Graduação Tecnológica em Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica

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Análise do Educedu

Daniela Nogueira

Daniela Nogueira

Graduação Tecnológica em Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica

  • Modalidade
    A Graduação Tecnológica em Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica é presencial com aulas no período da noite.
  • Duração
    2400 horas de aulas
  • Considerações
    O Curso de Graduação Tecnológica - Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica trabalha com um laboratório específico para o curso, entre outros. Conta com tecnologia de ponta para capturar movimentos humanos a fim de usá-los em jogos digitais. São desenvolvidos também projetos de jogos digitais e de computação gráfica.
  • Dirigido a
    A Graduação Tecnológica - Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica é direcionada a pessoas que tenham interesse por computação gráfica e queiram estudar como são elaborados os jogos digitais.
  • Área de atuação
    O profissional formado em Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica pode trabalhar desenvolvendo jogos digitais e animação gráfica em estúdios de animação, agências de publicidade e mídia, empresas de jogos digitais.
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Comentários sobre Graduação Tecnológica em Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica - Presencial - Belo Horizonte - Minas Gerais

  • Conteúdo
    Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica

    Objetivo

    O objetivo principal do curso é formar e atualizar profissionais empreendedores para as diferentes áreas de atuação no mercado de produção e desenvolvimento de jogos digitais, que se encontra em franca expansão. Como objetivo secundário, o curso amplia as possibilidades de inserção do egresso no mercado de trabalho ao dividir o curso em duas linhas temáticas. Em uma linha, enfatiza o conteúdo relacionado à computação gráfica em jogos digitais e a interface de aplicações de suas ferramentas no audiovisual e na modelagem e visualização de projetos de engenharia, arquitetônicos e científicos. Na outra, o foco principal é na programação de computadores para desenvolvimento de jogos e aplicativos interativos.

    Mercado de Trabalho

    O curso atende a forte demanda por profissionais qualificados do mercado de produção e desenvolvimento de jogos digitais. A indústria de desenvolvimento de jogos cresceu 400% no Brasil de 2004 a 2008, segundo a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames). A expectativa da Abragames é de que haja uma expansão de 50% em 2010.

    A indústria nacional de jogos ainda é pequena, mas já encontra dificuldades para contratar pessoal qualificado nesta expansão sustentada. A indústria global de jogos cresce a uma taxa de 10% ao ano, mesmo durante a última crise econômica mundial. A participação brasileira ainda representa apenas 0,16% do faturamento global, segundo a Abragames, que foi de 45 bilhões de dólares em 2008 mundialmente. É então plausível que a indústria brasileira ainda se expanda em faturamento e produção mais rapidamente que no presente momento.

    As áreas de atuação no mercado de desenvolvimento de jogos incluem a concepção e a roteirização do jogo, a programação de computadores para permitir a jogabilidade proposta, a modelagem, design e animação dos personagens e cenários e os testes e a distribuição do jogo desenvolvido, nas diversas mídias disponíveis. O conteúdo do curso perpassa as áreas de conhecimento da informática, da comunicação e das humanidades. O curso de Jogos Digitais da Universidade FUMEC foi concebido para formar um profissional que possa atuar em qualquer das áreas do mercado de trabalho, de acordo com o talento e a tendência do futuro profissional.

    O curso oferece dois enfoques na formação do aluno, um privilegiando o conteúdo relacionado à computação gráfica e suas aplicações e o outro centrado na programação de computadores para jogos. Isto é feito oferecendo opções de disciplinas para o aluno escolher a partir do terceiro período, de acordo com o seu interesse. Em geral, grande parte dos profissionais tem a tendência de trabalhar em um destes dois setores, modelagem e animação ou programação. Com o conhecimento e a experiência obtidos durante o curso, o egresso poderá atuar também no mercado do audiovisual, de modelagem e de visualização de projetos arquitetônicos, de engenharia e científicos e na programação de aplicativos interativos.
    Diferenciais
    • Associado ao Curso funciona o Laboratório de Pesquisa em Computação Gráfica e Jogos Digitais, que conta com dois sistemas de captura de movimentos corporais e faciais para animação de personagens para jogos. No Laboratório estão sendo desenvolvidos diversos projetos de jogos e de produtos audiovisuais. Além disso, o Laboratório desenvolve pesquisa para o desenvolvimento de um sistema de captura de movimento em tempo real, com apoio do CNPq e da FAPEMIG. O sistema já está funcionando, em fase de aprimoramento. É o único curso no Brasil que tem essa infraestrutura. Conheça mais sobre o curso e a tecnologia de captura de movimento em reportagem do jornal Estado de Minas e na revista Minas Faz Ciência .
    • O Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais da FUMEC conta também com um laboratório de ensino especializado para jogos e computação gráfica, dotado de equipamentos e softwares adequados e necessários para as aulas específicas de computação gráfica e modelagem. O curso também utiliza os dez laboratórios do curso de Ciência da Computação, cada qual com trinta computadores, para as aulas práticas.
    • O Curso tem diversas parcerias com produtoras e desenvolvedoras de jogos digitais e com produtoras de audiovisual, o que gera significativa oferta de oportunidades e oferece ao aluno proximidade com as demandas do mercado de trabalho.

    Público-alvo

    O público-alvo do curso são os estudantes que concluíram o ensino médio, universitários, profissionais ou empresários que desejem desenvolver ou ampliar seus conhecimentos, competências e habilidades na área de desenvolvimento de jogos digitais. No entanto, o curso aprofunda o conteúdo do curso separando-o nas duas principais áreas no desenvolvimento de jogos, a relacionada à modelagem e animação e a focada na programação de computadores.
    Perfil do profissional formado

    O aluno formado pelo Curso de Jogos Digitais será um profissional cuja competência estará voltada para exercer atividades inerentes à criação, ao desenvolvimento, à modelagem, à distribuição e à manutenção de jogos digitais, nas suas diversas modalidades, tais como jogos educacionais, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, dentre outros. A sua integração com as demais áreas de conhecimento e profissionais é ressaltada, oferecendo uma sólida formação nas ferramentas da computação gráfica e de programação de computadores para que ele possa também atuar em atividades que possuem interface com o mercado de desenvolvimento de jogos digitais.
    Habilidades e competências
      O profissional formado no curso de Jogos Digitais terá capacidade de:
    • Trabalhar em projetos de criação, desenvolvimento, produção, testes, manutenção e distribuição de jogos digitais;
    • Utilizar com desenvoltura as ferramentas da computação gráfica, seja em 2D ou 3D, nas suas diversas áreas de aplicação;
    • Trabalhar com softwares de processamento de imagens e de gerenciamento de bancos de dados, dentre outros;
    • Animar personagens e cenários, seja manualmente ou com a captura digital de movimento;
    • Desenvolver jogos utilizando linguagens de programação utilizadas no mercado de trabalho;
    • Fazer uso de bibliotecas e motores (engines) gráficos disponíveis no mercado para construção de jogos complexos;
    • Adequar os sistemas de jogos desenvolvidos para plataformas distintas, trabalhando em rede de computadores, internet, dispositivos móveis, computadores pessoais e em ambientes com grandes quantidades de usuários (MMOG - Massive Multiplayer online game);
    • Fazer a operação de microcomputadores para uso pessoal e em ambiente de desenvolvimento;
    • Agir diante de situações de mudança, contribuindo para engrandecer a área de Jogos Digitais e da Computação Gráfica, observando uma visão de futuro, flexibilidade, ética, capacidade de adaptação às necessidades gerenciais das organizações, e capacidade de abertura às novas oportunidades.

Opiniões (1)

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"Gostaria de saber qual o período do curso, e se trata de curso técnico ou faculdade, se for faculdade se o mesmo tem financiamento pelo fies. "

Adriel para Graduação Tecnológica em Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica

Minas Gerais

"Eu gostaria de saber se estão disponível inscrição para este curso. Eu me interesso em atuar na área de computação gráfica e estou a procura de uma instituição que me atenda, como no caso. "

Daniel para Graduação Tecnológica em Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica

Minas Gerais

"Gostaria de saber mais informações sobre o curso de jogos digitais, tais como: grade de matérias, carga horaria das aulas, duração do curso, valores de mensalidade, como faço para me inscrever."

Nilton para Graduação Tecnológica em Jogos Digitais com Ênfase em Computação Gráfica

Minas Gerais

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