Especialização em Ciências da Religião

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Ciências da Religião

  • Modalidade
    Aulas em formato presencial.
  • Duração
    390 horas é a carga horária total do curso.
  • Certificado oficial
    Um diploma de Especialista em Ciências da Religião é oferecido pela instituição ao aluno.
  • Considerações
    A Especialização em Ciências da Religião, promovido pelo Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP, tem como objetivo abordar o fenômeno da religião e o desenvolvimento de conhecimentos sobre esse assunto e humanidade. A formação oferece base epistemológica sobre assuntos relacionado as Ciências da Religião, visando aprimorar pessoas que trabalham com essa área. Os estudos se dividem e 3 áreas: Religiões Comparadas, Ensino Religioso e Religião e Mídia. São usados no curso textos clássicos de autores que abordam esse tema e textos complementares para estudos mais aprofundados e discussões. Na conclusão do curso o egresso deverá apresentar uma monografia.
  • Dirigido a
    Formação direcionada a professores, religiosos, agentes de pastoral, psicólogos, historiadores, profissionais da área de Comunicação e interessados que possuam diploma de graduação.
  • Área de atuação
    Esse curso permite atuar em pastorais, ensino da religião, ensino de história e em veículos de comunicação focados em religião.

Comentários sobre Especialização em Ciências da Religião - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Que conceitos históricos, empíricos e teóricos estão por trás de expressões como "coexistência religiosa" ou "multi-religiosidade"? Sob quais circunstâncias sócio-culturais as grandes religiões nasceram, cresceram e se modificaram ao longo do tempo? Quais são os fundamentos psicopedagógicos do ensino religioso? Em que sentido a relação entre religião e mídia produz efeitos sobre a sociedade contemporânea no Brasil e no mundo? Essas e muitas outras questões serão trabalhadas no inédito curso de Especialização em Ciências da Religião, promovido pelo Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP, que possui extensa experiência docente e de pesquisa na área. O curso oferece uma abordagem "de dentro" do fenômeno religioso, porém com uma visão não-catequética e interdisciplinar, tratando a religião como uma possibilidade de produção de conhecimento mais profundo sobre a humanidade. Contrariando a previsão de secularização crescente da sociedade e do enfraquecimento dos efeitos da religião na esfera pública à medida que a modernização progride, constata-se que os campos religiosos têm se fortalecido em diversos segmentos da vida individual e social. O curso pretende fornecer uma base epistemológica sobre os principais temas das Ciências da Religião, contribuindo para o aprimoramento dos profissionais que lidam com o assunto. A carga horária é de 390 horas, divididas em um núcleo básico e três áreas específicas: "Religiões Comparadas", "Ensino Religioso" e "Religião e Mídia". Ao final do curso, o participante deverá apresentar uma monografia. Serão utilizados textos de autores clássicos dos estudos das diferentes religiões, além de textos complementares e discussões sobre temas atuais relacionados à influência religiosa na configuração da geopolítica mundial.
  • Dirigido a
    Professores, religiosos, agentes de pastoral, psicólogos, historiadores, profissionais da área de Comunicação e interessados em geral portadores de diploma de graduação.
  • Titulação
    Especialista em Ciências da Religião
  • Conteúdo

    Básico

    - Fundamentos das Ciências da Religião
    - Temas Transversais
    - Campo Religioso Brasileiro
    - Metodologia de Pesquisa
    - Orientação de Monografia

    Religiões Comparadas

    - História das Religiões
    - Convergências e Divergências entre as Religiões
    - Ética das Religiões

    Ensino Religioso


    - Temas, Abordagens e Debates do Ensino Religioso
    - Legislação, História e Constituição do Ensino Religioso
    - Didática e Metodologia do Ensino Religioso

    Religião e Mídia


    - História da Mídia Religiosa no Brasil
    - Mídia Religiosa no Brasil e no Mundo
    - Análise da Comunicação Religiosa

Últimas visitas ao curso

"Este curso é de nível de pós graduação lato sensu ou estrito sensu? quais são os dias e horários das aulas? Quanto tempo dura este curso e qual o valor do curso? Essas 390hs aulas são distribuídas em quanto tempo? Esse curso acontece aos finais de semana ou tem vinculo de curso a distância? "

Francisco para Especialização em Ciências da Religião

São Paulo

"Eu estou interessada em fazer uma pós em historia das religiões, e gostaria de saber mais informações sobre o curso que oferecem, principalmente se tem como faze-lo á distancia, ou apenas nos fins de semana, pois moro no interior de São Paulo (Bauru), e com isso fica complicado um curso presencial. Eu gostaria também de saber os valores do curso que oferecem. "

Maria para Especialização em Ciências da Religião

São Paulo

"Sou graduada em ciências sociais (sociologia) e pedagogia. Eu quero saber informações sobre pós-graduação e mestrado. Como faço para me inscrever e fazer o curso. Quanto custa e como faço para conseguir bolsa de estudos para mestrado? Por favor me enviem informações urgentes porque eu quero na área de sociologia, religião, filosofia, educação, etc. "

Marli para Especialização em Ciências da Religião

São Paulo

Outro curso relacionado com religião

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |