Curso Profissionalizante em Cerâmica - Online

Solicite informação sem compromisso E-Profissionalizando

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso Profissionalizante em Cerâmica - Online

  • Objectivos
    O curso dá uma visão geral sobre os processos produtivos cerâmicos e de ensaios. O curso de cerâmica, visa introduzir o aluno nesta profissão onde atualmente 90% das empresas de cerâmica vermelha são micro e pequenas empresas.
  • Dirigido a
    É voltado para jovens e adultos que desejam atuar no segmento de cerâmica, em especial na fabricação de telhas, tijolos e demais artefatos cerâmicos.
  • Conteúdo
    Os Principais tópicos abordados no curso de Cerâmica são: 

    Aula 1
    Introdução
    Breve histórico da cerâmica; definição de cerâmica; classificação das cerâmicas; materiais refratários; materiais abrasivos; cerâmica de alta tecnologia.

    Aula 2
    Argila Silicatos
    O que é argila; formação geológica das argilas; tipos das argilas; impurezas das argilas e suas influências; propriedade das argilas.

    Aula 3
    Processo produtivo
    Etapas do processo produtivo; extração das matérias-primas; o que é sazonamento; preparação da massa; técnicas de prensagem e extrusão.

    Aula 4
    Processo produtivo - Conformação das peças
    Técnicas de secagem (natural e artificial); cozimento e queima de peças em cerâmica; sistema de resfriamento das peças; esmaltação; monoqueima.

    Aula 5
    Processo produtivo - Controle de Qualidade
    O que é o controle de qualidade; ferramentas do controle de qualidade; estocagem das cerâmicas; estocagem de telhas em cerâmica; transporte das peças.

    Aula 6
    Processo Produtivo da cerâmica vermelha
    Processo produtivo da cerâmica vermelha; máquinas e equipamentos utilizados; fila de espera e secagem das peças; verificação das características físicas das peças.

    Aula 7
    Ensaios cerâmicos I
    Ensaios cerâmicos; amostragens preliminares e extensivas; processo de quarteamento.

    Aula 8
    Ensaios cerâmicos II
    Análise granulométrica; reações de precipitação seletiva e de complexos de corantes; análise mineralógica; análise térmica; retração linear; tensão de ruptura.

    Aula 9
    Amostragem para uso tecnológico
    Métodos de amostragem de argilas para uso tecnológico: Amostragem Preliminar; Amostragem de Jazidas ou Cortes de Estrada; Amostragem em Várzea; Amostragem de Argila "Bruta" já extraída e Formação da amostra.

    Aula 10
    Ensaios de blocos
    Interpretação dos ensaios de blocos cerâmicos: Identificação do fabricante, Características geométricas, físicas e mecânicas e dimensões de blocos cerâmicos de vedação.

    Aula 11
    Ensaios de telhas
    Interpretação dos ensaios cerâmicos de telhas: identificação do fabricante, sonoridade, retilineidade e planaridade, massa, tolerância dimensional, unidade de comercialização, dimensões efetivas, rendimento médio e ruptura à flexão.

    Aula 12
    Técnicas de pesquisas
    Definição e tipos de várzea; conceito e métodos de pesquisa; planejamento da lavra; conceito e métodos de extração e definição métodos e exemplos de homogeneização.
    TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ISBN: 978-85-62323-00-3

Outro curso relacionado com cerâmica

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |