Curso: Economia e Gestão dos Recursos Naturais

Solicite informação sem compromisso CRUSUS - The International Sustainability Observatory

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso: Economia e Gestão dos Recursos Naturais - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Objectivos
    Proporcionar aos alunos conhecimentos essenciais sobre instrumentos e modelos políticos, econômicos e de gestão na exploração e conservação dos recursos naturais. Esta é uma necessidade porque o melhor aproveitamento do solo, da água, das florestas, dos recursos pesqueiros e outros recursos naturais é baseado em princípios econômicos. Além disso, as externalidades negativas e positivas do uso dos recursos naturais são analisadas e adaptadas ao desenvolvimento rural e diferentes políticas ambientais são discutidas. Princípios teóricos são ilustrados por meio de exercícios e estudos de caso.
  • Estágios
    Curso presencial com carga horária de 30 horas distribuídas em nove aulas por três semanas. Aulas às segundas, quartas e sextas das 19h às 22h e no sábados dia 10 de outubro das 8h às 14h. Os participantes do curso receberão um material didático de própria autoria do professor, além de outras publicações de distribuição gratuita. Ao longo do curso haverá discussões sobre diferentes estudos de caso apresentados pelo professor.
  • Dirigido a
    Estudantes ou profissionais da área de gestão/administração pública ou privada envolvidos ou interessados na gestão e conservação de recursos naturais.
  • Titulação
    O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos freqüência e aproveitamento terá direito a certificado.
  • Conteúdo
    Curso de extensão
    Economia e Gestão dos Recursos Naturais PROGRAMA

    Evolução histórica dos conceitos e abordagens do desenvolvimento sustentável: contexto histórico das preocupações com questões relacionadas à preservação do meio ambiente e utilização dos recursos naturais; conceitos básicos e principais abordagens para o alcance do desenvolvimento sustentável e da sustentabilidade na utilização dos recursos naturais. Agenda 21 - principais elementos, objetivos e estudos de caso sobre a implementação de seus princípios em diferentes localidades do mundo. 

    Teorias Econômicas Aplicadas ao Meio Ambiente: principais conceitos da economia ambiental (a abordagem neoclássica) e da economia ecológica e diferenças entre cada abordagem. Abordagem dos problemas ambientais como falhas de mercado pela economia ambiental: teoria dos bens públicos e teoria das externalidades.  
    Crescimento Econômico e Desenvolvimento: limites ao Crescimento e a curva de Kuznets ambiental. Efeitos colaterais do crescimento econômico e do comércio internacional sobre o meio ambiente.

    Economia da poluição ambiental: internalização do dano e dos custos de controle; princípio poluidor-pagador, análise custo-benefício. Instrumentos econômicos de política ambiental: instrumentos de comando e controle e incentivos de mercado (certificados negociáveis de poluição).



    Economia das mudanças climáticas: evidências das mudanças climáticas no Brasil e no mundo ao longo da história e seus efeitos para a economia e a sociedade. Funcionamento e utilização de instrumentos políticos e econômicos para o controle das emissões de gases do efeito estufa (protocolo de Quioto e a evolução do mercado de carbono no Brasil e no mundo). 

    Economia dos recursos naturais: teoria e estratégia para gestão dos recursos não-renováveis (mineração, petróleo e gás natural) e dos recursos naturais renováveis (recursos hídricos, florestais, pesqueiros).

    Análise e gestão de risco ambiental: tipos de risco e principais etapas da análise de risco. Principais estratégias de gestão de risco ambiental: análise comparativa de riscos, análise de riscos baseada em benefícios e análise de custo e benefício.


    Avaliação de custos e benefícios na definição de políticas ambientais: conceitos e métodos. Definição dos tipos de custos e benefícios associados às políticas ambientais. A abordagem da relação física com o meio ambiente e a abordagem da relação comportamental com o meio ambiente. Ajustes na valoração ao longo do tempo relacionados aos custos e benefícios de políticas ambientais. Exemplos de aplicação para políticas de melhoria da qualidade do ar, da água e para gestão de resíduos. PROFESSOR:
    Ticiano Costa Jordão é um engenheiro civil e ambiental formado pela PUC-Rio com título de engenheiro mestre pela Universidade Técnica de Praga e doutorando em engenharia ambiental pela faculdade de tecnologia química da Universidade de Pardubice (República Tcheca). Ele é professor, coach e consultor em governança corporativa, responsabilidade social e sustentabilidade  empresarial com larga experiência em gestão, contabilidade e comunicação para  stakeholders no contexto do desenvolvimento sustentável das organizações. Ele também é professor e pesquisador em temas relacionados à política, gestão e conservação de recursos naturais, gestão estratégica de recursos energéticos renováveis e análise do ciclo de vida.
    Ele é o co-fundador e diretor executivo da CRUSUS , uma rede  internacional de especialistas em educação, pesquisa e consultoria em  sustentabilidade. Ele também é co-fundador da rede internacional de  sustentabilidade na aviação civil (SUSAV.
    Entre suas  colaborações externas atuais, destacam-se:
    ·         consultor associado da empresa Nicomak (desde maio de 2014)
    ·         vice-presidente e co-fundador da câmara de comércio tcheco-brasileira em Praga (desde  2008)
    ·         Pesquisador do Instituto de Negócios Sustentáveis da Universidade de  Economia em Praga (desde setembro de 2013)
    Ele possui várias publicações sobre responsabilidade social e sustentabilidade  empresarial relacionadas com o setor da aviação civil, a indústria agro-alimentar, o  setor de hospitalidade e o setor de geração e distribuição de energia. Em seus trabalhos de pesquisa e consultoria, a análise de oportunidades em  eco-eficiência com o uso de ferramentas de avaliação do ciclo de vida e o uso do  Sustainability Balanced Scorecard na gestão estratégica para a sustentabilidade  empresarial é uma abordagem predominante. Nos últimos dez anos, ele tem ministrado cursos e seminários sobre temas  supracitados, em universidades e empresas na República Tcheca, Brasil, Portugal,  França, Espanha, Inglaterra, e no Principado de Mônaco. 

Outro curso relacionado com gerenciamento e gestão do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |