Objectivos
A Estabilização Segmentar Lombar ou Lombo –pélvica (ESL) é um método de tratamento das patologias lombares que busca não apenas a resolução do quadro doloroso, mas também minimizar ao máximo o número de recidivas. Tem origem na Austrália, mais precisamente na Universidade de Queensland. Tal método buscou justificativas científicas antes da introdução na prática clínica. A idéia central está no controle motor dos músculos profundos do tronco e abdome, multífido lombar e transverso de abdome.
Após lesão segmentar, os músculos profundos, normalmente tônicos, por meio do reflexo de inibição, são primariamente afetados, e mesmo na remissão da dor, suas características morfofuncionais não retornam aos valores funcionais anteriores, predispondo o segmento a novos episódios lesivos em virtude do pouco controle. Portanto, terapias que buscam alívio da dor e/ou cinesioterapia inespecífica apenas mascaram o quadro. A ESL foca a hierarquia muscular, dividindo o sistema em: músculos profundos (estabilidade segmentar), superficiais tônicos (antigravitários) e superficiais produtores de movimento.
Hoje em dia, o método está incluindo em diversos cursos de aprimoramento tais quais: Terapias Manuais, RPG e Pilates, devido à alta eficácia terapêutica.