Home>Graduação>Nanotecnologia - Nanociência>Rio de Janeiro Capital>Graduação em Nanotecnologia - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
 

Graduação em Nanotecnologia

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Nanotecnologia - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Klivia Silva
Graduação em Nanotecnologia
  • Modalidade

    As aulas do curso são ministradas presencialmente.

  • Duração

    A graduação tem a duração de 4 anos.

  • Certificado Oficial

    Ao lograr o plano de curso o aluno recebe um diploma de bacharel em Nanotecnologia.

  • Considerações

    O plano de curso da graduação em Nanotecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro aborda os assuntos da aplicação da Ciência de sistemas em nanoescala.

    Durante o curso o aluno verá matérias como química, física e biologia.

  • Dirigido a

    O curso de graduação poderá ser realizado pelos portadores de certificado de conclusão do segundo grau..

  • Área de atuação

    O egresso do curso poderá se dedicar aos estudos da nanotecnologia.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Graduação em Nanotecnologia - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro Comentários sobre Graduação em Nanotecnologia - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro
Objetivos:
A finalidade do curso é formar profissionais com uma base sólida em Física, Matemática, Química e Biologia e com conhecimentos específicos em Nanotecnologia em 3 opções de Ênfase: Física, Materiais e Bionanotecnologia. Tal perfil de profissional será extremamente atraente para as empresas que atuam na área de Nanotecnologia, nas suas diversas vertentes. Além disso, o conhecimento adquirido será suficientemente profundo para que o estudante possa, se assim desejar, ingressar em uma dessas três grandes áreas de pós-graduação e pesquisa da Nanociência e Nanotecnologia: Física, Materiais e Bionanotecnologia.
Conteúdo:
Estrutura Curricular

A estrutura do curso consiste em:
  • Um núcleo comum de disciplinas obrigatórias (ciclo básico), totalizando 98 créditos e com duração aproximada de 2 anos. O ciclo básico proverá uma formação sólida em Matemática, Física, Química e Biologia, com grande superposição de disciplinas ou conteúdos com os cursos já existentes de Física, Engenharia de Materiais e Biofísica, facilitando o fluxo de estudantes entre o curso de Nanotecnologia e esses cursos. 
  • Uma subsequente divisão em 3 Ênfases (ciclo profissional): Física, Materiais e Bionanotecnologia. Cada ênfase tem seu próprio conjunto de disciplinas obrigatórias, com pelo menos 40 créditos no total.
  • 12 créditos em disciplinas complementares (eletivas) de escolha restrita, sendo pelo menos 4 créditos em cada uma das áreas diferentes de sua Ênfase, de modo a garantir a formação interdisciplinar. 
  • 12 créditos em disciplinas complementares de escolha livre.
  • 4 requisitos curriculares complementares de Introdução à Pesquisa em Nanotecnologia (IPN) (total de 16 créditos). Em cada uma destas atividades, que formam uma parte importante do curso, o estudante deverá realizar um estágio de iniciação científica em um dos laboratórios ou grupos de pesquisa consorciados ao curso. Em cada um dos estágios, deverá aprender os fundamentos teóricos e os aspectos práticos das respectivas técnicas. Os quatro semestres de IPN deverão ser cursados em grupos diferentes e também deverá ser garantida a rotatividade entre as áreas (um Estágio em cada uma das áreas: Física, Química, Materiais e Bionanotecnologia).

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Graduação de Nanotecnologia - Nanociência: