Curso de Psicopatologia - Online

Solicite informação sem compromisso IDEP - Instituto de Formação e Desenvolvimento Pessoal

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Psicopatologia - Online

  • Conteúdo
    Curso de Psicopatologia

    OBJETIVOS:

    Apresentar a construção da Psicopatologia dentro do contexto sócio-histórico da clínica e das produções do sofrimento psíquico; Compreender os Transtornos psíquicos e seus manejos clínicos; Abordar a discussão do normal e patológico, problematizando suas repercussões nos modos de produção da vida cotidiana e nos contextos institucionais: clínicas, escolas, hospitais; Ampliar o debate crítico na dimensão da “psicopatologia da vida cotidiana” na contemporaneidade, apresentando suas interfaces, desdobramentos e manejos clínicos/políticos de atuação.

    PÚBLICO ALVO
    : Profissionais e Estudantes de Formação Universitária

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

        História da Psicopatologia
        Semiologia e Psicopatologia Psiquiátrica
        Psicopatologia Psicanalítica e As estruturas clínicas: Neurose, Psicose e Perversão
        Psicossomática ou Somatização?
        Psicopatologia da infância e adolescência: principais transtornos e manejos clínicos
        Psicopatologia do adulto e do idoso: principais transtornos e manejos clínicos
        A Psicopatologia dos Transtornos Alimentares
        A Clínica da Psicose no campo da Saúde Mental
        O Amor e suas Patologias; 12/01  Clínica do Vazio
        O Normal e o Patológico
        Patologização da Normalidade
        Medicalização no âmbito Escolar
        O papel da Psicofarmacologia
        Entrevista psiquiátrica e  Avaliação Cognitiva

    CARGA HORÁRIA: 72H

    CORPO DOCENTE


    MARCELO MAGALHÃES ANDRADE

    Graduação em Psicologia, Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2002-2009). Prof. Dr. do Curso de Psicologia do Centro Universitário Unijorge, Prof. Dr. orientador da Especialização do CETAD/UFBA – Substâncias Psicoativas seus usos e usuários. Coordenador – Coletivo Balance de Redução de Danos, Membro do GIESP (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre Substâncias Psicoativas) FFCH/UFBA e da ABESUP (Associação Brasileiras de Estudos sobre Substâncias Psicoativas). Conselheiro-suplente do CONAD (Conselho Nacional de Politicas Públicas sobre Drogas) do Ministério da Justiça.

    FERNANDA LANDEIRO

    Psicóloga Cognitivo – Comportamental certificada pelo Beck Institute (USA) e pela Oxford University (UK). Doutora em Saúde – ICS- UFBA (em curso) Especialista em Transtornos Alimentares e Obesidade- USP-SP. Mestre em Cultura e Sociedade- UFBA

    Maria Izabel Souza Ribeiro

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2001), onde atualmente está desenvolvendo doutorado. Professora Assistente na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

    CAIO RODRIGUES DE MATTOS FILHO

    Psicanalista, Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Universidade Paris 8 – Vincennes-Saint-Denis (2011). Cursou graduação em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (2006), graduação em Direito na Universidade Católica do Salvador (2001), especialização em Teoria da Clínica Psicanalítica na Universidade Federal da Bahia (2007) e mestrado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de janeiro (2009). Tem experiência na clínica psicanalítica, em ambulatórios públicos de atendimento comunitário, em tratamento de usuários de droga no âmbito da Saúde Mental, no ensino superior e na administração pública. Em suas pesquisas, tem como referências principais as obras de Sigmund Freud e de Jacques Lacan, especialmente em torno dos temas da clínica e da ética psicanalíticas, da constituição subjetiva e da psicopatologia.

    REGINA SELMA MARINHO

    Psicóloga, Mestre em Psicologia pela Universidade São Marcos, Diretora Acadêmica do IDEP.

    Matrícula

    INVESTIMENTO

    Curso total – R$ 1.400,00 – parcelado em cheques pré datados ou no Pag Seguro Valor por aula*– R$ 130,00 *Direito a Certificado de 6h

Outro curso relacionado com psiquiatria

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |