Curso Estratégias para Maximização de Lucro e Controle de Custos

Solicite informação sem compromisso Propagar Training - Treinamentos Corporativo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso Estratégias para Maximização de Lucro e Controle de Custos - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    O curso tem como objetivo dar aos participantes ferramentas para integrar este aspectos e liderar um processo de redução de custos e maximização do lucro no curto e médio prazo de forma estratégica e sustentável.
  • Dirigido a
    Público-alvo: diretores, gerentes e analistas de marketing, finanças e recursos humanos envolvidos em projetos ou iniciativas envolvendo redução de custos.
  • Conteúdo
    Estratégias para Maximização de Lucro e Controle de Custos
     
     
    Redução de Custos e Maximização de Lucro sob um Olhar Estratégico
     
     
    Apresentação:
    Na atual conjuntura de redução obrigatória de custos, as empresas precisam entender a relação entre estratégia, eficácia mercadológica e eficiência financeira para maximizar o lucro e reduzir custos. O problema de muitas iniciativas de redução de custos é que elas são postas em pratica sem consideração cuidadosa da sua sustentabilidade, e acabam afetando o futuro da empresa.
     
    O curso tem como objetivo dar aos participantes ferramentas para integrar este aspectos e liderar um processo de redução de custos e maximização do lucro no curto e médio prazo de forma estratégica e sustentável.
     
    Público-alvo: diretores, gerentes e analistas de marketing, finanças e recursos humanos envolvidos em projetos ou iniciativas envolvendo redução de custos.
     
    Pré-requisito: curso superior, mínimo de 1 ano na empresa, 5 anos de mercado.
     
    Carga horária: 16 horas.
     
    Conteúdo Programático
     
    Módulo I: Da análise de mercado ao plano de ação. 
    ·         Neste módulo vamos entender o enorme esforço administrativo e gerencial necessário para definir e executar uma boa estratégia e como podemos destruir valor de uma empresa ignorando a relação entre nossas decisões diárias e a percepção dos consumidores a médio e longo prazos.
     
    Avaliando os benefícios e restrições de aplicação dos conceitos de estratégia e oportunidade, disciplina e flexibilidade. Eles podem e devem conviver.
    ·         O que é estratégia? Que elementos devem estar presentes em uma estratégia? Porque é tão importante haver uma estratégia clara e disseminada na empresa?
    ·         Como lidar com as oportunidades de mercado sem prejudicar a estratégia? Diferenças entre inovação e flexibilidade. A sala de guerra e a área de projetos especiais. O nível de aprovação. 
     
    Exercite a análise de entendimento de um mercado.
    ·         Porque é tão difícil praticar estratégia no Brasil: as limitações externas e internas às empresas que precisamos conhecer e entender.
    ·         Aplicando as ferramentas básicas imutáveis para compreensão do mercado: as 5 forças de Porter. A base para uma boa estratégia é um bom entendimento do mercado, de forma a permitir debates internos construtivos sobre como ser eficaz e eficiente.
     
    Como a sua empresa deveria estar posicionada na cabeça dos clientes? E como está?
    ·         O que é posicionamento? Como e porque escolher um posicionamento? 
    ·         A parte mais importante de um planejamento estratégico: definindo mercados de atuação e público-alvo.
    ·         O que os clientes realmente compram além de produtos e serviços? Há diferenças comportamentais entre B2C e B2B?
     
    Transformando a estratégia em ações práticas.
    ·         Quais as competências que a empresa precisa desenvolver e manter? Como elas se aplicam a produtos e serviços?
    ·         O que a análise concorrencial pode nos trazer de informação? SWOT como ferramenta.
    ·         Finalizando com a revisão e priorização de projetos e ações a serem executados nos próximos ciclos orçamentários. A base para entrega de eficácia de mercado e eficiência financeira. 
     
    Módulo II: Produzindo eficiência financeira alinhada à estratégia.
    Neste modulo vamos discutir como identificar custos a serem reduzidos além dos “culpados de sempre” (administrativos, de vendas e back-office) identificando outros custos que podem ser reduzidos (como custos operacionais, prestadores de serviços, e outros) e definindo quem/como/quando para a redução de custos sustentáveis.
    Ferramentas para identificação e redução de custos.
    ·         Revisão de custos: a investigação dos custos e seus inter-relacionamentos através da revisão do balanço analítico
    ·         Identificação de drivers de custos e da cultura/comportamentos ligados a custos
    ·         Revisão do histórico de custos com fornecedores de produtos e serviços e identificação de “vazamentos” que possam ser evitados.
    ·         Definição do que é o "dono" de cada classe de custos e do estabelecimento de uma cultura de redução de custos.
    ·         Definição de targets quantitativos para a redução dos custos e um plano de "quem/como/quando”. Como ligar estes targets com o programa de remuneração do RH.
    ·         Revisão de algumas ferramentas usuais: Classificação ABC de custos; administração de resultados; bencmarking.
    Definição de métricas e indicadores
    ·         Definindo a melhor metrica para a sua empresa e seu departamento de forma integrada com os processos da empresa. Quais indicadores podem ser automatizados e quais terão que ser controlados manualmente.
    ·         Definindo a governança do processo: quem/como/quando vai ser responsável pelos indicadores e monitoramento. Periodicidade de reuniões e apresentação de resultados
    Fechando o processo
    ·         Governança: como envoler todos os níveis da empresa, e principalmente os níveis mais altos. 
    ·         Como tornar o processo de redução de custos uma atividade de rotina na empresa.
    ·         Os aspectos humanos: identificar os efeitos do processo nas pessoas e como mitigar seus impactos é parte importante do sucesso de um programa de redução de custos.
    Módulo III: Muitas e diferentes cabeças pensam melhor do que uma.
    ·         Neste pequeno módulo de encerramento iremos abordar a importância da diversidade e renovação no processo mental e analítico para revisão estratégica e redução de custos nas empresas.
    Definição da equipe estratégica multidisciplinar para tratar o tema na empresa.
    ·         A importância do grupo multidisciplinar. 
    ·         Não somos iguais. Perfis de personalidade (MBTA).
    Instrutores: 
    Engenheiro Civil com Mestrado em Engenharia de Produção (USP) e MBA (Ivey Business School) e especializações nas Universidades de Harvard e de Stanford. Foi CFO Da Bunge, multinacional do agronegócio, e Head de Agronegócio para o Brasil da International Finance Corporation, do Banco Mundial. Vasta experiência em negócios em vários países da América Latina e África.Especializado em gestão financeira, reestruturação de processos e estruturação de financiamentos. Foco em Agronegócio, Mercado Financeiro e Infraestrutura. 
    Informações Úteis: 

    Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento
            9h00 às 18h00 - Curso
    Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.
    Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

Outro curso relacionado com desenvolvimento econômico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |