Graduação em Engenharia Mecânica

Solicite informação sem compromisso Faculdade UCL

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Aline Lima

Aline Lima

Graduação em Engenharia Mecânica

  • Modalidade
    A UCL oferece o curso de Engenharia Mecânica na modalidade presencial.
  • Duração
    Essa graduação pode ser concluída em 5 anos.
  • Certificado oficial
    O diploma expedido pela instituição possui autorização do Ministério da Educação.
  • Considerações
    O curso de graduação em Engenharia Mecânica da UCL possui um programa de ensino distribuído da seguinte maneira: nos primeiros dois anos serão ofertadas disciplinas básicas de física, matemática, informática e química. Nos anos seguintes o aluno cursará matérias específicas da engenharia mecânica. Os conhecimentos adquiridos em aula poderão ser posto em prática durante os estágios curriculares que serão realizados ao longo do curso. Os alunos da UCL são incentivados a participarem de atividades extrascurriculares e também a desenvolverem pesquisas científicas e projetos.
  • Dirigido a
    Esse curso é dirigido a pessoas, cujo perfil inclua interesse pelo conhecimento científico e fácil assimilação de disciplinas como matemática e física.
  • Área de atuação
    Embora o setor de maior oferta laboral seja o industrial, o profissional graduado também poderá buscar oportunidades como consultor e prestador de serviços de construção mecânica e projetos.

Comentários sobre Graduação em Engenharia Mecânica - Presencial - Serra - Espírito Santo

  • Objectivos
    O objetivo do curso de Engenharia Mecânica da UCL é formar profissionais aptos a conceber, planejar, projetar, fabricar e manter máquinas, equipamentos, instalações industriais, estruturas mecânicas, meios de transporte e processos industriais. Tem ainda como meta, capacitar o estudante para gerenciar e projetar as correspondentes linhas de produção desses equipamentos.
  • Conteúdo


    Durante os dois primeiros anos do curso o aluno tem contato predominante com disciplinas básicas das áreas de Física, Matemática, Informática e Química e, nos três últimos anos, com disciplinas profissionalizantes da Engenharia Mecânica, nas quais diversos laboratórios são utilizados para a realização de aulas práticas. O estudante colocará em prática os conhecimentos adquiridos, com a realização de programas de estágios supervisionados e trabalhos de graduação, além de oportunidades como os programas de iniciação científica ou atividades extracurriculares como o Projeto Mini-Baja e os projetos interdisciplinares. O perfil do acadêmico deve incluir interesse pelo conhecimento científico, facilidade com matemática e física, gosto pelo fazer e forte senso prático para compreensão e solução de problemas de natureza física. Domínio de idiomas e de informática e constante atualização sobre novas tecnologias ajudam durante o curso e são cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. Como o engenheiro, sempre inserido na sociedade, trabalha geralmente em equipes, são também características importantes os traços de personalidade que permitam o desenvolvimento de um bom relacionamento humano e social.


    Mercado de Trabalho
     
    O setor que mais emprega engenheiros mecânicos é o industrial. No entanto, empresas prestadoras de serviços de consultoria, projetos e construção mecânica, representam também um espaço interessante para esse profissional. Assim, o engenheiro de produção mecânica pode atuar como profissional liberal ou como funcionário em indústrias, em toda e qualquer atividade ligada a máquinas, tais como:  

    Manutenção e Instalação: proteger, instalar e manter turbinas, bombas, válvulas e máquinas em funcionamento; 

    Projeto e Acompanhamento: definir instrumentos para monitorar processos térmicos e hidráulicos, determinar o tamanho dos equipamentos, fazendo especificações térmicas e escolhendo o material para os equipamentos industriais; 

    Desenvolvimento: elaborar catálogos técnicos, moldes para ferramentas e dispositivos de alimentação de máquinas; testes de resistência em máquinas e equipamentos; 

    Criação: desenvolver turbinas a vapor, compressores, caldeiras, motores de combustão interna e sistemas de refrigeração.

    Duração e Vagas
     

    O Curso de Engenharia de Produção Mecânica tem a duração mínima de 5 (cinco) anos, e máxima de 9 anos. São oferecidas 40 vagas diurnas e 40 noturnas.


Últimas visitas ao curso

"Quero informações de preço do curso de Graduação em Engenharia Mecânica."

Lorena para Graduação em Engenharia Mecânica

Espírito Santo

"Gostaria de saber a respeito do curso de engenharia de produção. Sou do Espirito Santo e atualmente trabalho em São Paulo, onde curso graduação na faculdade facp. Tenho concluído dois períodos e gostaria de informação como posso adaptar o que já fiz e dar continuidade no curso na faculdade ucl."

Anselmo para Graduação em Engenharia Mecânica

Espírito Santo

Outro curso relacionado com engenharia mecânica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |