Especialização em Administração Financeira

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização em Administração Financeira - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    Propiciar conhecimentos necessários à capacitação e ao aperfeiçoamento de profissionais para atuarem na gestão financeira, por meio da formulação de estratégias, planejamento e gestão dos recursos disponíveis na organização, relacionando a fundamentação teórica à aplicação prática do conteúdo.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Profissionais com diversas formações universitárias, que tenham assumido ou pretendam assumir funções gerenciais, bem como profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos.
  • Titulação
    Especialista em Administração Financeira
  • Conteúdo

    Especialização em Administração Financeira

    Disciplinas e Ementas

    -  Metodologia de Pesquisa (30 horas-aula)
    Ementa:
    Orientar o aluno na montagem da proposta de conclusão do curso, definindo o assunto, a justificativa, o objetivo geral, os objetivos específicos, a revisão teórica, o plano de trabalho, o cronograma de trabalho, a bibliografia recomendada. O aluno deverá ser orientado até a conclusão de seu projeto. Nessa etapa, haverá a revisão teórica, implementação do projeto e a conclusão.

     - Matemática Financeira (30 horas-aula)
    Ementa:
    Conceituação sobre a matemática financeira e suas aplicações através de juros simples, composto, capitalização, descapitalização, empréstimos, utilização de juros real e correção monetária, comparativos de projetos. Ela deverá ser aplicada com a utilização de planilhas e calculadoras financeiras.

     - Contabilidade Gerencial (30 horas-aula)
    Ementa:
    Demonstrações financeiras. Apuração do lucro. Elaboração e análise das demonstrações e aplicações de recurso. Controle gerencial. Decisões de investimento. Avaliação de desempenho.

     - Administração Financeira (45 horas-aula)
    Ementa:
    Função financeira na empresa. Análise das demonstrações financeiras. Alavancagem operacional e financeira. Orçamento de caixa. Administração do capital de giro. Avaliação das alternativas de investimento. Custo de capital. Avaliação de empresas. Política de dividendos e análise de ações.

     - Análise Gerencial de Investimentos (45 horas-aula)
    Ementa:
    Revisão dos métodos de alternativas de investimento. Revisão da depreciação e o efeito sobre o IR. Análise de investimentos e inflação. Análise de investimentos numa economia estável. Substituição de equipamentos. Seleção de alternativas sob condições de risco e incerteza. Teoria de redes aplicadas à análise de investimentos.

     - Mercado de Capitais (45 horas-aula)
    Ementa:
    Teoria do juro. Mercado financeiro nacional. Processo de abertura de capital. CAPM. Conceito de portfólio. Mercado à vista. Mercado de opções. Mercado a termo. Debêntures. Bolsa mercantil & futuros (mercado futuro). Hedge. Avaliação de ações. Avaliação de opções. Avaliação de futuros.

     - Teoria Financeira (45 horas-aula)
    Ementa:
    Objetivos de uma empresa. Risco e retorno. Teoria do mercado de capitais. Otimização de desempenho. Custo de capital. Estrutura de capital. Fusão, aquisição e reorganização de empresas. Valor de uma empresa. Especificidades da teoria de finanças nos países em desenvolvimento.

     - Planejamento Estratégico (30 horas-aula)
    Ementa:
    Conceitos de política e estratégia. Análise de recursos e ambiente. Análise de cenários. Estratégia e estrutura. Análise estrutural da indústria, comércio e serviços. Modelos para formulação de estratégias.

     - Planejamento Financeiro e Orçamento (45horas-aula)
    Ementa:
    Desenvolver os conceitos básicos sobre orçamento empresarial e estrutura básica de implantação. Critérios para elaboração. Orçamento de vendas. Orçamento de compras. Orçamento de estoques. Orçamento de investimento. Orçamento de produção. Orçamento de despesas operacionais. Orçamento tributário. DRE projetado. Fluxo de caixa projetado. Balanço patrimonial projetado.

    - Estratégias de Custos e Finanças (30 horas-aula)
    Ementa:
    Terminologia de custos. As principais filosofias de custeio. Os principais sistemas de acumulação de custos. Análise de custo - volume – lucro. Os principais métodos de cálculo de custos (alocação). Os principais métodos de alocação de preços. Método das unidades de esforço de produção (UEPS).

     - Gestão Jurídica (30 horas-aula)
    Ementa:
    Princípios gerais de Direito Tributário. Sistema tributário nacional. Fontes do Direito Tributário. Vigência e aplicação da lei. Interpretação da legislação tributária. Contabilidade e escrituração fiscal. Crédito tributário e hipótese de incidência. Tributos, impostos e contribuições sociais (estudos específicos dos impostos e contribuições sociais). Direito penal tributário/ direito tributário penal; estudo de casos de planejamento tributário (IR - ICMS - IPI - contribuições sociais).

     - Jogos em Estratégias Empresariais (30 horas-aula)
    Ementa:
    Oferecer ao aluno a oportunidade de vivenciar inúmeras situações de tomada de decisões estratégicas e operacionais nas áreas de marketing, finanças (controladoria, tesouraria, e mercado de capitais), suprimentos, logística e recursos humanos, simulando um ambiente de gestão integrada.
    A metodologia adotada propicia ao aluno os benefícios equivalentes ao de um programa de treinamento simulado de decisões estratégicas empresariais gerando as condições necessárias para uma alta avaliação da sua capacidade de lidar com os conhecimentos adquiridos na vida profissional e neste curso.


Últimas visitas ao curso

"Gostaria de receber informações sobre pós-graduação em controladoria e gestão financeira ou controladoria de custos e se haverá essas pós-graduações, data de inicio e valor do investimento."

Marcelo para Especialização em Administração Financeira

Rio Grande do Sul

"Eu quero saber quando começará uma turma para pós graduação em administração financeira. "

Renata para Especialização em Administração Financeira

Rio Grande do Sul

"Gostaria de saber mais informações sobre mestrado na área de administração financeira, contabilidade ou direito público. "

Cristiane para Especialização em Administração Financeira

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com administração de negócios

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |