Curso de História da Música Sacra e Profana

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso de História da Música Sacra e Profana

  • Modalidade
    Todas as aulas são presenciais.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O aluno recebe um certificado da instituição.
  • Considerações
    O Curso de História da Música Sacra e Profana visa oferecer um panorama global da música e sua ligação com aspectos religiosos, que vão desde a Grécia Antiga até a atualidade. Traz aos participantes uma apresentação das peculiaridades de cada época da História da Música Ocidental, no contexto religioso ou não e analisando os mais importantes compositores. A formação aborda 3 tópicos: a História, a Música e as Ciências da Religião e é dividido em 2 partes de forma independente mas complementares. As aulas são realizadas uma vez a cada 7 dias e tem aproximadamente 2 horas e meia de duração. Durante as aulas serão apresentados por meio de arquivos de áudio, exemplos de movimentos musicais e seus maiores expoentes, habilitando o aluno para fazer uma identificação dos estilos musicais e instrumentos usados em cada período.
  • Dirigido a
    Dirigido a formação voltada a historiadores, músicos e interessados em música clássica, arte e cultura em geral.
  • Área de atuação
    Esse estudo complementa a formação de músicos e historiadores, e as vagas para essa área se encontram em conservatórios musicais e ensino sobre música.

Comentários sobre Curso de História da Música Sacra e Profana - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    nascimento da música sacra e profana e a influência recíproca que acompanhou seu desenvolvimento ao longo da História: esse é o tema central do curso, que oferece um amplo panorama da música e de sua relação com o religioso desde a Grécia Antiga até o presente. O curso traz para o público a oportunidade de acompanhar um programa ministrado em centros culturais de elite, que cobram mensalidades muito elevadas, ou em cursos de graduação de Música. O objetivo do curso é apresentar as características de cada época da História da Música Ocidental, dentro e fora da Igreja, abordando os principais compositores e suas perspectivas estéticas, integradas ao contexto social e cultural. O programa reúne, portanto, três campos do saber: a História, a Música e as Ciências da Religião. O curso está organizado em duas partes independentes, diferentes e complementares, que podem ser cursadas isoladamente. Os participantes podem cursar as duas partes na seqüência ou apenas uma delas. A primeira, "História da Música Antiga, da Idade Média ao Barroco", mostra o desenvolvimento da teoria musical dentro da Igreja Cristã, bem como as peças instrumentais executadas nas ruas e nas cortes. A segunda parte, "A História da Música Moderna, do Classicismo aos dias de hoje", aborda a música burguesa e as formas expressivas atuais, influenciadas pelo desenvolvimento da tecnologia. As aulas serão ministradas uma vez por semana, com duas horas e meia de duração. Além do conteúdo teórico, a cada aula serão apresentados exemplos auditivos de cada movimento com renomados intérpretes, tornando os participantes aptos a identificar o estilo e os instrumentos característicos de determinadas épocas. Neste primeiro semestre de 2008 será oferecida somente a parte: "História da Música Antiga, da Idade Média ao Barroco".
  • Dirigido a
    Historiadores, músicos e interessados em música clássica, arte e cultura em geral.
  • Titulação
    Certificado de conclusão do curso de extensão em História da Música Sacra e Profana - "História da Música Antiga, da Idade Média ao Barroco" e "História da Música Moderna, do Classicismo aos Dias de Hoje"
  • Conteúdo

    Conteúdo Programático: 

    História da Música Antiga, da Idade Média ao Barroco

    - A Música nas Civilizações Antigas
    - A Música na Grécia
    - A Música Religiosa Pré-Cristã
    - Panorama Geral
    - Nascimento da Polifonia
    - Música Profana Medieval
    - Panorama Geral do Renascimento
    - Estilos Nacionais
    - Música Vocal e o Nascimento da Ópera
    - Música Instrumental
    - Panorama Geral do Barroco
    - Música Vocal
    - Música da Contra Reforma
    - Música Instrumental
     
    História da Música Moderna, do Classicismo aos Dias de Hoje 

    - Panorama Geral do Classicismo
    - Haydn
    - Mozart
    - Beethoven
    - Panorama Geral do Romantismo
    - Música Vocal
    - Música Instrumental
    - Wagner e a Ópera
    - Panorama Geral do Século XX
    - Impressionismo
    - Nacionalismo
    - Segunda Escola de Viena
    - Música Eletrônica
    - Música Eletroacústica
    - Música Aleatória
    - Espectral   

Outro curso relacionado com música

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |