Home > Graduação > Nanotecnologia - Nanociência > Rio de Janeiro Capital > Graduação em Nanotecnologia - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

Graduação em Nanotecnologia

Solicite informação sem compromisso UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Klivia Silva

Klivia Silva

Graduação em Nanotecnologia

  • Modalidade
    As aulas do curso são ministradas presencialmente.
  • Duração
    A graduação tem a duração de 4 anos.
  • Certificado Oficial
    Ao lograr o plano de curso o aluno recebe um diploma de bacharel em Nanotecnologia.
  • Considerações
    O plano de curso da graduação em Nanotecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro aborda os assuntos da aplicação da Ciência de sistemas em nanoescala. Durante o curso o aluno verá matérias como química, física e biologia.
  • Dirigido a
    O curso de graduação poderá ser realizado pelos portadores de certificado de conclusão do segundo grau..
  • Área de atuação
    O egresso do curso poderá se dedicar aos estudos da nanotecnologia.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Graduação em Nanotecnologia - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Objectivos
    A finalidade do curso é formar profissionais com uma base sólida em Física, Matemática, Química e Biologia e com conhecimentos específicos em Nanotecnologia em 3 opções de Ênfase: Física, Materiais e Bionanotecnologia. Tal perfil de profissional será extremamente atraente para as empresas que atuam na área de Nanotecnologia, nas suas diversas vertentes. Além disso, o conhecimento adquirido será suficientemente profundo para que o estudante possa, se assim desejar, ingressar em uma dessas três grandes áreas de pós-graduação e pesquisa da Nanociência e Nanotecnologia: Física, Materiais e Bionanotecnologia.
  • Conteúdo
    Estrutura Curricular

    A estrutura do curso consiste em:
    • Um núcleo comum de disciplinas obrigatórias (ciclo básico), totalizando 98 créditos e com duração aproximada de 2 anos. O ciclo básico proverá uma formação sólida em Matemática, Física, Química e Biologia, com grande superposição de disciplinas ou conteúdos com os cursos já existentes de Física, Engenharia de Materiais e Biofísica, facilitando o fluxo de estudantes entre o curso de Nanotecnologia e esses cursos. 
    • Uma subsequente divisão em 3 Ênfases (ciclo profissional): Física, Materiais e Bionanotecnologia. Cada ênfase tem seu próprio conjunto de disciplinas obrigatórias, com pelo menos 40 créditos no total.
    • 12 créditos em disciplinas complementares (eletivas) de escolha restrita, sendo pelo menos 4 créditos em cada uma das áreas diferentes de sua Ênfase, de modo a garantir a formação interdisciplinar. 
    • 12 créditos em disciplinas complementares de escolha livre.
    • 4 requisitos curriculares complementares de Introdução à Pesquisa em Nanotecnologia (IPN) (total de 16 créditos). Em cada uma destas atividades, que formam uma parte importante do curso, o estudante deverá realizar um estágio de iniciação científica em um dos laboratórios ou grupos de pesquisa consorciados ao curso. Em cada um dos estágios, deverá aprender os fundamentos teóricos e os aspectos práticos das respectivas técnicas. Os quatro semestres de IPN deverão ser cursados em grupos diferentes e também deverá ser garantida a rotatividade entre as áreas (um Estágio em cada uma das áreas: Física, Química, Materiais e Bionanotecnologia).

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber quanto custa este curso e como posso me escrever?"

Anderson para Graduação em Nanotecnologia

Rio de Janeiro

"Gostaria de maiores informações sobre o curso de graduação em nanotecnologia: valor, duração (2 anos?), inicio, possibilidade de se fazer a distância. É possivel fazer o curso de graduação em nanotecnologia com este mesmo perfil no exterior, Inglaterra, Escócia, Suécia? "

Gisele para Graduação em Nanotecnologia

Rio de Janeiro

"Gostaria de saber as informações sobre o curso de nanotecnologia (preço e quando começa). "

Antonio para Graduação em Nanotecnologia

Rio de Janeiro

"Eu gostaria de informações a respeito de mestrado na área de nanotecnologia. "

Wagner para Graduação em Nanotecnologia

Rio de Janeiro

"Quando fui fazer a inscrição para o vestibular da UFRJ, não achei a opção de engenharia de nanotecnologia. Como eu faço para me inscrever? "

Bruno para Graduação em Nanotecnologia

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com Nanotecnologia - Nanociência

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |