Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê

Solicite informação sem compromisso PUC - São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê

  • Modalidade
    Curso realizado na modalidade presencial.
  • Duração
    Consultar.
  • Certificado oficial
    O participante receberá um diploma de Especialista em Clínica Interdisciplinar com o Bebê.
  • Considerações
    A Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê da Puc SP tem como proposta garantir um lugar onde os profissionais dessa área possam dividir questões e conhecimentos, propiciando uma visão mais abrangente do seu trabalho e maior comprometimento ético na situações de proteger e recuperar a saúde dos indivíduos envolvidos. A formação abre espaço para o aluno vivenciar trabalhos com a primeira infância. Dessa forma pode-se estabelecer uma maior ligação entre a teoria e a prática. O aluno estará habilitado para atuar em novas áreas relacionadas a primeira infância. O corpo docente dessa especialização é composto profissionais altamente reconhecidos na área de trabalhos com bebê e desenvolveram importantes feitos nesse segmento.
  • Dirigido a
    Formação direcionada a fonoaudiólogos, médicos, pedagogos, psicólogos, psicanalistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros profissionais que atuam ou pretendem atuar no atendimento clínico à primeira infância.
  • Área de atuação
    A área de atuação desse profissional são clínicas e hospitais que prestam atendimento a bebês.

Comentários sobre Especialização em Clínica Interdisciplinar com o Bebê - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Considerando a imaturidade orgânica e os fatores psíquicos que a criança pode apresentar do nascimento até os três anos de idade, aproximadamente, o curso visa a abordar questões relativas à passagem simbólica do desenvolvimento do organismo neonato à constituição do bebê-sujeito, bem como familiarizar o profissional com a urgência e as peculiaridades das intervenções que o trabalho com os bebês requer. Discutindo conceitualmente o lugar que os diversos manejos (Psicologia, Pedagogia, Psicanálise, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Enfermagem etc.) têm na clínica com o bebê, subsidia uma atuação que, sustentada na INTERDISCIPLINARIDADE - marca diferencial do curso -, resulta em detecção e intervenção precoces. Garantindo um espaço para o profissional compartilhar conhecimentos e questionamentos, o programa propicia ao participante melhor percepção da complexidade do objeto do seu trabalho (seja em hospitais, consultórios particulares, creches, berçários, dentre outros) e comprometimento ético diferenciado, com ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos pacientes. Por seu caráter de Especialização, o curso está abrindo um espaço (não obrigatório) ao aluno para o amadurecimento da teoria por um tipo de prática no Núcleo Interdisciplinar do Bebê (NIBb), onde o participante encontra a oportunidade de vivenciar/acompanhar o trabalho com a primeira infância. Estabelecendo relações entre a teoria e a prática cotidiana, numa perspectiva de formação do aluno e não de mera transmissão de informações, o curso oferece também supervisão e articulação entre práticas institucionais optativas. Ao final dos dois anos de curso, o aluno terá condições de atuar no vasto campo que se abre em relação à clínica com a primeira infância. Entre outros, são abordados temas como a constituição do sujeito, as possíveis intervenções a partir do nascimento, do berçário, da creche e da clínica, o desenvolvimento no primeiro ano de vida, psicopatologia do bebê e a promoção da saúde do bebê. Entre os docentes das diversas áreas abordadas, estão reconhecidos profissionais, cujos nomes estão vinculados ao trabalho com o bebê e que têm desenvolvido um importante trabalho de formação de profissionais ligados ao bebê: Maristela Gnecco de Proença, Vera Cerruti, Cintia Lensing, Julieta Jerusalinsky e as professoras convidadas: Regina Orth de Aragão, Érika Parlato e Maria das Graças Barreto da Silva.
  • Dirigido a
    Fonoaudiólogos, médicos, pedagogos, psicólogos, psicanalistas, fisioterapeutas, assistentes sociais e outros profissionais que atuam ou pretendem atuar no atendimento clínico à primeira infância.
  • Titulação
    Especialista em Clínica Interdisciplinar com o Bebê – A Saúde Física e Psíquica na Primeira Infância (Do Nascimento até os Três Anos)
  • Conteúdo

    Disciplinas:

    A Constituição do Sujeito (I e II)
    Biossegurança
    Sistema Sensório Motor Oral - SSMO - O Desenvolvimento Normal, o Patológico e as Intervenções Possíveis
    Ética
    Linguagem I: linguagem, instância de subjetivação
    Linguagem II: a doença como um efeito possível do funcionamento simbólico
    Linguagem III: é possível pensar-se em prevenção de linguagem?
    O Desenvolvimento no Primeiro Ano de Vida:
    - desenvolvimento I: neurofisiologia do neonato e do primeiro ano
    - desenvolvimento II: a coordenação motora global
    - desenvolvimento III: SSMO: normalidade e indicadores de risco orgânico e/ou psíquico
    - desenvolvimento IV: observação de bebês
    O Recém-Nascido na Unidade Neonatal
    Psicopatologia do Bebê
    Promoção da Saúde do Bebê e a Saúde Pública
    Saúde do Bebê e da Criança Pequena
    Supervisão Clínica I e II: o olhar interdisciplinar, a escuta do sujeito
    Metodologia do Trabalho Científico
    Seminários de Atualidades da Prática com o Bebê e a Pequena Infância em Debate
    Orientação de Monografia

Outro curso relacionado com fonoaudiologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |