Curso de Planejamento Contábil Tributário

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso de Planejamento Contábil Tributário

  • Modalidade
    Aulas em formato presencial.
  • Duração
    As aulas tem duração de 64 horas.
  • Certificado oficial
    O aluno recebe um Certificado de conclusão do Curso de Planejamento Contábil Tributário.
  • Considerações
    O curso de Planejamento Contábil Tributário da PUC SP foi criado em função da demanda por profissionais mais qualificados nesse segmento. O programa se propõe a habilitar profissionais para estudar e utilizar a legislação de tributos nas atividades econômicas das corporações. A formação se volta principalmente a área contábil, analisando e se aprofundando em planejamento e gerenciamento de tributações diretas e indiretas, além de regras específicas. O método usado no curso é formado por aulas expositivas e debates em grupos sobre teorias e possíveis aplicações práticas dos temas. As aulas são ministradas por docentes do curso de Ciências Contábeis e da Pós-graduação da instituição.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a graduados em áreas relacionadas às ciências contábeis, administração de empresas, economia e direito que atuam na gestão empresarial.
  • Área de atuação
    O recém formado pode trabalhar em escritórios de direito com enfoque em tributos, departamentos de contabilidade e finanças das empresas, além de áreas de gerenciamento.

Comentários sobre Curso de Planejamento Contábil Tributário - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    O curso de "Planejamento Contábil Tributário" foi elaborado a partir de uma demanda do próprio mercado. Há tempos, profissionais que atuam como gestores empresariais e o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo) demonstravam interesse por um curso de extensão nessa área. O objetivo é capacitar os profissionais para interpretarem e aplicarem corretamente a legislação tributária incidente sobre a atividade econômica das empresas, por meio de estudos de caso e cálculo dos tributos. Apesar de utilizar fundamentos jurídicos como ferramenta, o enfoque do curso é contábil. Durante o curso, os profissionais irão se aprofundar em atividades como o planejamento e a gestão dos tributos diretos e indiretos, as operações de reestruturação societária e as normas especiais de tributação. A idéia não é trabalhar com o processo judicial dos casos nem se aprofundar na doutrina e jurisprudência do direito, mas buscar soluções legais e práticas dentro da contabilidade empresarial. A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, além de exercícios e discussões em grupo para sedimentar os conceitos teóricos e possibilitar sua aplicação prática, adequando os profissionais para as necessidades do mercado. O programa é dividido em quatro módulos: Noções Básicas de Contabilidade, Tributos Diretos (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social Sobre o Lucro), Tributos Indiretos e Normas Especiais de Tributação. As aulas serão ministradas por professores do departamento de Ciências Contábeis da PUC-SP, cujos cursos de graduação e pós-graduação em contabilidade figuram entre os melhores do país, e professores convidados.
  • Dirigido a
    Profissionais graduados em áreas relacionadas às ciências contábeis, administração de empresas, economia e direito que atuam na gestão empresarial.
  • Titulação
    Certificado de conclusão do Curso de Planejamento Contábil Tributário
  • Conteúdo

    Módulo I: Noções Básicas de Contabilidade

    Patrimônio: classificação do balanço patrimonial pela Lei das S/A
    Fatores de formação do preço e do resultado: demonstração do resultado do exercício pela lei das S/A
    Análise financeira e econômica das demonstrações contábeis

    Módulo II: Tributos Diretos – Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro (CSL)
    Princípios e normas gerais
    Apuração pelo lucro real
    Outras alternativas de apuração
    Normas especiais do IR
    Resultados obtidos no exterior

    Módulo III: Impostos Indiretos
    Legislação tributária: interpretação e aplicação - sistema tributário nacional
    IPI e Tributação na importação de bens e serviços
    ICMS e Simples Nacional
    PIS/COFINS
    ISS

    Módulo IV: Normas Especiais de Tributação
    Planejamento tributário
    Operações de reestruturação societária
    Processo administrativo tributário

Outro curso relacionado com contabilidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |