Curso de Urbanização de Favelas

Solicite informação sem compromisso Ycon Cursos de Formação Continuada

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Urbanização de Favelas - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Calcula-se que o déficit habitacional brasileiro seja de 5,6 milhões de moradias, demandando soluções nas áreas de provisão habitacional, regularização de loteamentos e reurbanização de assentamentos sub-normais.

    Destas 3 formas de intervenção praticadas, a mais complexa e que demanda o maior conhecimento específico é, sem dúvida, a última, já que o processo de favelização é face mais crítica do problema habitacional, protagonizado por aqueles incapazes de adquirir seu lote ou casa. A invasão de áreas públicas ou privadas, acompanhada da construção de moradias subnormais é a sua principal característica.

    Recuperar estas áreas socialmente degradadas e melhorar qualidade de vida e condições ambientais de agrupamentos sub-humanos são os objetivos desta atividade de reurbanização de favelas.

    Com este objetivo, o Curso “Urbanização de Favelas” buscará abordar os seguintes aspectos: projeto de sistema viário, consolidação geotécnica, drenagem de águas pluviais, gestão de resíduos sólidos, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
    Mostrará ainda as seguintes etapas do método de trabalho: levantamentos físicos e sociais, diagnóstico, diretrizes, plano de intervenção, projetos básicos, projetos legais e projetos executivos.
  • Dirigido a
    Destinado a interessados em geral.
  • Conteúdo

    CURSO DE URBANIZAÇÃO DE FAVELAS

    Metodologia
    O curso conterá apresentações expositivas e sessões de discussão e debate visando sanar dúvidas e permitir o diálogo entre participantes à luz dos temas.

    Conteúdo Programático

    O Processo de Favelização
    - Problema ou solução?;
    - Como se caracterizam as favelas;
    - Quais são suas causas e conseqüências;
    - Como compõe a questão da habitação?;
    - Quais as dimensões do problema?;
    - Quais as conformações típicas das nossas favelas;
    - Como se distribuem nas nossas cidades;
    - O Plano Diretor e as ZEIS;
    - A urbanização de favelas e o Plano Habitacional;
    - A urbanização de favelas dentro do Programa de Aceleração do Crescimento.

    Análise Situacional Temática
    - A intervenção que decorre do processo de análise;
    - Análise da distribuição de renda;
    - Análise do nível de instrução;
    - Análise da densidade populacional;
    - Análise da disposição dos deficientes;
    - Análise do relevo;
    - A formulação de um quadro síntese.

    Como intervir
    - O panorama municipal e regional;
    - As formas de identificar, classificar e quantificar;
    - Como estabelecer prioridade de atuação;
    - Diagnóstico sócio-econômico;
    - Diagnóstico ambiental;
    - Diagnóstico de infra-estrutura e serviços;
    - Diagnóstico dos equipamentos públicos de educação, saúde e lazer;
    - Diagnóstico das áreas de risco;
    - O Plano de intervenção;
    - A geração de renda e o resgate da dignidade.

    Exemplos de Intervenção
    - Remoção;
    - Reassentamento;
    - Reurbanização;
    - A experiência do Programa Favela-Bairro;
    - A experiência do Programa Cingapura;
    - A experiência do Programa Guarapiranga;
    - A experiência do Programa de Inclusão Social;
    - Exemplos em São Paulo;
    - Exemplos no Rio de Janeiro;
    - Exemplos de Minas Gerais;
    - Conclusões.

    Palestrantes
    Pascoal Mário Costa Guglielmi
    . Arquiteto, urbanista e planejador, formado em 1976 pela FAU Mackenzie, com especialização em Políticas Habitacionais pela Architectural Association de Londres e mestrado em Administração Pública e Planejamento Urbano pela Getúlio Vargas; com 15 anos de atividades docentes em Planejamento Urbano nas Universidades Mackenzie, Belas Artes , São Judas e Unicsul.
    Trabalhou de 1980 a 1984 no Banco Nacional da Habitação e participou das Bienais de Arquitetura de Veneza de 2002 e de São Paulo de 2003.
    Atua em projetos habitacionais e urbanísticos para esferas de governo estadual e municipal, com destaque para a elaboração de diversos projetos na Companhia Habitacional de Habitação e Urbanismo (CDHU), no Programa Guarapiranga em São Paulo e no Programa Favela-Bairro no Rio de Janeiro. Teve seu trabalho selecionado no Concurso do Programa Morar Carioca  de metodologias de urbanização de favelas.
    Credenciado pelo Ministério das Cidades, tem realizado atividades de planejamento urbano para diversas prefeituras, tendo coordenado a elaboração dos Planos Diretores da SubPrefeitura do Butantã, Franco da Rocha, Ourinhos, Cocal do Sul e Orleans. Atualmente é consultor para a elaboração do Plano Diretor da Região Metropolitana de Manaus e coordena a elaboração dos Planos Habitacionais de Pindamonhangaba, Limeira, Mogi Mirim, Tietê, Potim, Roseira e Ilhabela.

    Herman Charles Christ. Analista de SIG, trabalha há 10 anos com dados espaciais nas áreas de digitalização de bases cartográficas, cartografia temática digital, modelagem de dados espaciais, integração de Sistemas de Informações Geográficas e desenvolvimento de Sistemas de Informações com módulos espaciais.
    Atuou no Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga da Prefeitura do Município de São Paulo. Coordenou a equipe de digitalização de bases cartográficas para o projeto piloto de informatização para a Companhia Energética de São Paulo (CESP). Participou da digitalização e confecção de cartografia referente às Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) para o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo e na estruturação e gestão de dados espaciais, destinados a instrução do Projeto de Lei de Uso e Ocupação do Solo para a Prefeitura de Guarulhos.
    Trabalhou com integração de dados espaciais na equipe de desenvolvimento de sistemas da empresa Diagonal Urbana Consultoria no projeto de um sistema de gerenciamento integrado para a Superintendência de Habitação Popular da Cidade de São Paulo (HABI). Atualmente responde pelo sistema de gerenciamento de redes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos, junto à empresa VSTech Sistemas.

    Maria Luiza dos Santos Mota
    Economista, com especialização em planejamento urbano, gestão social e planejamento estratégico.
    Ocupou os seguintes cargos de gerência: programas habitacionais do ex-BNH; programas habitacionais com agentes e entidades do governo da CEF; programa de desenvolvimento de comunidades da CEF; contratos e seguros e superintendência comercial da COHAB-SP. Atuou como consultora da FINATEC/UNB no desenvolvimento do projeto para elaboração de agenda estratégica para implantação de modelo de operação das áreas de meio ambiente e urbanismo do Ministério Público do Estado de São Paulo.
    Pelo Instituto CIDADE, participou da formulação dos Planos Diretores de Pindamonhangaba, Franco da Rocha, Ourinhos, no Estado de São Paulo, e Cocal do Sul e Orleans, em Santa Catarina. Atualmente, trabalha na Companhia Estadual de Habitação e Urbanismo do Estado de São Paulo.

    Carga horária
    12 horas

    Descontos Especiais
    10% de desconto:
    Profissionais em grupo de duas pessoas.
    20% de desconto: Estudantes de Graduação e Professores.

    Os descontos acima não são cumulativos e aplicam-se
    tanto ao preço à vista como às parcelas.

    Consulte desconto para grupos de três ou mais pessoas.

    Incluso no valor da inscrição
    1) Material didático completo;
    2) Serviço de coffee-breaks;
    3) Emissão de certificados.

    Formas de Pagamento
    1) Depósito Bancário;
    2) Cartão de Crédito VISA, Mastercard ou Diners;
    3) Cartão de Débito RedeShop, Visa Electron ou MasterCard Maestro;
    4) Boleto Bancário*;
    5 ) Cheque.

    *A YCON emite boleto(s) bancário(s) somente para empresa, nas seguintes hipóteses: a) Para pagamento à vista de uma ou mais inscrições. b) Para pagamento a prazo de duas ou mais inscrições.

Outro curso relacionado com planejamento urbano e regional

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |