Home>Graduação>Automação Industrial>Santa Rita do Sapucaí>Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais
 

Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações

Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial
  • Modalidade

    Curso ministrado presencialmente na sede da instituição de ensino.

  • Duração

    O Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial é de 2.600 horas, ministradas ao longo de 3 anos.

  • Certificado Oficial

    O aluno receberá título de graduado da Inatel.

  • Considerações

    Afim de suprir a lacuna no mercado de trabalho, o Inatel oferece o curso superior em Tecnologia de Automação Industrial.
    Através do desenvolvimento de novas tecnologias, o aluno aprenderá a solucionar problemas práticos do dia a dia de uma empresa ou indústria.
    A instituição dispõem de Núcleos de apoio e mais de 10 laboratórios, todos voltados a uma formação prática de excelência.

  • Dirigido a

    Dirigido a qualquer interessado que tenha concluído o Ensino Médio e tenha facilidade com cálculo.

  • Área de atuação

    O profissional poderá atuar com o desenvolvimento de materiais e produtos, engenharia industrial, manutenção, instalação e verificação do funcionamento de equipamentos, auditorias, assistência técnica e treinamento.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais Comentários sobre Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial - Santa Rita do Sapucaí - Minas Gerais
Conteúdo:
Nos últimos anos, foi identificada uma lacuna educacional, relacionada à formação técnica superior, na região sul mineira, para atender às pessoas que trabalham na área de tecnologia. Grande parte desta demanda, composta por empresas e funcionários, tem interesse em cursos tecnólogos, onde se destaca a área de Automação e Controle Industrial, pois existem diversas empresas que utilizam mão de obra qualificada neste ramo do conhecimento. Estas empresas precisavam recorrer a cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Campinas para contratar pessoal qualificado nesta área.
Os principais perfis identificados nesta demanda são os de pessoas que possuem o curso técnico e pretendem obter uma atualização na área de tecnologia e pessoas que ainda não têm formação tecnológica e observam uma grande oportunidade de crescimento profissional em um curso superior de tecnologia.

Com base nesse cenário, o INATEL passou a oferecer o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial.

Perfil do Profissional
O Curso Superior em Tecnologia de Automação Industrial do Inatel tem, como perfil do egresso, um profissional com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Sendo o egresso capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando o seu espírito empreendedor, a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

O Tecnólogo em Automação Industrial é um profissional da área de exatas voltado para a solução de problemas práticos do dia a dia de uma empresa (ou indústria) atuando na implantação, operação, especificação, supervisão de processos ligados a automação industrial, gerenciamento de grupos de trabalho, projetos de sistemas de automação, análise de falhas e elaboração de orçamentos.

Ao concluir o curso de Tecnólogo em Automação Industrial o profissional estará apto ao seu exercício para o desenvolvimento sustentável do país, sempre com conduta ética e com respeito à vida.
Áreas de Atuação Inovações tecnológicas e otimização de sistemas industriais:
  • Nos sistemas convencionais de produção, propondo e implantando novas técnicas fundamentadas na automação;
  • Otimização de malhas de controle de processos industriais.
Instalação, configuração, operação e manutenção:
  • Em softwares para aquisição de dados e controle de máquinas e softwares de supervisão e controle;
  • De sistemas de uma planta industrial;
  • Em equipamentos de automação industrial e residencial;
  • Em sistemas que apresentem Comando Numérico Computadorizado (CNC);
  • Em sistemas de comando e controle de sistemas pneumáticos e hidráulicos aliados à eletroeletrônica;
  • De Controladores Lógicos Programáveis (CLP).
  • Consultoria: de serviços e vendas de sistemas de automação industrial e residencial;
  • Elaboração de orçamentos e assessoria: nos processos de compra, elaboração de programas e requisitos para a aquisição e verificação de bens, serviços e equipamentos, sistemas e partes de sistemas de automação e controle industrial.
Análise e avaliação de sistemas, processos ou de pessoas:
  • Dos impactos ambientais e econômicos das soluções propostas, orientando-se pelos princípios da ética profissional e da responsabilidade social;
  • Estudos de controle de qualidade, comercialização, instalação, ensaios, otimização, calibração, manutenção e reparos de equipamentos e sistemas de automação industrial;
  • Compreender e elaborar soluções para minimizar o impacto ambiental que os sistemas de automação industrial podem provocar na natureza, entendendo que os modernos processos industriais precisam ter sustentabilidade;
  • Acompanhar o desenvolvimento tecnológico nas áreas de automação e controle industrial e das tecnologias agregadas a este campo do conhecimento, organizando-os e disponibilizando-os para a comunidade.
  • Conduzir e supervisionar trabalhos técnicos em equipes e grupos de trabalho nas empresas, atuando na gestão de recursos humanos e processos.
Produção técnica:
  • Realizar produções técnicas especializadas sob a supervisão e direção de engenheiros;
  • Empregar ferramentas matemáticas e físicas para entender como funcionam, de forma adequada, sistemas de automação e controle industrial;
  • Participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas relacionadas a sistemas de automação e controle industrial (normas de EMC, Ex, SIL, ISSO, entre outras);
Grade Curricular
A carga horária do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial é de 2.600 horas, com prazo mínimo para integralização de 3 anos e máximo de 5 anos.

Seguem detalhes:

Carga Horária Teórica: 1.600 horas
Carga Horária Prática: 720 horas
Tópicos Especiais: 80 horas
Estágio Supervisionado: 200 horas

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Graduação de Automação Industrial: