Cursos Especiais: Publicação Independente

Solicite informação sem compromisso IED Istituto Europeo di Design - sede Rio de Janeiro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Julia Moreira

Julia Moreira

Cursos Especiais: Publicação Independente

  • Modalidade
    As aulas são presenciais.
  • Duração
    O total da jornada corresponde a 60 horas, com aulas quinzenais.
  • Certificado oficial
    Ao final do curso, o IED Istituto Europeo di Design entregará ao aluno um certificado de conclusão.
  • Considerações
    Através das tecnologias disponíveis, os alunos são estimulados a desenvolver o olhar estético e estratégico das peças de design editorial e gráfico. O Curso de Publicação Idependente do IED tem como um de seus objetivos ampliar e apurar o repertório cultural e visual dos alunos, para criar novas formas de pensar, criar, construir, produzir e apresentar publicações acessíveis para os mais diversos públicos.
  • Dirigido a
    O curso está pensado para pesquisadores e educadores da área do mercado gráfico editorial como designers, produtores gráficos, comunicólogos, fotógrafos e áreas afins.
  • Área de atuação
    Ao finalizar o curso os profissionais terão desenvolvido habilidades e poderão produzir publicações independentes de forma criativa e ética, além disso, ampliarão suas possibilidades de atuação no mundo do design, sobretudo gráfico.

Comentários sobre Cursos Especiais: Publicação Independente - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Cursos Especiais: Publicação Independente.
    • Próxima turma: Junho
    • Aulas quinzenais
    • Horário: sextas de 18h30 às 22h30 e sábados de 9h às 18h
    • Duração: 60 horas

    Confira as condições de pagamento:
    • Desconto para pagamento à vista
    • Descontos especiais para ex-alunos e empresas conveniadas

    POR QUÊ?.
    O mercado editorial brasileiro está em transformação, abrindo espaço para publicações independentes construídas com conteúdo de qualidade e requinte visual, apoiadas nas novas tecnologias que possibilitam a produção em pequenas tiragens. 
    PARA QUEM?.
    Profissionais, pesquisadores e educadores nas áreas do design, da produção gráfica, da comunicação, da fotografia e das artes, entre outras áreas do mercado gráfico e editorial. É necessário conhecimento básico dos softwares gráficos: InDesign, Photoshop e Illustrator.
    COMO É?.
    O curso incentiva os alunos a ampliar o seu repertório cultural e visual, as noções de estética e o conhecimento específico do processo do design editorial, trocando pensamentos e ideias, utilizando técnicas baseadas em inovações tecnológicas, processos adequados ao meio ambiente e aos valores sociais.

    MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO.
    O mercado editorial brasileiro está em transformação. Apesar do momento delicado que a área atravessa, está abrindo espaço para publicações independentes. Estas, construídas com conteúdo de qualidade e requinte visual, apoiadas nas novas tecnologias que possibilitam a produção em pequenas tiragens.
    O curso livre de publicações independentes  pretende mostrar a importância da criatividade, da busca de conhecimentos atualizados e aptidões. Resultando, assim, na criação de produtos diferenciados, além de estimular o interesse pela leitura como uma prática social e um bem cultural. O designer gráfico pode desenhar este conteúdo de forma original, acessível e atraente para diferentes públicos, através da atualização do conhecimento, dos métodos de trabalho e da reciclagem de ideias
    POR QUE FAZER O CURSO LIVRE EM PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE?.
    O curso Libero em Publicação Independente tem como principal objetivo fazer pensar, criar, construir, produzir e apresentar publicações, como exercício de saberes a serem aplicados em outras linguagens do design. O aluno participa e conhece todas as etapas do processo editorial, do início da criação do tema até a entrada da publicação no mercado. O curso busca reciclar e ampliar o conhecimento e as técnicas de elaboração do projeto gráfico editorial de forma mais livre, menos condicionada às exigências de grandes editoras, com linguagem contemporânea. A arquitetura do design editorial articula forma e conteúdo, texto e imagem. Desenha mensagens seguindo uma linha editorial com linguagem visual equilibrada, que desperta a curiosidade do leitor e transmite informação para inúmeras pessoas. O curso capacita profissionais do campo do design, principalmente da comunicação visual, a atuar na criação, planejamento e realização de projetos editoriais produzidos de forma ética, ampliando o seu campo de atuação no mercado de trabalho.
    COMO SERÁ O CURSO?.
    Durante o curso, os alunos desenvolvem uma pequena publicação, percorrendo as etapas de criação, edição, construção, produção e finalização. Com metodologia teórica e prática, o aluno será orientado a criar um objeto gráfico físico com base nos conceitos e técnicas do processo do design editorial.
    O curso incentiva os alunos a ampliar o seu repertório cultural e visual, as noções de estética e o conhecimento específico do processo do design editorial, trocando pensamentos e ideias, utilizando técnicas baseadas em inovações tecnológicas, processos adequados ao meio ambiente e aos valores sociais.

    CONTEÚDO ABORDADO NO CURSO.
    O curso é de curta duração, dividido em cinco semanas que possuem intervalos quinzenais entre elas, para os alunos terem tempo de desenvolver pesquisas de conteúdo e o próprio projeto, fora do IED, e, com isso, retornarem às aulas com material para orientação.
    As aulas são às sextas, mais direcionadas ao conteúdo teórico, e aos sábados, mais direcionados as aulas práticas, havendo uma divisão média de 60% de aulas práticas e 40% de aulas teóricas.
    As principais matérias abordadas são:
    • Design Editorial Contemporâneo;
    • Processo do Design Editorial;
    • Criação e Planejamento no Design Editorial;
    • Estrutura da Publicação / Linha Editorial / Público Alvo;
    • Tipografia;
    • Apresentação e Distribuição da Publicação;
    • Atividades Práticas para Elaboração de uma Publicação.

Outro curso relacionado com mercado editorial - editoração

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |