; Desenho Industrial, autorizado pela Portaria MEC nº 153, publicada no DOU de 08 de fevereiro de 1999; Direito, autorizado pela Portaria MEC nº 92, publicada no DOU de 18 de janeiro de 1999; Engenharia Civil, autorizado pela Portaria MEC nº 159, publicada no DOU de 08 de fevereiro de 1999; Farmácia com hab. em Farmacêutico Bioquímico, autorizado pelo Decreto de 26/02/92, publicado no DOU de 27 de fevereiro de 1992; Fonoaudiologia, autorizado pelo Decreto de 14/01/92, publicado no DOU de 15 de janeiro de 1992 e reconhecido pela Portaria MEC nº 674, publicada no DOU de 08 de março de 2002; Pedagogia com hab. em Educ. Def. Audiocomunicação, autorizado pelo Decreto 99.022, publicado no DOU de 06 de março de 1990 e reconhecido pela Portaria MEC nº 1.368, publicada no DOU de 13 de maio de 2002; Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Informação, autorizado pelo Decreto de 14/01/92, publicado no DOU de 15 de janeiro de 1992 e reconhecido pela Portaria MEC nº 2.347, publicada no DOU de 06 de novembro de 2001; e Turismo, autorizado pela Portaria MEC nº 948, publicada no DOU de 31 de agosto de 1998.        

Assim, atendidos os requisitos legais, foi credenciado o Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN, por transformação do Centro de Ensino Superior Unificado de Brasília – CESUBRA, já credenciado e regularmente implantado em Brasília, Distrito Federal, mantido pela Sociedade Objetivo de Ensino Superior – SOES, que a partir de 08 de janeiro de 2007, passou a ser denominada Associação Objetivo de Ensino Superior – ASSOBES.

A seguir, são apresentados os objetivos gerais e suas respectivas ações para a consolidação do Projeto Institucional:

Objetivos Gerais


    * Conhecimento da realidade regional e dos seus condicionantes histórico-político-sociais.
    * Formação de profissionais competentes para atuar responsavelmente sobre essa realidade.
    * Revisão periódica e fundamentada dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece, de modo a contribuir para a realização dos projetos educacionais dos estudantes.
    * Resposta às mudanças ocorridas na sociedade e contribuição para o desenvolvimento curricular perante as diretrizes e avanços didático-pedagógicos.
    * Compromisso com as necessidades e interesses básicos da comunidade.
    * Articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
    * Busca permanente da articulação entre as dimensões das unidades, teóricas e práticas, o que pressupõe uma ênfase na aprendizagem, na transformação de professores em orientadores e de estudantes em pesquisadores.

Ações

    * Instrumentalizar o estudante para que seja capaz de formular o seu projeto de vida.
    * Promover a integração entre o Centro Universitário e outras instituições, empresas e órgãos públicos e privados, por meio de um relacionamento participativo e produtivo.
    * Combinar, com equilíbrio, a presença de professores com boa formação acadêmica e experientes no ciclo profissional, para propiciar a interligação entre a academia e o mercado de trabalho.
    * Explorar as mais modernas ferramentas de comunicação estimulando o seu uso nas atividades acadêmicas;
    * Promover a modernização contínua das instalações e dos recursos materiais e físicos do Centro Universitário;
    * Consolidar uma estrutura organizacional compatível com sua missão e adaptá-la, sistematicamente, às necessidades de seu modelo pedagógico e administrativo.
    * Promover programas de pesquisa que envolvam docentes e discentes;
    * Promover programas de extensão capazes de viabilizar uma relação construtiva entre o Centro Universitário e a comunidade.
    * Oferecer uma educação de qualidade, de modo a formar um capital intelectual capaz de participar como profissionais competentes no desenvolvimento sustentável da região, englobando valores de ética e de responsabilidade social às organizações.
    * Exercer com plenitude a sua autonomia, o papel crítico que lhe é inerente, como fórum privilegiado de reflexão e proposição.
    * Desenvolver as habilidades e competências dos estudantes, permitindo complementar sua formação com liberdade, oferecendo disciplinas optativas, cursos de complementação e oportunidades diferenciadas para a integralização dos currículos.
    * Incorporar novas tecnologias que representem avanços para a realização da atividade acadêmico-pedagógica.

Missão Institucional

O UNIPLAN tem como missão investir em um processo de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mercado de trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação. Para alcançar este objetivo, o Centro Universitário promove a educação superior integrando a pesquisa e a extensão, visando à formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Estado e da região.
Seu dever é orientar e desenvolver iniciativas que aumentem a qualidade do Ensino e com ela a formação de sujeitos responsáveis, comprometidos com o seu autodesenvolvimento e com o progresso da sociedade. Para tanto, partilha dessa responsabilidade com os ingressos, os egressos e com as organizações locais. Nesse sentido, o Centro Universitário objetiva ser locus de referência no Estado, assumindo o compromisso institucional de promover o desenvolvimento educacional da região e participar da inserção dos egressos no mercado de trabalho. O Centro Universitário entende que, na interação dinâmica com a sociedade, em geral, e com o mercado de trabalho, em particular, define os seus campos de atuação acadêmica presentes e futuros.

Reconhecendo a crescente importância do conhecimento para a formação de sujeitos e para o processo de desenvolvimento da sociedade, o UNIPLAN pretende produzi-lo articulando o ensino com a pesquisa a partir da análise da realidade social, econômica, política e cultural local, buscando compreender melhor e mais profundamente a realidade que seu egresso irá contribuir para transformar. Neste sentido, este Centro Universitário tem como diretriz uma formação que combina e equilibra o desenvolvimento técnico e humanístico e que promove a visão sistêmica do estudante.
Não obstante, o processo de formação do profissional deve abranger uma série de compromissos com a realidade social enquanto sujeito partícipe de sua construção qualitativa, ao mesmo tempo em que assumirá o exercício profissional na direção da resolução dos problemas locais e regionais.
Para realizar essa missão, o Centro Universitário também parte da necessidade de que, enquanto agência promotora de educação superior, deva ser possuidora de uma política de Graduação rigorosa, sólida e articulada organicamente a um projeto de sociedade e de educação.

Por ocasião da visita da Comissão do Conselho Nacional de Educação à Instituição, esta pode observar uma vocação natural da IES que não estava claramente expressa nos objetivos do Centro Universitário descritos no PDI aprovado.
De fato, a Instituição tem como missão investir em um processo de ensino e aprendizagem que capacite os seus egressos a atenderem às necessidades e expectativas do mundo do trabalho e da sociedade, com competência para formular, sistematizar e socializar conhecimentos em suas áreas de atuação. Com o objetivo de alcançar sua missão, o Centro Universitário promove a educação superior, integrando ensino, pesquisa e extensão, com vista à formação de sujeitos empreendedores e comprometidos com o autoconhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do Distrito Federal.

A Instituição assumiu como compromisso a capacitação de seus egressos como agentes do processo de inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais, particularmente no que se refere aos problemas da comunicação humana. As atividades desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu direcionam-se para a instrumentalização dos egressos, de forma a torná-los aptos a interagirem na sociedade de forma construtiva e com responsabilidade social.

No âmbito dos cursos superiores oferecidos pela IES, são desenvolvidas ações que têm como eixo estruturante a busca de soluções complementares para pessoas portadoras de deficiências da fala, audição e outras correlatas. Da mesma forma, ocorre nos cursos de pós-graduação lato sensu.

Desta maneira, o Centro Universitário caracteriza-se como uma instituição vocacionada para a formação de profissionais capacitados para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade. Sua atuação destaca-se principalmente no campo da comunicação humana, mediante ações de integração, desenvolvidas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu oferecidos, presenciais ou a distância.

Objetivos

          o Expandir a oferta de ensino superior qualificado com a implantação de novas unidades de ensino nos limites territoriais de sua área de atuação;
          o Capacitar profissionais para atuação como agentes do processo de inclusão social de portadores de necessidades especiais;
          o Promover a ampliação de suas atividades de ensino e extensão e a diversificação da oferta de seus serviços educacionais à comunidade do Distrito Federal;
          o Instrumentalizar os egressos tornando-os aptos a interagirem na sociedade de forma construtiva, capacitados para promover a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no mundo do trabalho, com responsabilidade social.

Opiniões

Ronald Alves
A Graduação em Engenharia Civil da Uniplan é ótima. Estou gostando muito.

Graduação em Engenharia Civil

Dayane Souto
Fiquei satisfeita com o conteúdo ministrado em sala de aula, o curso de Recursos Humanos, na UNIPLAN, foi bem proveitoso. Os temas tratados pelos professores foi de excelente qualidade, bem como o desempenho desses profissionais.

Graduação em Recursos Humanos

Ludmila Nunes Sacramento
Eu recomendo o curso de graduação em Comunicação Social do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, é sempre bom estar na atualidade.

Graduação em Comunicação Social (Jornalismo)

Palon Alexandre
O curso de graduação em Gestão Empresarial e Controladoria do Centro Universitário do Distrito Federal é muito interessante, cheio de novidades.

Graduação em Gestão Empresarial e Controladoria

Mário Freire
O curso ensina alta tecnologia de TI envolvendo redes configuração Wan Lan, banco de dados criptografia segurança de dados física e lógica.

Curso Superior Tecnológico em Gerenciamento de Redes de Computadores

Cursos da instituição

Página 1 de 2

Página 1 de 2

Veja cursos históricos
Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |   X