Curso de Projeto Estrutural de Edifícios de Alvenaria

Solicite informação sem compromisso Ycon Cursos de Formação Continuada

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Projeto Estrutural de Edifícios de Alvenaria - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Transmitir informações e técnicas que permitam analisar a estrutura de um edifício de alvenaria, considerando as ações verticais e horizontais.

    Apresentar as bases do dimensionamento de elementos estruturais de alvenaria, com a ilustração de um exemplo de aplicação em edifício.
  • Dirigido a
    Projetistas de estruturas e profissionais que atuam no desenvolvimento de projetos estruturais.

    Alunos de pós-graduação e estudantes de graduação em etapas finais do seu curso.
  • Conteúdo

    CURSO DE PROJETO ESTRUTURAL DE EDIFÍCIOS DE ALVENARIA

    Tema do Curso
    O presente curso busca trazer informações relevantes para o projeto de estruturas de alvenaria, voltadas para aplicação prática. De uma forma simples e objetiva procura apresentar os fundamentos do projeto estrutural de obras em alvenaria.
    Inicialmente apresenta-se o conceito de alvenaria estrutural, discutindo-se aspectos relativos à sua natureza, às técnicas de modulação e concepção estrutural. Posteriormente são apresentados os fundamentos da análise estrutural de edifícios de alvenaria, discutindo-se os métodos usuais de distribuição de cargas verticais. São, também, apresentados os modelos aplicáveis à análise da estrutura de contraventamento submetida a ações horizontais.  A seguir é discutida a forma de introdução da segurança mediante o emprego do método das tensões admissíveis, conforme a normalização brasileira. Apresenta-se o dimensionamento de elementos estrutural de alvenaria submetidos à compressão, ao cisalhamento e à flexão simples e composta. Finalmente, desenvolve-se um exemplo de aplicação em um edifício de alvenaria estrutural, empregando os conceitos anteriormente discutidos.

    Justificativa
    Atualmente percebe-se uma tendência irreversível de aumento da construção de edifícios em alvenaria estrutural. Muitas construtoras brasileiras têm percebido a vantagem em se construir em alvenaria estrutural, devido a vários aspectos tais como: a redução de custos, o caráter racional do processo construtivo, a possibilidade de pré-fabricação de muitos componentes estruturais, a limpeza do canteiro de obras, a redução dos desperdícios e a diminuição dos procedimentos em obra. Com isso, o interesse pela alvenaria estrutural tem sido crescente, exigindo uma maior habilitação técnica dos profissionais envolvidos no projeto, na execução e no controle de obras dessa natureza.

    Conteúdo Programático
    Módulo 1 - Conceitos básicos, visão geral do sistema construtivo, modulação e concepção estrutural.
    Módulo 2 - Carregamentos verticais e ações horizontais, análise estrutural de edifícios de alvenaria estrutural, parâmetros de dimensionamento.
    Módulo 3 - Dimensionamento de elementos de alvenaria estrutural, exemplo de aplicação em um edifício.

    Palestrantes
    Márcio Roberto Silva Corrêa
    Possui graduação em Engenharioa Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1979), mestrado em Engeharia de Estruturas S Carlos pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente colabora com a Associação Brasileira de Normas Técnicas. É professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e Alvenaria, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural de edifícios, métodos numéricos, análise experimental.

    Marcio Antonio Ramalho
    Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Engenharia de Estruturas (São Carlos) pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado em Engenharia Civil (São Carlos) pela Universidade de São Paulo (1990). Realizou estágios de pesquisa na University of Edimburg (1997), Politecnico di Milano (2003-2004) e Università di Bologna (2008-2009). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo, exercendo o cargo de coordenador da área de pós-graduação em Engenharia de Estruturas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e Alvenaria, atuando principalmente nos seguintes temas: alvenaria estrutural, elementos finitos, concreto armado e análise estrutural de edifícios.

    Carga Horária
    12 horas

    Descontos Especiais
    10% de desconto: Profissionais em grupo de duas pessoas.
    20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.
    Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
    tanto ao preço à vista como às parcelas.

    Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

    Incluso no valor da inscrição
    1) Material didático completo;
    2) Serviço de coffee-breaks;
    3) Emissão de certificados.

    Formas de Pagamento
    1) Depósito Bancário;
    2) Cartão de Crédito VISA, Mastercard ou Diners;
    3) Cartão de Débito RedeShop, Visa Electron ou MasterCard Maestro;
    4) Boleto Bancário*;
    5 ) Cheque.

    *A YCON emite boleto(s) bancário(s) somente para empresa, nas seguintes hipóteses: a) Para pagamento à vista de uma ou mais inscrições. b) Para pagamento a prazo de duas ou mais inscrições.

Outro curso relacionado com engenharia civil

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |