Curso de Comunicação e Movimentos Sociais

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso de Comunicação e Movimentos Sociais

  • Modalidade
    A formação é realizada presencialmente.
  • Duração
    O curso tem carga horária total de 30 horas.
  • Certificado oficial
    O egresso receberá um Certificado de conclusão do curso de Comunicação e Movimentos Sociais.
  • Considerações
    O curso de Comunicação e Movimentos Sociais tem como proposta a compreensão e reflexão dos processos de articulação da sociedade civil. As aulas tratam de temas que se relacionam aos movimentos sociais em cadeia. Ainda no conteúdo do curso são promovidas discussões sobre a luta pelo direito à comunicação e um entendimento mais crítico dos movimentos sociais, o surgimento das redes sociais e sua ligação com a sociedade midiática atual. Como exercícios práticos, serão produzidas análises em grupo sobre a viabilidade de tensão sobre áreas globais e locais, bem como suas maneiras de se manifestar. O programa usa um método de teoria e prática, tendo como suporte aulas expositivas fundamentadas em recursos de áudio e vídeo e discussões e seminários frequentes.
  • Dirigido a
    Área voltada a profissionais e universitários das áreas de Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, História, Psicologia, Letras, Artes e Pedagogia.
  • Área de atuação
    Essa formação pode ser usada como complemento para as áreas de comunicação (rádio, Tv e internet), estudos e pesquisas sobre a sociedade e na área educacional.

Comentários sobre Curso de Comunicação e Movimentos Sociais - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    O curso abordará a dinâmica de atuação dos movimentos sociais na civilização tecnológica midiática. A proposta central é a de refletir e compreender os processos de articulação da sociedade civil em fóruns e redes, como estratégias de articulação e mobilização e, em alguns aspectos, de luta pelo direito à comunicação. Principalmente a partir da segunda metade do século 20, o surgimento dessa civilização marcada pela comunicação e pelas tecnologias implicou mudanças nas formas de mobilização das redes sociais, que passaram a se articular politicamente sob a mediação das redes tecnológicas. Entre outros aspectos, o curso trata da visibilidade (na mídia ou espaço público) e da invisibilidade (nos momentos de articulação, em que se retiram da cena pública) dos movimentos e das suas estratégias de avanços e recuos em relação à sociedade, em busca de espaço e poder, que subvertem os paradigmas comunicacionais vigentes e determinam novas formas de fazer política. As aulas abordarão temas relacionados à atuação dos movimentos sociais em redes e trarão relatos das chamadas práticas "glocais" - nem globais, nem locais, antes via de terceira grandeza -, tomando como referência processos e redes como o Fórum Social Mundial, que se articulam e mobilizam em momentos visíveis e invisíveis.
  • Dirigido a
    Profissionais e universitários das áreas de Comunicação, Sociologia, Filosofia, Antropologia, Ciência Política, História, Psicologia, Letras, Artes e Pedagogia, além de pesquisadores das mesmas áreas e dos direitos humanos e redes sociais.
  • Titulação
    Certificado de conclusão do curso de Comunicação e Movimentos Sociais
  • Conteúdo

    O conteúdo do curso promoverá a discussão sobre a conjuntura da luta pelo direito à comunicação e sobre a incorporação das bandeiras históricas dos movimentos na cena pública (inclusive através do tratamento dado a estas pelos meios de comunicação).

    O curso busca ainda uma compreensão crítica dos movimentos sociais e incentiva a reflexão sobre a relação entre as suas práticas "glocais", bem como a produção de análises coletivas sobre a viabilidade de tensão com o glocal e com suas formas de manifestação.

    As relações entre as redes sociais e a sociedade midiática será confrontada o tempo todo.
    A metodologia do curso é teórico-prática, com aulas expositivas embasadas em recursos audiovisuais e com discussões discentes permanentes. A carga horária é de 30 horas, distribuída em dez aulas de três horas.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber como fazer o curso, se pode ser a qualquer tempo ou se tem um período específico. Qual o preço, tempo e material? "

Valéria para Curso de Comunicação e Movimentos Sociais

Minas Gerais

"Eu trabalho na área pública no setor de esportes para pessoas com deficiência e gostaria de informações sobre início, preço e seleção. "

Eliana para Curso de Comunicação e Movimentos Sociais

São Paulo

"Gostaria de obter informações a respeito de curso oferecidos no mês de janeiro na área de comunicação, pois estou indo passar o mês em são paulo e quero aproveitar e fazer alguns cursos. "

Manuelle para Curso de Comunicação e Movimentos Sociais

Rio Grande do Norte

"Gostaria de receber informações sobre este curso: início, programação, custo e se possível, de outros cursos de extensão em comunicação. "

Flavia para Curso de Comunicação e Movimentos Sociais

São Paulo

Outro curso relacionado com comunicação

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |