Curso Ética e Bioética entre Ciência e Religião

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Curso Ética e Bioética entre Ciência e Religião

  • Modalidade
    Aulas ministradas presencialmente.
  • Duração
    Consultar
  • Certificado oficial
    A aluno recebe um certificado na conclusão do curso.
  • Considerações
    O Curso Ética e Bioética entre Ciência e Religião da PUC SP busca apresentar um olhar mais abrangente a respeito do tema, fugindo da visão geralmente apresentada, que é a materialisa-racionalista. Nas aulas serão tratados temas como as bases da visão cósmico-espiritualista no mundo, a ética e seus vários caminhos, visão materialista e visão religiosa. Ainda serão discutidos a problemática do assunto na biotecnologia, estatuto de células tronco e embrião, eutanásia, aborto, reprodução assistida, ética médica e leis do segmento. A formação vem oferecer novos caminhos e discussões sobre esse tema, ocupando um espaço vazio nos estudos mais aplicados e aprofundados no cenário brasileiro.
  • Dirigido a
    Formação voltada a advogados, médicos, psicólogos, biólogos, agrônomos, enfermeiros, pesquisadores de laboratórios experimentais, educadores, jornalistas e demais profissionais interessados.
  • Área de atuação
    As vagas para essa área estão em na área do direito, psicologia, biologia, educação e pesquisa.

Comentários sobre Curso Ética e Bioética entre Ciência e Religião - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Em questões relacionadas à Ética e Bioética, há sempre opiniões e pensamentos distintos, muitas vezes até conflitantes. Isso acontece porque por trás da decisão moral de cada indivíduo há, explícita ou implicitamente, uma determinada "visão de mundo" (ou filosofia). O curso oferece uma visão abrangente sobre essa temática e preenche uma lacuna no cenário intelectual, que comumente focaliza apenas a visão materialista-racionalista de mundo. Uma filosofia é um fio lógico que amarra entre si as concepções de origem de tudo, cosmo, homem, modo de agir humano (ou ética), morte e além. A Ética é parte de uma filosofia e obedece, em cada pessoa, a uma específica visão de mundo. Existem três grandes filosofias: a materialista, a cósmico-espiritualista e a religiosa. E delas decorrem três imensas Éticas e Bioéticas, com pontos de convergência e divergência, raízes e razões próprias. Em Bioética, há o desafio angustiante de construir a cultura da vida numa humanidade plural, hedonista e afetada pela cultura da morte. Caberá à Ciência e à Religião intermediar essas relações. Além de proporcionar o equilíbrio pessoal e coletivo, o conhecimento das várias Éticas é primordial para a constituição de uma Ética do Mundo. Já existem diversas ameaças presentes no mundo atual, como o delírio da razão científica e mercadológica, a falência ecológica, o desvio biotecnológico, a hecatombe atômica, o caos cultural advindo da Internet, o desaparecimento da virtude, a desagregação familiar, a falta de orientação da juventude, o estresse da empresa, o relativismo dos valores, a infelicidade. A Ética do Mundo (mundo da pessoa, da casa, da empresa, da nação, das nações) consistirá na harmonização da Ética pessoal de cada um com a Ética do outro. Mas tal enriquecimento recíproco somente acontecerá se as várias Éticas e as filosofias subjacentes forem estudadas, apreciadas e respeitadas. Essa é a agenda do século XXI.
  • Dirigido a
    Público em geral, profissionais da saúde e da administração pública e privada, professores e estudantes.
  • Titulação
    Certificado de conclusão
  • Conteúdo

    Ética Cósmica, Ética Materialista e Ética Religiosa

    - Fundamentos da visão cósmico-espiritualista de mundo. Ética cósmica e seus caminhos para a felicidade: hinduísmo, budismo, confucionismo, xintoísmo, platonismo, estoicismo, Spinoza e Hegel
    - Fundamentos da visão materialista de mundo. Ética materialista-racionalista e seus caminhos para a felicidade: epicurismo, Kant, positivismo, marxismo, freudismo, Jonas, hedonismo, consensualismo, utilitarismo e Rawls.
    - Fundamentos da visão religiosa de mundo. Ética religiosa e seus caminhos para a felicidade: judaísmo, cristianismo e islamismo.

    Bioética

    - Desafios postos pela biotecnologia. O futuro da natureza humana. Ciência e Ética
    - Estatuto do embrião e células-tronco
    - Aborto
    - Eutanásia
    - Eugenismo terapêutico e positivo
    - Reprodução assistida, clonagem
    - Sexo, contraceptivos, matrimônio
    - A "laicidade" num mundo plural em questões de vida e ambiente
    - Ética médica e comitês de ética
    - Lei civil e objeção de consciência

Outro curso relacionado com religião

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |