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Curso de Desenho e Ilustração

Método: Presencial
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Escola de Arte Casa das Oficinas

Curso de Desenho e Ilustração - Blumenau - Santa Catarina

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Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Curso de Desenho e Ilustração
  • Modalidade

    O Curso de Desenho e Ilustração é presencial.

  • Duração

    A carga horária é de 80 horas/aula.

  • Certificado Oficial

    Certificado de conclusão de curso.

  • Considerações

    O Curso de Desenho e Ilustração oferecido pela Casa das Oficinas, foi desenvolvido para formar profissionais, que podem, ou não ter experiência prévia. Nesse curso, o aluno iniciará cada etapa com um módulo base.

    O curso oferecido pela Casa das Oficinas é composto por 10 capítulos/módulos. A temática do curso é composta por:
    Introdução ao Desenho Clássico e a Percepção Visual e Bases para Ilustração e Animação.





  • Preço do Curso

    Veja o preço.

  • Dirigido a

    Interessados na temática, que já trabalham na área ou desejam trabalhar.

  • Área de atuação

    O profissional poderá trabalhar como profissional autônomo, ou para escritórios, galerias e lugares que demandem um profissional com esse perfil.

  • Salário estimado

    O salário varia entre R$ 1.500 e R$ 4.500.

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Curso de Desenho e Ilustração - Blumenau - Santa Catarina Comentários sobre Curso de Desenho e Ilustração - Blumenau - Santa Catarina
Diploma:
Certificação entregue após conclusão dos módulos
Conteúdo:

DESENHO CLÁSSICO

A oficina pretende explorar os aspectos psicológicos que regem a ação de desenhar através de uma abordagem Gestáltica prática, para que o aluno aprenda não somente a manipular a ferramenta “lápis” com destreza, mas também que compreenda e domine os processos visuais que ocorrem no cérebro que o levarão a melhorar sua observação. Em conjunto a isto, uma base prática que lida diretamente com o material e as técnicas; luz e sombra, perspectiva, composição, anatomia básica, desenho geométrico, materiais, etc.

Professor
Jose A. S. Siqueira - JUBA

Currículo
Comunicação Social (Jornalismo) pela Jacksonville University – EUA;
Cursos de especialização e técnicos em desenho artístico, fotografia digital e comunicação visual tendo cursado: Desenho Publicitário na Escola Panamericana de Artes - SP;
Curso de animação em stop-motion com coordenadores do Animamundi pelo SESC - Blumenau;
Ilustração e Desenho Clássico – Bases para Ilustração e Animação 2D pela Fundação Cultural de Blumenau;
Curso de fotografia digital pelo ICPG (Instituto Catarinense de Pós Graduação).

Conteúdo Programático
O curso é composto por 10 “Capítulos” com módulos de base e estudo para cada capítulo.

O Aluno sempre será introduzido a um módulo base antes de cada etapa, assim independente da etapa em que se encontre no curso sempre terá uma base como início.

Os capítulos se complementam ao final do curso, pois a progressão sempre se dá partindo de uma base elementar, assim, mesmo um aluno iniciante pode ingressar ao lado de um aluno mais avançado.

Como a base é a mesma para ambos a progressão de estudo se dará independentemente, cada qual a seu nível. Isso também tende acabar com o clima de competição ou de sentido de inferioridade dentro da sala de aula, pois com a base conjunta o aluno mais avançado pode também auxiliar o aluno mais novato com dicas e truques pessoais, o que incentiva a troca de experiências construtivas.

Módulo Base: Introdução ao Desenho Clássico e a Percepção Visual
A introdução ao desenho e a percepção visual procura abordar o desenho através de uma perspectiva da psicologia da Gestalt com visualização de imagens, entendimento de suas representações e como lidar com isso ao se desenhar e tentar representar imagens.

Trabalhando com auxílio de exercícios apresentados no livro da Dra. Betty Edwards “Desenhando Com o lado Direito do Cérebro” e adaptados ao formato da oficina, essa primeira etapa no curso procura apresentar ao aluno ferramentas de observação visual que possibilitam entender o que se passa no cérebro ao se desenhar uma figura observada seja de uma referência ou ao vivo.

Aborda os problemas que o desenhista vai encontrar ao tentar representar o que se pretende e as maneiras de contornar esses desafios.
Busca também, antes mesmo de construir uma base técnica com a ferramenta lápis ou “as bolinhas e círculos”, mostrar a importância do controle da percepção visual real e

mentalizada, para se entender como representar o que se deseja de forma consistente e controlada.

Módulo Estudo: Bases para Ilustração e Animação
A fase de estudo no curso é a parte mais “ferramental” por assim dizer, é aonde o aluno passa da observação e entender como observar ao

lidar com o lápis e papel. Em conjunto com a base de cada capítulo serão estudados temas que obriguem a prática da base estudada dentro de temas como:  esboço rápido com

modelo vivo, observação de objetos e natureza morta, técnicas de lápis, hachura, construção geométrica, luz e sombra, anatomia básica,

estudo da forma, composição, construção de personagens, perspectiva e planos de imagem, introdução a narrativa gráfica, quadrinhos, expressão corporal, linha de ação,

princípios de animação, teoria da linha, introdução a teoria da cor e pesquisa de estilos.

Os estudos são feitos com base em apostila desenvolvida primeiramente pelo dono e diretor do Belli Estúdio de Design e Animação de Blumenau, Rubens Belli, e re-editada por mim mesmo para este curso.

Contém material de diversos livros e manuais de desenho contemporâneos e de arte clássica. Manuais Vilppu, Eugênio Colonnese, Disney, obras de artistas clássicos (Leonardo, Michellangelo, Durer, Picasso, Salvador Dali, etc.), Maurício de Sousa, Crepax, Stan Lee (Homem Aranha, Hulk, etc.), além de referências de artistas da internet, fotógrafos, estilistas e ilustradores, etc.

Capítulos base

  • O desenho e a arte de andar de bicicleta;
  • Exercícios de desenho, um passo de cada vez. As 5 percepções base;
  • O nosso cérebro, lados esquerdo e direito;
  • A transição, como passar de um lado para o outro;
  • Recorrendo a lembrança, sua história pessoal como artista;
  • Esquecendo o sistema de símbolos, juntando arestas e contornos;
  • A percepção da forma e espaço positivo e negativo;
  • Expandido-se em todas direções, perspectiva;
  • Encarando o modelo vivo;
  • O valor das luzes e sombras lógicas.

Temas de estudo

  • Esboço rápido;
  • Modelo vivo e referência 2D;
  • Observação, objetos e natureza morta;
  • Estudo da forma e composição;
  • Construção geométrica a partir de sólidos, cubos, esferas, etc.;
  • Técnicas de lápis ;
  • Luz e sombra, iluminação e ambientação;
  • Perspectiva 1, 2 e 3 pontos de fuga;
  • Perspectiva e planos de imagem;
  • Hachuras, esfuminho e outros materiais;
  • Expressão corporal, linha de ação, teoria da linha, número de ouro;
  • Anatomia básica, proporções e distorções;
  • Estudos de animais;
  • Construção de personagens, caricatura;
  • Enquadramento e planos, a relação com a fotografia;
  • Introdução a narrativa gráfica e quadrinhos, tirinhas;
  • Princípios de animação;
  • Model sheet, guia de aplicação, storyboard;
  • Introdução a teoria da cor;
  • Pesquisa de estilos, portfolio e projetos.

A ordem dos temas não é necessariamente cronológica, como cada aula inicia como aula base de observação, a cronologia varia dependendo das atividades em aula ou de

referências escolhidas pelos alunos, inclusive repetindo-se temas caso necessário, mas nunca excluindo nenhum. O curso se completa a medida que os temas forem sendo

estudados já que a base dos temas sempre engloba um aspecto fundamental do desenho como um todo, seguindo a abordagem Gestalt.
Como a oficina de desenho

pretende formar desenhistas que busquem dar continuação aos estudos seja de forma amadora ou profissional, o estudo de estilos é o mais variado possível, e incentiva o

aluno a “ficar antenado” no que outros artistas estão fazendo e já fizeram.
Assim o aluno pode construir uma base sólida e procurar se especializar no estilo, tema ou

área que quiser ou pretender seguir, desenhando para moda ou para uma revista de quadrinhos Mangá. A idéia é ter uma base para se desenhar qualquer coisa, desde arte

clássica em tela de pano a animação digital, arquitetura, moda ou publicidade, no papel ou no computador.
Já que a base da expressão da imagem parte de um mesmo princípio de observação e

representação, independente de sua mídia, a mídia fica por conta da criatividade e vontade do praticante. Em sala de aula se utiliza lápis grafite ou carvão e suas variações e papel comum.

Objetivos e benefícios do curso

  • Apresentar técnicas de percepção visual e sua importância prática para o desenho e como contornar problemas comuns de observação ao se abordar a imagem;

 

  • Construir uma base de lógica visual para se lidar com as ferramentas e mídias do desenho;
  • Auxiliar a construção de uma metodologia própria de abordagem ao estudo do desenho com base em exercícios e técnicas específicas, que o aluno deverá utilizar, adaptar e complementar ao longo da vida e de sua experiência com a arte;
  • Através do treino e da pesquisa, desenvolver um estilo próprio, na busca de aprimoramento constante;
  • Construir autocrítica, auto-avaliação e senso de crítica construtiva em respeito ao progresso do próprio trabalho e dos outros, a como lidar com a crítica e usar isso positivamente de forma constante, não somente na arte;
  • Incentivar o estudo e observação do mundo de forma diferente e positiva;
  • Incentivar a troca de experiências e de referências para estudos entre os alunos e a continuação nos estudos independentes, seja profissional ou amador;
  • Formar um portfólio de trabalhos para possível introdução no mercado de trabalho e abordar, através de discussões, os problemas e oportunidades de mercado gráfico de hoje e procurar fomentar a formação de grupos de estudos, clubes, fanzines, etc. para troca de idéias e experiências.

Duração do curso
Média de 10 meses, carga horária de 80 hrs/aula.

Horário da aula
3ª feira – 19h30 às 21h30
5ª feira – 19h30 às 21h30
Sábados – 9h às 11h

Opiniões (1)

Professores:
Atendimento ao aluno:
Programa de Ensino:
Material:
  • Muito bom.

    Tem que estudar para se manter atualizado no mercado de trabalho.

    Professores
    Atendimento ao aluno
    Programa de Ensino
    Material
    Instalações

    Professores

    Atendimento ao aluno

    Programa de Ensino

    Material

    Instalações

    Por Anônimo sobre Curso de Desenho e Ilustração - Dezembro 2011

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