Curso de Andragogia: Um Olhar para o Aprendiz Adulto - EAD - A Distância

Solicite informação sem compromisso SK Aprendizagem

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Andragogia: Um Olhar para o Aprendiz Adulto - EAD - Online

  • Conteúdo
    Curso de Andragogia: Um Olhar para o Aprendiz Adulto - EAD.

    GRADE CURRICULAR DA VERSÃO EAD.

    Por que fazer o curso?.

    Porque o conhecimento e as habilidades necessárias para atingir resultados hoje são escassos no mundo do trabalho. Porque as pessoas se deparam com descompassos educacionais que só recebem a atenção devida muito mais tarde, seja na vida, seja no ambiente corporativo. Porque o aluno adulto passou a ser um grande desafio no século XXI. Porque o curso se propõe a encontrar respostas para alguns questionamentos. São eles:
    • Por que alguns programas de treinamento não conseguem captar o interesse integral dos alunos?
    • Como tornar o processo de aprendizagem dos adultos o catalisador de resultados que a empresa espera a partir dos programas de T&D?
    • No ensino regular acontece o mesmo?
    • Que competências, habilidades e comportamentos o facilitador/professor/gestor precisa adquirir para conseguir entender as especificidades do modo de aprender do adulto?
    Público-Alvo:

    Gestores, professores, consultores, coordenadores de grupos e equipes, instrutores do ambiente corporativo, universitário e do sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos). Profissionais e pessoas interessadas no tema.

    Objetivos de ensino:

    1. Produzir um ambiente dinâmico e interativo para o compartilhamento e ampliação de conhecimentos e prática com profissionais que trabalhem com a aprendizagem de adultos.
    2. Identificar as especificidades do modo de aprender do adulto para que o participante possa se preparar para lidar com elas de forma prática em sua ação educativa.
    3. Apresentar o aporte teórico da Andragogia -ciência e arte de ajudar o adulto a aprender como contribuição à prática do processo de ensino-aprendizagem do aprendente adulto.

    Conteúdo:

    O Programa é apresentado em 5 módulos. O conteúdo seguirá os seguintes tópicos:

    MÓDULO 1 - AMBIENTAÇÃO
    MÓDULO 2 –CONTRATO DE APRENDIZAGEM E OS ELEMENTOS DA ANDRAGOGIA- Teoria e prática
    MÓDULO 3 – ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO E A APRENDIZAGEM DO ADULTO HOJE
    MÓDULO 4 – PRINCÍPIOS DA ANDRAGOGIA – Teoria e Prática e A demanda por profissionais habilitados a trabalhar com adultos hoje
    MÓDULO 5- CICLO DE APRENDIZAGEM VIVENCIAL (CAV) E ESTILOS DE APRENDIZAGEM – Teoria e Prática
    FINALIZAÇÃO – Atividade de fechamento do curso e AVALIAÇÃO FINAL

    Objetivos de aprendizagem.

    Ao final do programa é esperado que os participantes tenham a capacidade, mediante a interação e reflexão sobre o conteúdo, de: construção colaborativa com os colegas; discussão com a tutoria, ter inúmeros insights que constituirão objetivos adicionais que, para além de uma lista estática de objetivos, deverão habilitá-los para, ao final do programa, serem capazes de:
    •  Atuar andragogicamente, sabendo a diferença de posicionamento.
    •  Preparar programas de ensino-aprendizagem que contemplem o modo de aprender do adulto, utilizando as ferramentas discutidas.
    •  Personalizar suas aulas a partir do saber e experiência dos alunos.
    •  Exercitar o conhecimento dos processos psicológicos básicos adquiridos para desenvolver uma comunicação aberta, franca e verdadeira, livre de jogos psicológicos com os aprendentes.
    •  Manter conduta em sala de aula que seja condizente com as indicações dos autores discutidos no curso.
    Metodologia:

    Curso ministrado dentro do modelo à distância, tutorado assincronamente, mantendo a postura andragógica. Os participantes terão a oportunidade de: experimentar, fazer reflexões e dialogar sobre o impacto do método.
                 
    Carga horária:

    60 (sessenta) horas distribuídas em 5 módulos consecutivos. Você pode organizar um grupo de colegas para fazerem junto o curso. Consulte-nos sobre descontos.

Outro curso relacionado com educação para jovens e adultos

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |